Mônica Parreira e Rafaela Bernardes
Goiânia - Diversos estabelecimentos comerciais de Goiânia estão recebendo vistorias do Procon Municipal e do Instituto Nacional de Metrologia em Goiás (Inmetro) nesta terça-feira (12/12). A ação tem como objetivo verificar se as balanças utilizadas para pesar produtos estão dentro do padrão exigido.
Segundo o órgão de defesa do consumidor, a operação ocorre diante da grande quantidade de denúncias recebidas. Clientes de supermercados, açougues e padarias se sentiram lesados no momento de pesar produtos e registraram reclamação junto ao Procon Municipal.
O Inmetro informou à reportagem que atualmente existem 6 mil balanças devidamente registradas em Goiás. Todas passam por fiscalização periodicamente. Neste ano, segundo o órgão, cerca de 3% das balanças aferidas apresentaram algum tipo de irregularidade. Também existem aquelas falsificadas, que podem ser identificadas a partir da ausência do selo Inmetro.
Ao longo do dia, equipes do Procon Goiânia e do Inmetro devem visitar pelo menos oito estabelecimentos. A ação começou por um supermercado do Setor Coimbra. Os trabalhos continuam até o fim do ano.
A orientação do Procon Goiânia é que o consumidor formalize denúncia caso se sinta lesado na hora de pesar produtos. A reclamação pode ser feita presencialmente ou por telefone, (62) 3524-2349. O órgão municipal fica na Avenida Tocantins, no Centro da capital.