Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Ortopedia

Ácido hialurônico é opção para tratar a artrose do joelho

Aplicação é mais indicado na fase inicial | 06.08.19 - 10:32 Ácido hialurônico é opção para tratar a artrose do joelho (Foto: Divulgação)

A Redação
 
Goiânia - Popularmente conhecida como artrose, a osteoartrose atinge todos os anos mais de 2 milhões de brasileiros. O tratamento pode ser cirúrgico, mas em fase inicial ou moderada, uma das alternativas para tratar o problema é a aplicação do ácido hialurônico, uma substância naturalmente presente no corpo humano que preenche espaços entre as células.
 
“O melhor benefício para uso do ácido hialurônico é quando não existem doenças concomitantes como o desvio do eixo - membros inferiores tortos -, e quando não há a doença sistêmica, como as doenças reumáticas, por exemplo”, destaca o médico ortopedista com foco em joelho do Centro de Ortopedia Especializada (COE Goiânia), Ulbiramar Correia. 
 
Segundo o médico, existem vários produtos no mercado e alguns permitem aplicação única anual, enquanto outros necessitam de três a cinco aplicações, geralmente uma a cada semana com durabilidade que depende do produto e do peso molecular, com variação de seis meses a um ano e meio. É fundamental que o procedimento seja feio por um médico com experiência em realizar infiltração no joelho para que o ácido seja aplicado no local correto.
 
Quando se faz o procedimento com ácido hilaurônico é possível alcançar uma melhora na dor do paciente, o que permite que a pessoa faça um programa de reabilitação muscular, além de conseguir ganho de força muscular e perda ponderal, que afeta substancialmente a evolução da artrose. “O ácido hialurônico tem quatro efeitos importantes na maneira de agir. Além da função antiinflamatória e analgésica, ele atua na proteção, lubrifica a articulação por causa da sua viscosidade e absorve parte do impacto da articulação do joelho”, ressalta o médico ortopedista.
 
O procedimento proporciona a diminuição da quantidade de substâncias inflamatórias que podem causar lesão tecidual nas estruturas do joelho e diminui a degradação da cartilagem, melhorando a formação da matriz cartilaginosa, uma vez que ele ativa a produção de colágeno tipo 2 e das células da cartilagem, os condrócitos. Para fazer esse tipo de aplicação não há restrição de idade, mas a artrose afeta geralmente a população idosa. Por isso, é mais frequente o tratamento com ácido hialurônico em pacientes nessa faixa etária, em que a prevalência da osteoartrite do joelho é maior. Mesmo assim, o procedimento também pode ser realizado na população adulta ativa, principalmente ligada a práticas esportivas.
 
As aplicações normalmente não geram nenhum efeito colateral e o repouso domiciliar do paciente depende de cada caso, sendo indicado apenas a suspensão das atividades físicas por 48 horas. É recomendado que a pessoa também evite grandes esforços físicos após as aplicações. Apesar de ser um tratamento complementar bem útil, o ácido hilaurônico é uma ferramenta que só tem efeito satisfatório quando usada em conjunto das demais alternativas sugeridas pelo ortopedista, como o uso de medicamentos, perda de peso e exercício físico. “O ácido não é milagroso, tem suas indicações e não pode ser usado para todo tipo de artrose, mas é uma ferramenta complementar muito importante”, finaliza Ulbiramar.

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351