Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 14º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Ecoturismo

Conheça sete cachoeiras em Goiás para se refrescar no mês de setembro

Estado possui belas paisagens | 20.09.25 - 14:05 Conheça sete cachoeiras em Goiás para se refrescar no mês de setembro Cachoeira Santa Helena, em Caiapônia - Um poço de água verdinha e morna (Foto: Luciano Guimarães)
A Redação 

Goiânia -
Localizado no coração do Brasil, Goiás possui belas paisagens e prenomina o ecoturismo. O Estado tem diversas opções para quem gosta de passeios ligados à natureza, com trilhas e cachoeiras. Esta pode ser uma boa pedida para o mês de setembro, marcado pelo calor intenso e pouca possibilidade de chuvas.

Confira sete cachoreiras para relaxar e aproveitar a natureza:
 
Cachoeira Santa Helena, em Caiapônia - Um poço de água verdinha e morna
 

Foto: Luciano Guimarães
 
Região Turística: Chapada das Emas 
Distância do município a Goiânia: 335 km
Distância do município a Brasília: 536 km
 
A Cachoeira Santa Helena é uma das maravilhas que podem ser contempladas em Caiapônia, município que recebeu da Assembleia Legislativa de Goiás, em 2023, o título oficial de “Capital das Cachoeiras”.  Lá, a água é morna; a profundidade, rasa; e as pedras servem de apoio para desfrutar de uma poderosa hidromassagem natural.
 
A Santa Helena faz parte de um complexo de quedas d’água com o mesmo nome, com várias outras cachoeiras como a da Cascata, o Poço Azul e a Piscina Lua de Mel. 
 
A região é conhecida por ter mais de 40 quedas d’água. O local é procurado por turistas de todo o Brasil que buscam contato com a natureza e momentos de tranquilidade. A entrada só é permitida com guias e condutores autorizados.
 
Cachoeira Santa Bárbara, em Cavalcante - Onde mais se faz selfie no Brasil
 

Foto: Luciano Guimarães
 
Região Turística: Chapada dos Veadeiros 
Distância do município a Goiânia: 512 km
Distância do município a Brasília: 311 km
 
Parece cenário de novela. A água azul turquesa e cristalina da Cachoeira Santa Bárbara atrai olhares - e flashes de celulares - do mundo todo. Apesar de ainda não haver uma pesquisa, estima-se que seja uma das cachoeiras onde mais se fazem selfies no Brasil. Também não é para menos! Como não exibir registros desse local que mais parece o paraíso na terra?
 
Para alcançar o local, os turistas devem percorrer 27 km de estradas de terra em direção à comunidade quilombola Kalunga Engenho II. A trilha de caminhada é fácil, com apenas 1,7 km.
 
A dica é chegar na Cachoeira Santa Bárbara entre 11h e 14h. O local é cercado de vegetação e, nesse horário, o sol está totalmente acima dela, o que faz com que a água fique ainda mais clara.
 
Os ingressos devem ser adquiridos antecipadamente de forma on-line. O acompanhamento de um guia kalunga é obrigatório. O almoço é um capítulo à parte, com oferta de comida caseira saborosa.    
 
Salto Paraguassu, em Baliza - Instagramável e com direito a arco-íris
 

Foto: Luciano Guimarães
 
Região Turística: Chapada das Emas 
Distância do município a Goiânia: 414 km
Distância do município a Brasília: 620 km
 
Uma cachoeira super acessível - os carros chegam a 100 metros dela -, na região da Chapada das Emas. O Salto Paraguassu, que conta com duas quedas d’água de 96 metros de altura e é rodeado por um paredão de rochas, está a apenas 38 quilômetros do município de Baliza, no Noroeste Goiano.
 
O local lembra uma prainha e não tem quem não saia de lá presenteado pela natureza com um belíssimo arco-íris! Há ainda a possibilidade de atividades de aventura como a rapel. 
 
Cachoeira do Funil, em Mambaí - A queda d’água vista de dentro de uma caverna 
 

Foto: Luciano Guimarães
 
Região Turística: Terra Ronca 
Distância do município a Goiânia: 511 km
Distância do município a Brasília: 309 km
 
Uma queda d’água que pode ser vista de dentro de uma caverna. Cartão-postal de Mambaí, a Cachoeira do Funil é um convite à contemplação do belo e também à aventura.
 
Além de se deliciar nas águas da cachoeira, o turista pode praticar esportes radicais no local, como pêndulo e rapel. O atrativo está a apenas seis quilômetros de Mambaí, na Fazenda do Funil. O acesso é feito por uma trilha de 980 metros que atravessa labirintos de pedras, rios e a rica vegetação do Cerrado.
 
A entrada só é permitida com guias e condutores autorizados. O percurso pode ser feito de duas formas: por fora da caverna, com observação da fauna e flora, ou por dentro, numa aventura de cerca de dez minutos. Dentro da caverna, a experiência inclui atravessar pedras e rios com água até a cintura, além de sentir a emoção do breu total quando as lanternas se apagam. Já na saída, surge a visão mágica da cachoeira vista de dentro para fora, com seus 20 metros de altura. 
 
Cachoeira do Label, em São João D’Aliança - Maior queda d’água de Goiás
 

Foto: Luciano Guimarães
 
Região Turística: Chapada dos Veadeiros 
Distância do município a Goiânia: 357 km
Distância do município a Brasília: 155 km
 
Maior queda d’água do Estado e uma das dez maiores do País, com 187 metros de altura, a Cachoeira do Label fica em São João D’Aliança, na região turística da Chapada dos Veadeiros. O local conta com cinco poços/piscinas naturais, um paredão e uma vista de tirar o fôlego.
 
Localizada na Reserva Bellatrix, a fazenda onde a cachoeira fica foi transformada em reserva em 2016 e, nos últimos anos, a área ganhou trilha, sinalização, restaurante e espaço para camping com o intuito de atrair mais turistas.
 
O acesso à cachoeira inclui 26 km de estrada de terra e mais uma trilha de 1.800 metros.
 
Salto do Itiquira, em Formosa - A maior queda d’água acessível do Brasil
 

Foto: Luciano Guimarães
 
Região Turística: Encantos do Planalto Central 
Distância do município a Goiânia: 281 km
Distância do município a Brasília: 78 km 
 
Considerada a queda d’água mais acessível do Brasil - já que crianças, idosos e pessoas com algum tipo de limitação motora conseguem chegar ao local com certa facilidade -, o Salto do Itiquira está numa reserva formada por corredeiras, mirantes, cânions e mais de 35 nascentes de águas cristalinas.
 
O melhor horário para fazer uma visita ao salto é durante a manhã, principalmente em dias ensolarados, já que por ali se forma um arco-íris gigante que encanta a todos. Uma brisa d’água refresca os turistas que chegam ao local. 
 
As estradas de acesso são boas, com pistas duplas e pavimentadas (Goiânia e Brasília), com boa sinalização e placas indicativas.
 
Saltos do Rio Preto, em Alto Paraíso - Atrativo mais clássico do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros
 

Foto: Luciano Guimarães
 
Região Turística: Chapada dos Veadeiros 
Distância do município a Goiânia: 424 km
Distância do município a Brasília: 224 km 
 
Atrativo mais clássico do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, patrimônio natural mundial, os Saltos do Rio Preto ficam a uma distância de aproximadamente 36 km de Alto Paraíso de Goiás. O passeio pela Trilha dos Saltos inclui quatro paradas obrigatórias para quem ama contemplar a natureza num belo mirante: salto de 120 metros (apenas para fotos), salto de 80 metros (cachoeira do Garimpão), Cachoeira do Carrossel e as Corredeiras.  A trilha é de 11 km (ida e volta), com nível de dificuldade de moderada a superior.

Leia mais
Ecoturismo transforma vidas no Quilombo Kalunga

 

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
  • 20.09.2025 14:27 Bálsamo Noroeira

    Faltou a cachoeira da chapado do Iracema no município de Campinorte Goiás https://maps.app.goo.gl/pyeKtXppsME1fmkv7

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351