Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Cor no prato!

Alimentação saudável no verão: nutricionista dá dicas e faz alertas

Consumo de água merece atenção especial | 09.01.22 - 11:15 Alimentação saudável no verão: nutricionista dá dicas e faz alertas (Foto: Divulgação)
Ludymila Siqueira

Goiânia -
Durante o verão muitas pessoas costumam tirar férias e aproveitar a estação. O problema é que muitas acabam dando uma folguinha também para os cuidados alimentares. As altas temperaturas, no entanto, exigem atenção. É o que afirma o nutricionista Rodrigo Rüegg.

Rodrigo explica que, com o aumento da temperatura no corpo, o organismo produz mais suor na tentativa de equilibrar o excesso de calor, e é importante repor a água e os eletrólitos que são eliminados nesse processo.  

“A melhor forma de fazer isso é aumentando o consumo de água, sucos e chás, desde que não sejam cafeinados, porque esses podem levar a uma desidratação maior”, orienta o profissional. Frutas, verduras e legumes da estação também são recomendados para ajudar na reposição das vitaminas e minerais.
 
Alimentos como abacaxi, acerola, coco verde, laranja, manga, melão, melancia e uva estão na lista dos indicados para a estação. Além do chuchu, tomate, quiabo, abobrinha, brócolis, coentro, rabanete, rúcula, acelga e repolho.
 
Segundo Rodrigo, o consumo desses alimentos não é uma orientação específica para apenas uma estação, no entanto, são recomendações de alimentações saudáveis que devem ser adotadas o ano todo. “Além da ingestão de água, de frutas e verduras, é sempre benéfica a redução de consumo de frituras e de alimentos muito açucarados”, aconselha.


(Foto: Reprodução)

Outro ponto que marca o verão é a alta ingestão de bebidas geladas, como cervejas e drinks. Em relação a isso, o nustricionista faz um alerta.
 
“O grande problema é que o álcool presente nessas bebidas inibe o hormônio antidiurético, o que faz com que a gente perca bastante água na urina, principalmente. Isso, associado ao excesso da produção de suor, pode acarretar na desidratação, que é tão comum no dia posterior, como a famosa ‘ressaca’. Então a recomendação é que, se for beber uma lata de cerveja, por exemplo, consuma também um copo de água para minimizar a desidratação, mas, evidentemente, também é preciso cuidado com o excesso de bebidas alcoólicas, que trazem outros problemas de saúde”, adverte Rodrigo.

As pessoas devem se atentar ao risco de infecção ou intoxicação alimentar. No verão, o consumidor deve ficar atento às condições higiênicas do estabelecimento em que está adquirindo a comida. 
 
Rodrigo orienta ainda para sempre observar as questões básicas de higiene: se o armazenamento dos alimentos é feito em locais apropriados e refrigerados, se há torneiras para lavar os utensílios e se o manipulador do alimento é o mesmo que manipula o dinheiro, o que não deve ocorrer. 


 
 

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
  • 09.01.2022 13:21 Giovani

    Olá! , AREDAÇÃO, adorei seu conteúdo!! O MELHOR EMAGRECEDOR DO BRASIL ?????? Conquiste o corpo que sempre sonhou !!!?????? ? REDUZ O APETITE ? REGULA O INTESTINO ? CONTROLA A ANSIEDADE ? ACELERA O METABOLISMO ? AUMENTA A IMUNIDADE ? SEM EFEITO SANFONA?? Perca entre 4 a 8 kilos por mês?? Adquira já o seu !!!! Clique no ‘’ SITE OFICIAL ‘’ ?????? ???????????????????????????????? https://guia-oficial.com/detoxdream

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351