Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

O alimento da vez

Conheça os principais mitos e verdades sobre a tapioca

Saiba quais são os nutrientes do alimento | 31.12.14 - 15:21 Conheça os principais mitos e verdades sobre a tapioca (Foto: Tapioca da Terra)
Yuri Lopes
 
Goiânia
– Um dos alimentos que mais encantam as pessoas focadas em exercícios e dietas de emagrecimento é a tapioca. Típico do norte e nordeste, o alimento não contém glúten e garante energia para o corpo para aguentar a rotina de malhação.
 
A nutricionista Helena Dias, do site Mais Equilíbrio, explica quais são os benefícios, os mitos e as verdades em torno do “crepe brasileiro”.
 
A tapioca começou ocupando o lugar do pão. Especialistas explicam que por não conter glúten, colesterol e gorduras, não tem a mesma ação inflamatória que os pães e torradas têm. No entanto, o fato de não ter glúten não elimina o fato de ser um pouco calórica: 100 gramas tem cerca de 140 calorias. Por isso, para quem quer emagrecer, não é recomendado comer mais que uma tapioca por dia.
 
Outro fato que poucos sabem é que a tapioca tem alto índice glicêmico, devendo ser consumida com moderação por diabéticos, pois eleva a quantidade de açúcar no sangue, mas é ideal para repor as energias no pós-treino. Se esse é o seu objetivo, a dica é rechear a tapioca com fontes de proteínas, como queijo branco, peito de peru, frango, etc.
 
Outra dica para deixá-la mais nutritiva é incrementá-la com outros grãos, como a chia e a linhaça, por exemplo. Elas são ricas em fibras, ajudando a manter a saciedade e colaborando para o bom funcionamento do organismo.
 
A tapioca também é rica em ferro, essencial para a criação de glóbulos vermelhos no sangue, o que ajuda a manter a anemia bem longe. Além disso, ela é rica em vitaminas do complexo B e Ácido Fólico, essenciais para a formação do tubo neural do bebê. Por isso é bastante benéfica para as grávidas.

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351