Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Aedes aegypti

Em Goiânia já foram registrados 8,5 mil casos de dengue

Casos de janeiro já são 64% do total de 2012 | 31.01.13 - 08:52
A Redação

Goiânia
- Em janeiro, o número de casos de dengue em Goiânia já alcança 64% do total de 2012. A informação é da Secretaria Municial de Saúde (SMS) e o porcentual representam os 8.486 casos da doença. A incidência indica 652 casos para cada grupo de 100 mil habitantes. Os bairros onde mais ocorreram casos são, pela ordem, Setor Urias Magalhães, Jardim América, Cidade Jardim, Setor Sudoeste, Setor Central, Jardim Guanabara I e Setor Finsocial. Os dados foram divulgados na tarde desta quarta-feira (30/1).

Segundo a Diretoria de Vigilância em Saúde da SMS, Flúvia Amorim, um dos principais problemas que vem sendo enfretados é o significativo aumento de criadouros do mosquito em quintais de residências, devido sobretudo ao descarte incorreto de lixo. O índice de infestação está em 3,7%, o que significa que, a cada 1.000 imóveis visitados pela SMS, 37 apresentaram criadouros com foco. O percentual preconizado pelo Ministério da Saúde é menor ou igual a 1%.

Para reduzir a epidemia, a SMS vem intensificando inúmeras ações, dentre elas o aumento dos itinerários de fumacê, o combate direto a focos do mosquito Aedes aegypti em todas as regiões de Goiânia e a ampliação dos serviços de atendimento aos pacientes com sintomas da doença.

Fiscalização
A SMS recolheu na terça-feira (29/1), 11.510 mil pneus que eram criadouros do mosquito. O número é resultado de uma grande ação que objetivou fiscalizara existência de focos de dengue: ao final do dia foram identificados 1.100.

O recolhimento das carcaças de pneus aconteceu na capital e em Aparecida de Goiânia. Ao todo serão utilizadas 25 pick-ups do modelo Strada para o recolhimento e encaminhamento dos pneus. A ação foi realizada em parceria com a Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) e a Secretaria Municipal de Aparecida de Goiânia.


 
Histórico
O município de Goiânia vem enfrentando epidemias de dengue desde 1994, com aumento significativo a partir de 2001. O ano com maior número de casos já registrado no município foi 2010, com 44.187 notificações.

Existem vários fatores que podem influenciar no aumento do número de casos e ocorrências de epidemias, mas dois são considerados os mais importantes: mudança no tipo de vírus circulante – o que aumenta a quantidade de pessoas susceptíveis – e altos índices de infestação.

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351