A Redação
Goiânia - Falta de tempo, indisposição e até mesmo o isolamento social são alguns fatores que andam influenciando as pessoas a trocarem as academias por atividades físicas em casa. Pensando nisso, o personal trainer Thiago Aguiar reuniu algumas dicas de como se exercitar no conforto do lar.
Segundo o profissional, um colchonete já é o suficiente para alcançar ótimos resultados e manter o corpo e a saúde em dia. “É possível alcançar um resultado satisfatório com atividades em casa, basta que a pessoa entenda seus limites e tenha disciplina. O primeiro passo é difícil, mas depois tudo flui”, diz Thiago. Alie a necessidade com o conforto de estar em casa, a conveniência de poder fazer a sua própria playlist, usar uma roupa confortável, dentre outras coisas, terá o cenário perfeito para se dedicar aos exercícios físicos.
Essa prática ainda tem muitas outras vantagens que a academia e suas aulas não oferecem. “Ter um bom planejamento e organizar a sua rotina caseira de treinos da melhor forma possível faz toda diferença”, adianta Thiago. Ele complementa dizendo que treinar no conforto do seu lar traz muitas vantagens como a economia e a flexibilidade de horários. “Um dos grandes problemas de se exercitar na academia é ter que se adaptar à rotina do lugar. Afinal, com a falta de tempo, essa é uma missão praticamente impossível, não é verdade?”.
Além da vantagem de não se preocupar em achar tempo em meio aos dias mais corridos no trabalho, os compromissos de última hora e as atividades dos feriados e fins de semana, Thiago destaca a facilidade de manter o foco em casa. “A maioria do tempo de academia é gasto na lanchonete, nas conversas com os colegas ou até mesmo no Instagram ou no WhatsApp. Tudo isso tira o foco e a atenção dos seus exercícios e pode levar a um desempenho fraco ou até mesmo a uma lesão grave”. Ou seja, malhar sozinho em casa vai deixar você mais concentrado apenas na sua atividade física.
O personal indica que as pessoas interessadas em começar a se exercitar, mesmo que em casa, o primeiro passo é praticar o alongamento com exercícios funcionais, como agachamento, apoio e todos eles sem carga. Outros exercícios que Thiago diz ser importante praticar para chegar no resultado esperado é o abdominal, burppe e avanço. “Se a pessoa é iniciante, comece com os movimentos sem carga, intermediário necessita de movimentos com carga moderada e se já estiver em nível avançado a carga deve ser mais alta, e com o tempo aumente a amplitude”, lembra ele.
Se você ainda está com medo de começar a praticar exercícios em casa, não precisa mais se preocupar. A boa notícia é que é muito fácil encontrar aplicativos e videos fitness que orientam as atividades físicas de um jeito muito eficaz. Eles darão várias instruções e ensinarão como fazer corretamente cada exercício, inclusive o aquecimento e o alongamento. Assim, você vai ter o controle absoluto do seu treino sem o menor risco de se machucar ou prejudicar seu corpo. “É importante lembrar que deve ser feita antes de iniciar as atividades físicas, a avaliação médica para entender os limites do corpo de cada um”, finaliza o personal trainer Thiago Aquiar.