Para adicionar atalho: no Google Chrome, toque no ícone de três pontos, no canto superior direito da tela, e clique em "Adicionar à tela inicial". Finalize clicando em adicionar.
Grão ajuda a emagrecer e regular o intestino | 30.04.12 - 10:44
Chia promove melhoria do funcionamento do intetsino, diminui o colesterol e ajuda a emagrecer (Foto: divulgação) Yuri Lopes
E aí, meninas, como vai o intestino? A famosa pergunta feita por Patricya Travassos na publicidade do iogurte Activia também vale para as meninas e meninos que utilizam a chia, a semente da sálvia, originária do México que se tornou a nova queridinha das dietas. O alimento é uma riquíssima fonte de fibras do tipo solúvel, minerais, proteína, controla o colesterol, melhora a aparência da pele, pois ajuda a eliminar toxinas, e regula o funcionamento do intestino. Parece que essa sementinha, cujo nome significa força, só não resolve problemas financeiros e amorosos.
Tem quem use a chia para finalidades que vão além dos benefícios estéticos. A funcionária pública Lucelena Melo, de 50 anos, utiliza a sementinha todos os dias batida no suco ou vitamina. "É o meu café da manhã e uso diariamente. Como sou vegetariana e não posso comer trigo nem lactose, uso a chia como um repositor de nutrientes", conta ela. Lucelena diz que conheceu a chia por revistas e livros, e consome os grãos há três meses e não é só no suco de todos os dias. "Uso a chia em saladas e no enriquecimento de massas de bolos", declara.
Vai com calma
Assim como qualquer outro alimento, a chia não promove milagre e quem vende essa ideia não passa de falso profeta. A nutricionista Polyana Morais explica que o consumo da chia deve ser moderado, pois ela tem alto teor calórico. Segundo Polyana, uma colher de sopa de chia tem 65 calorias. "A ingestão de chia deve ser feita de forma controlada e que complemente a alimentação", recomenda.
Óleo de chia, a versão em farinha e a semente em grãos (Foto: divulgação/M de Mulher)
Outra falsa ideia pregada por muitas pessoas que vendem a chia é a de que o alimento queima gordura. De acordo com Polyana, o poder emagrecedor da semente acontece porque o contato da semente com a água ou qualquer outro líquido cria uma espécie de gel, que quando chega no estômago cria a sensação de saciedade, o que reduz a fome e a menor ingestão de comida. "Uma forma de usar a chia com cautela é batida em suco 30 minutos antes do almoço e do jantar", indica a nutricionista.
Currículo da chia
Mais rica em nutrientes e versátil do que a linhaça, a chia ajuda a diminuir os triglicérides, o colesterol, a sensação de fome, rica em fibras, vitaminas do complexo B, sais minerais, zinco, ferro, proteínas, regulariza o fluxo do intestino e a glicose e ainda tem efeito antioxidante, o que ajuda a eliminar os radicais livres, que são nocivos ao organismo. Outra vantagem da chia é a alta quantidade de ômega 3, a mesma gordura encontrada em peixes e que é forte aliada no processo de emagrecimento. Não para por aí. A chia, que está disponível em óleo, farinha e o grão inteiro, tem maior quantidade de cálcio que o leite, além de também conter magnésio e cobre.
A professora de ioga Marta Molinari de Amorim, 55 anos, consome a chia há cerca de quatro meses e combinada com a linhaça, que já foi outra semente queridinha dos fanáticos em dietas e alimentação balanceada. "Preparo suco com a linhaça e a chia, mas também uso as sementes no iogurte, na coalhada todos os dias", conta Marta. A professora encontrou uma forma prática e eficiente de repor parte dos nutrientes que precisa ingerir por ser vegetariana há mais de 20 anos. Ela criou um combo alimentar que leva frutas secas, chia, linhaça, aveia. Tudo isso é processado e vira uma pasta que ela consome como se fosse um doce ou sobremesa.
"Como não consumo carne, queijo nem ovos há 20 anos, a chia é um excelente repositor nutricional, muito rico em fibras e que além desse benefício, auxilia no controle do intestino. Até meu sono melhorou depois que comecei a usar a chia", constata. Marta conta ainda que sentiu, em apenas quatro meses, que até a questão hormonal melhorou nesse período.
Para os que torcem o nariz para todo alimento saudável, com a desculpa que tem gosto ruim, podem desfazer as caretas. A chia quase não tem gosto e não altera o sabor dos alimentos que acompanha, seja em saladas, sucos, vitaminas ou bolos e tortas.
Para aproveitar todos os benefícios proporcionados pela chia, o jeito é seguir a recomendação da nutricionista Polyana e não consumir em excesso. "A chia não tem contraindicação, mas a quantidade deve ser moderada", reforça a profissional. Se você começar a fazer uso da chia, depois pode recomendar para família e amigos e contar como vai o intestino, a pele, o peso, o colesterol e a conta bancária.