Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 14º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Folia com responsabilidade

Risco de doenças bucais podem aumentar durante o carnaval, alerta dentista

Troca de saliva é um dos motivos | 10.02.20 - 17:38 Risco de doenças bucais podem aumentar durante o carnaval, alerta dentista (Foto: divulgação)
Goiânia – Nem só de folia e festa que o carnaval é feito. Nesta época do ano, especialistas alertam para o risco de doenças bucais causadas através do beijo e da troca de saliva. Segundo Fernando Borges, odontólogo e especialista em cirurgia oral, a prática de beijar várias pessoas nos bloquinhos e bailes de Carnaval tem um lado negativo e deve ser levado em consideração. Ele ressalta que a boca pode ser um “lar” de uma quantidade enorme de vírus, bactérias e fungos, tornando assim um caminho para a transmissão de infecções, como herpes, mononucleose, sapinho, catapora, caxumba, candidíase, sífilis, gripe e até mesmo gengivite e cárie.
 
“Evite beijar várias pessoas, principalmente as que têm lesões na boca. São sinais perceptivos, como a herpes. Infelizmente algumas estão mascaradas internamente na boca: gengiva, língua ou bochecha”, alertou Fernando Borges. 
 
Cada infecção tem um sintoma e um tratamento diferente. “A herpes, por exemplo, traz risco de infecção sexual transmissível para as partes genitais, tanto do homem, quanto da mulher. Já a mononucleose, em estado avançado, pode causar internação por febre e diarreia”, explicou o dentista.
 
Segundo o odontólogo, na maioria dos casos, os sintomas mais comuns são: garganta inflamada, mal-estar, inchaço dos gânglios linfáticos e febre. “Já a prevenção é cuidar da limpeza diária da boca como escovar os dentes, usar o fio dental e enxaguante bucal, consultar regularmente um dentista para manter saudável a saúde bucal”, disse.

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351