A Redação
Goiânia - Para o bom funcionamento dos órgãos, o corpo precisa de uma rotina de exercícios combinada com uma dieta equilibrada. Alguns alimentos podem ser destacados por suas funções benéficas para prevenir certas doenças. Com o coração não poderia ser diferente.
Por conta da sua musculatura específica, é necessário inserir certos nutrientes no cardápio para manter as funções do dia a dia.
Renata Guirau, nutricionista do Oba Hortifruti, informa que fontes de potássio, como banana e batata, são positivos na alimentação cotidiana. Além disso, a profissional chama atenção para os antioxidantes: “o morango, limão, acerola, laranja, abacaxi, goiaba e carambola são ótimos alimentos, fontes de vitamina C, que devem ser consumidos com frequência em virtude da ação antioxidante", explica.
O ômega 3 e as oleaginosas também não ficam de fora: ambas opções, quando consumidas moderadamente, trazem benefícios cardiovasculares. A conscientização de manter uma alimentação variada, rica em nutrientes, é fundamental para diminuir o risco de doenças como pressão alta, AVC e, inclusive, infarto.
A nutricionista informa que a dieta equilibrada, além de proporcionar saúde e bem-estar, previne o envelhecimento celular precoce dos órgãos por conseguir reduzir o estresse oxidativo. O colesterol sanguíneo também se beneficia, visto que consegue ser nivelado favorecendo a circulação e sobrecarregando menos o coração.
"Uma alimentação baseada em vegetais frescos, azeite, castanhas, peixes, carnes magras e grãos previnem doenças cardiovasculares. Além disso, também é importante evitar o consumo excessivo de alimentos ultraprocessados, como enlatados, congelados e fast food", aconselha.
A dica da profissional é que, na hora de montar um prato, é preciso que o espaço para colocar comida contenha metade de vegetais. "Fugir da salada não deve ser uma escolha frequente", complementa.
É importante que os enlatados, embutidos, temperos industrializados e carnes processadas sejam deixadas de lado, assim como o excesso de sal.
"A obesidade é uma doença séria e pode sobrecarregar o nosso corpo de diferentes formas, inclusive o coração. Por isso, sempre alertamos: nenhum excesso de alimento é bem-vindo! Manter o peso adequado é fundamental", explica Renata.