Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Renato Ribeiro

Cidades inovadoras, o futuro a ti pertencem

| 29.04.24 - 15:45  
Dia desses li um artigo que propunha uma análise interessante: “O século XIX foi dos impérios, o século XX foi dos países e o século XXI é das cidades”. Este trecho me chamou atenção porque os municípios são onde vivemos e nossas vidas estão nesses locais. Então, é no meio urbano onde buscamos os serviços essenciais como saúde, educação, transporte, segurança, fornecimento de energia elétrica e água tratada.
 
Lembrei-me de quando integrei a comitiva do governador Ronaldo Caiado à China, na qual, no mês de novembro do ano passado, passamos 14 dias. Não somente eu, mas todos que compunham a comitiva se surpreenderam com o país, que possui grandes shoppings, rodovias de qualidade e uma infraestrutura invejável. Fiquei impressionado  ao ver o quanto a inovação está impregnada na cultura do povo chinês. Aliás, foi por isso que fomos até lá: firmar parcerias e acordos comerciais. Então por que não entender melhor aquela economia que hoje está entre as maiores economias do mundo?
 
Nos últimos anos, a busca desenfreada por crescimento gerou cidades com grande número de pessoas, mas sem o planejamento necessário para atender as demandas da população. Assim, os desafios nos próximos anos serão enormes quanto a estruturar as cidades de forma a se ter, efetivamente, cidades sustentáveis.
 
A China é referência em economia, mas o Brasil também dá exemplos e dos bons! Quando o assunto é sobre cidades inteligentes e inovadoras, temos três bons exemplos e elas estão entre as mais inteligentes do mundo: Curitiba/PR, Florianópolis/SC e São Paulo/SP. Esses municípios se destacam por utilizar o avanço da tecnologia, de modo geral, para levar maior acessibilidade, facilidade e rapidez nos serviços prestados à população.
 
É necessário frisar que Porto Alegre, Brasília, Salvador e BH estão no ranking brasileiro de cidades inteligentes e inovadoras. Outro exemplo é Jaguariúna/SP, uma cidade com pouco mais de 60 mil habitantes, mas que também conseguiu o feito de ser uma cidade inovadora.
 
E nós, em Goiás, o que temos? Como são as cidades em que vivemos? Que tipo de cidade queremos para nossos filhos e netos? Imagino que todos querem viver numa cidade sustentável, inteligente e moderna. Todos têm esse direito e isso só vai acontecer se inovarmos nas práticas políticas.
 
Como, então, transformar uma cidade comum na cidade dos sonhos? A resposta é clara: basta usarmos a tecnologia de forma inovadora para promover a transformação social. Para isso, é imprescindível que a população participe do processo, afinal, nenhuma transformação é possível sem a contribuição dos cidadãos e, também, que o poder público crie alternativas estratégicas alinhadas aos objetivos da administração municipal. A agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU) propõe isso.
 
Há quem diga que tudo isso seja utópico demais, mas também existem os que estão dispostos a sonhar essa realidade possível.
 
Logo, não é sobre máquinas e obras, é sobre aproveitar mais a família e os amigos, é sobre viver em um ambiente seguro e agradável. Uma cidade inovadora e inteligente é aquela que, por exemplo, aposta na educação como um caminho para o desenvolvimento. É aquela que abre portas para o futuro.
 
A cidade onde moro  e  vou viver até o fim dos meus dias, como todas as cidades que têm cidadãos como eu, que querem melhorar o lugar onde vivem, precisam ter esse olhar de inovação. Afinal, inovar é melhorar o que existe e criar com inteligência o que precisa ser feito.
 
Isso é perfeitamente possível se todos entenderem o grau do impacto positivo que a inovação provoca. Vamos ter fé. Vamos acreditar, porque inovar é preciso. Sempre.
 
Renato Ribeiro - Presidente do Sindicato Rural de Catalão, empresário, produtor rural.


Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
  • 30.04.2024 17:57 Cleonice Rezende

    É bom ler artigos assim, bem escritos, que nos levam à reflexão!

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351