Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 14º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Estudos revelam

Escovar os dentes depois de ingerir alimentos ácidos pode ser prejudicial

É recomendado esperar 30 minutos | 23.05.12 - 19:09 Escovar os dentes depois de ingerir alimentos ácidos pode ser prejudicial Foto: A Redação
Marina Morena

O que se deve fazer imediatamente depois de comer? Escovar os dentes, certo? Nem sempre. De acordo com uma reportagem do jornal americano The New York Times, escovar os dentes logo depois de consumir alimentos ácidos pode ser bastante prejudicial. Por isso, é melhor esperar cerca de 30 minutos para, só então, tentar evitar as cáries.

A matéria é baseada em um estudo que acompanhou algumas pessoas por três semanas, observando o impacto da escovação logo após a ingestão de refrigerante diet. Os pesquisadores notaram que, nos que escovaram os dentes dentro de 20 minutos após terminar de beber o refrigerante,  a perda de dentina (tecido encontrado debaixo do esmalte dos dentes) aumentou. Isso porque, dizem os pesquisadores, a escovação neste caso empurra o ácido ainda mais no dente, causando erosão.
 
De acordo com a pesquisa “Influência da dieta líquida ácida no desenvolvimento de erosão dental”, da Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo (USP), existe a relação entre a ingestão de alimentos considerados ácidos e o desenvolvimento de lesões e erosões dentais.
 
Os pesquisadores Narciso Garone Netto, Maria Angela Pita Sobral, Maria Aparecida Alves de Cerqueira Luz e Adriana Gama-Teixeira relatam que pessoas que consomem frutas cítricas mais de duas vezes ao dia apresentam um risco 37 vezes maior de desenvolver lesões por erosão do que aquelas que não consomem. Riscos semelhantes parecem ocorrer com o consumo de vinagre de maçã (10 vezes maior), bebidas para esportistas (4 vezes maior) ou refrigerantes (4 vezes maior), quando consumidas diariamente.
 
A característica clínica mais comum da lesão por erosão é a perda do brilho do esmalte. Quando atinge a dentina, provoca sensibilidade ao frio e ao calor. Segundo a pesquisa, o suco de limão causou as maiores perdas de cálcio e fosfato inorgânico, seguido pelo refrigerante tipo cola e pelo guaraná.
 

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
  • 24.05.2012 05:35 Mariana Crosara

    Parabéns pela matéria! A matéria pode melhorar a qualidade de vida de varias pessoas que possuem sensibilidade dentaria. O melhor a se fazer, caso haja sensibilidade, e' evitar alimentos ácidos e utilizar dentifrícios específicos e fluoretados. Esse e' um problema muito comum na população.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351