Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 14º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Saúde

Governo de Goiás moderniza Hugo e amplia qualidade do atendimento no SUS

Foram aplicados mais de R$ 16 milhões | 17.11.25 - 08:32 Governo de Goiás moderniza Hugo e amplia qualidade do atendimento no SUS (Foto: divulgação)
A Redação 

Goiânia - 
O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), segue avançando na modernização da rede pública de saúde. Por meio dos repasses estaduais, o Hospital de Urgências de Goiás Dr. Valdemiro Cruz (Hugo) passa por um amplo processo de modernização que reforça a qualidade, a segurança e a eficiência no atendimento aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). Desde 2024, o hospital recebeu investimentos estruturais que já somam mais de R$ 16 milhões, destinados à aquisição de 472 novos equipamentos médico-hospitalares. 
 
As melhorias são parte do plano de modernização da unidade, que vem sendo executado de forma gradual e estratégica. Entre as inovações, destaca-se o tomógrafo por impedância elétrica, tecnologia inédita na rede estadual pública. O equipamento é capaz de monitorar a ventilação pulmonar em tempo real, de forma não invasiva, permitindo visualizar a distribuição da ventilação nos pulmões e auxiliar a equipe multiprofissional na definição das melhores estratégias de ventilação mecânica para cada paciente. A ferramenta representa um avanço decisivo na medicina intensiva, especialmente no cuidado de pacientes graves.
 
De acordo com a diretora médica do Hugo, Fabiana Rolla, o novo equipamento eleva o padrão de cuidado oferecido na rede pública. Com essa tecnologia, conseguimos acompanhar de forma dinâmica como o pulmão está respondendo à ventilação e ajustar o tratamento conforme a necessidade clínica. É um recurso que salva vidas e reflete o compromisso do hospital com a excelência no atendimento ao paciente do SUS”, ressalta.
 
Mais agilidade e conforto aos pacientes
Outro destaque é a chegada de dois aparelhos de raio-x digitais portáteis, que permitem a realização de exames à beira leito, beneficiando pacientes com dificuldade de locomoção. Com o uso da nova tecnologia, o tempo médio para realização de raio-x de tórax foi reduzido em 64%, diminuindo de 14 para 5 minutos.
 
O pacote de modernização inclui ainda microscópios cirúrgicos, torres de nasolaringoscopia, monitores de sinais vitais, eletrocardiógrafos, aparelhos de anestesia, refrigeradores científicos e colchões viscoelásticos, entre outros equipamentos. Todos seguem os padrões da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e foram adquiridos conforme as necessidades específicas de um hospital de urgência e referência em trauma.
 
Segundo o coordenador de Engenharia Clínica do Hugo, Paulo Gregory, os novos equipamentos refletem diretamente na eficiência e na qualidade do atendimento. “As tecnologias ampliam a precisão diagnóstica, otimizam o tempo das equipes assistenciais e integram os sistemas de informação, o que se traduz em mais eficiência e qualidade no cuidado ao paciente”, afirma.
 
Com as novas entregas, o Hugo dá continuidade ao plano de modernização iniciado em 2024, que já havia contemplado a aquisição de 215 equipamentos, entre ventiladores pulmonares, ultrassons portáteis, macas e outros dispositivos essenciais. Os investimentos reforçam o compromisso do Governo de Goiás em fortalecer a rede estadual de saúde, garantindo atendimento moderno, seguro e humanizado aos pacientes do SUS.

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351