Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Na cidade de Goiás

Moradores oficializam criação de Associação de proteção do Rio Bacalhau

Autoridades participaram de reunião | 10.11.17 - 22:12 Moradores oficializam criação de Associação de proteção do Rio Bacalhau Rio Bacalhau, em Goiás (Foto: Arquivo/Caej) 
Yuri Lopes
 
Goiânia – A situação precária do Rio Bacalhau, na cidade de Goiás, fez com que moradores dos arredores do rio, empresários, pesquisadores e moradores do município decidissem pela criação da Associação dos Amigos do Bacalhau (SOS Bacalhau), nesta sexta-feira (10/11).

 
A reunião que formalizou a decisão foi realizada na residência do empresário Leonardo Rizzo, e contou com a presença da prefeita de Goiás, Selma Oliveira Bastos, do procurador do município, Wemerson Argenta Santomé, da secretaria municipal de turismo, Flavia Rabelo, do secretário de obras e serviços, José Vitalino Ribeiro.
 
Leia mais:
Vilaboenses criam associação de proteção ao Rio Bacalhau
 
Também participaram do encontro proprietários de imóveis do vilarejo, moradores, a presidente da Associação de Bairros do Bacalhau, Doraci Gomes da Silva, diretor da UEG, Frei Paulo Sérgio Ferreira, da diretora do Museu Casa de Cora, Marlene Velasco, do pesquisador da UEG, Lindomar Rodrigues, e da moradora de Goiás Márcia Veiga.
 
Há cerca de seis meses, os moradores dos arredores do Rio Bacalhau tem reunido para tratar da baixa vazão do rio. Inicialmente, o objetivo da associação é debater sobre o uso adequado da água, sugerir alternativas para que o problema seja resolvido, cobrar o cumprimento das leis e colocar em prática as demandas em defesa do rio.
 
Segundo Márcia Veiga, a UEG realizou um diagnóstico por todo o rio e identificou captação clandestina de água e muita ocupação desordenada de solo. 

"Outro fator que justifica a criação da associação é o apelo turístico que Goiás tem. Por conta disso, é de extrema importância que esse compromisso com o meio ambiente e com os atrativos naturais de Goiás seja cumprido", lembra Márcia.
 
Na reunião desta sexta também foi citado o plano de saneamento, além da importância de formalizar parcerias com poder público.
 
 

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351