Rafaela Bernardes
Goiânia - Depois de nove meses de tentativas, a onça pintada que habitava a região do Morro do Mendanha, em Goiânia, foi finalmente capturada na manhã desta quinta-feira (28/12). O trabalho de captura foi uma ação conjunta entre o Instituto Onça Pintada e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente de Goiás (Ibama-GO).
Leia Mais:
O animal, um macho de aproximadamente 80 quilos, foi acuado por cães farejadores e sedado pelos pesquisadores. Segundo o superintendente do Ibama Goiás, Renato de Paiva, a captura seguiu os padrões de segurança para ambas as partes. "A onça foi capturada sem intercorrências e com todos os procedimentos de segurança dentro da normalidade".

Em entrevista ao jornal A Redação, o superintendente afirmou que o animal foi encaminhado ao Zoológico de Goiânia. "A onça foi levada para o zoológico para a realização de exames médicos. A equipe técnica estuda em qual região o animal deve ser solto. Até o final da manhã desta sexta-feira (29) a onça já estará solta na natureza", afirmou.
(Foto: Divulgação Ibama Goiás)
Sem definir, ainda, o local exato da soltura do animal, Renato de Paiva disse que descarta a possibilidade de existir outra onça na região do Morro do Mendanha. "Até pelas características do animal, que vive sozinho e que necessita de um território próprio, não acreditamos que possa existir outra onça na região. Considero quase impossível essa hipótese".
Entenda o caso
Em fevereiro deste ano o Ibama recebeu os primeiros relatos de que havia uma onça pintada na região do Morro do Mendanha, em Goiânia. De lá para cá foram registradas mortes de animais domésticos e selvagens. Além disso, a onça foi flagrada por várias câmeras de segurança de casas da região.
Ao longo dos nove meses, o Ibama tentou várias formas de capturar o animal como com a instalação de armadilhas e de câmaras para flagrar a onça. Até então todas as tentativas tinham sido frustradas. O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente acredita que o animal veio parar em Goiânia à procura de comida.
"A região do Morro do Mendanha é rica em alimento para a onça. Lá tem capivara, coelho, tatu, tamanduá e uma infinidade de outros pequenos animais. Provavelmente essa onça pintada veio do Norte do Estado à procura de alimento", finalizou o superintendente do Ibama Goiás, Renato de Paiva.