Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 14º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Saúde

Dor e formigamento nas mãos? Fique atento à síndrome do túnel do carpo

Saiba mais sobre os sintomas e tratamentos | 02.02.14 - 14:26 Dor e formigamento nas mãos? Fique atento à síndrome do túnel do carpo (Foto: melhorcomsaude.com)
A Redação
 
Goiânia - Dormência, formigamento, fraqueza e dores nas mãos são sintomas que podem não ser levados em consideração na correria do dia a dia, principalmente, quando trabalhamos em atividades que envolvem movimentos repetitivos. No entanto, podem ser os sinais de uma grave doença: a síndrome do túnel do carpo.
 
“Essa síndrome é uma neuropatia que ocorre devido à compressão do nervo médio no canal do carpo, estrutura anatômica que se localiza entre a mão e o antebraço. O nervo médio é o nervo do punho que fornece sensação e movimento para partes da mão”, afirma o Dr. Maurício Mandel, que é neurocirurgião do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), do Hospital Israelita Albert Einstein e membro da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia (SBN).
 
A principal causa da síndrome do túnel do carpo é a Lesão do Esforço Repetitivo (L.E.R), gerada por movimentos recorrentes com as mãos e os punhos como digitar, costurar, dirigir, trabalhar em linha de montagem, pintar, escrever, praticar esportes como tênis ou handebol e tocar determinados instrumentos musicais. 


 
Existem também muitas outras causas associados à doença, como fraturas ósseas; artrite do punho; diabetes; alcoolismo; hipotiroidismo; insuficiência renal e diálise; menopausa, tensão pré-menstrual e gravidez; infecções; obesidade; artrite reumatoide; lúpus e escleroderma. Tumores também estão entre as possíveis causas da síndrome.
 
De acordo com o Dr. Mandel, entre os sintomas da doença estão a sensação de formigamento e de dormência, que se manifestam principalmente à noite, dor no punho ou na mão e que pode se estender até o cotovelo. A evolução da síndrome pode provocar fraqueza ou danos musculares na mão e nos dedos, dificultando a manipulação de estruturas pequenas e a execução de tarefas simples, como abotoar um botão ou segurar uma xícara.
 
Diagnóstico e tratamento
“Dois testes ajudam a estabelecer o diagnóstico: o teste de Phalen e o teste de Tinel. O primeiro é feito dobrando o punho e mantendo-o nesta posição por um minuto. Como desta forma a pressão intracarpeana aumenta, se houver compressão do nervo, os sintomas pioram.

O teste de Tinel consiste em percutir o nervo mediano. Se ele estiver comprometido, a sensação será de choque e formigamento. Em alguns casos, é necessário pedir uma eletroneuromiografia para fechar o diagnóstico ou raios X do punho, para descartar outros problemas”, explica o neurocirurgião.
 
O tratamento leva em conta o grau de comprometimento da doença. Se for leve, indica-se a colocação de uma órtese para imobilizar o pulso e o uso de anti-inflamatório não hormonal. Se não houver melhora, aplica-se cortisona dentro do canal do carpo.
 
Esgotadas as possibilidades de tratamento clínico, é indicada a cirurgia. “A liberação do túnel do carpo é um procedimento cirúrgico que corta o ligamento que está pressionando o nervo. A cirurgia é bem-sucedida na maioria das vezes, mas depende de por quanto tempo o nervo foi comprimido e da gravidade dessa compressão”, finaliza o Dr. Maurício Mandel.

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351