Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Karyne Magalhães

Uma geração de dentes azuis

Clareamento exige cuidados especiais | 16.04.15 - 08:27
 
Goiânia - Quem é dentista ou da área da Odontologia não consegue assistir TV ou ver alguma postagem nas redes sociais sem deixar de passar os olhos pelos dentes que se expõem quando alguém sorri ou conversa. Assusta ver que o padrão de beleza mudou tão drasticamente de forma com que todos os procedimentos realizados a favor da reabilitação oral, como coroas ou facetas, agora passaram a adotar uma nova terminologia, a das lentes. De repente tudo que envolve cerâmica, a famosa porcelana, adotou essa nova terminologia e há quem chegue a comparar as "lentes de contato dental" com as lentes de contato ocular tradicionais. E isso está vendendo que nem água.
 
Mas será essa nova postura saudável? Não que você tenha que permanecer insatisfeito com o seu sorriso, mas é preciso avaliar se realmente é necessário e quais são as suas intenções. A odontologia brasileira é referência mundial e a goiana está entre as melhores do País. Reside nas mãos dos cirurgiões-dentistas e protéticos fabulosos, o senso crítico e as mãos habilidosas que podem rejuvenescer ou envelhecer seu rosto. É um processo que depende do conceito de estética que profissionais e pacientes têm. E isso não é inerente a todos, infelizmente.
 
Há tanta gente com "dente azul" e "pianinho", digno de pena. O profissional enxerga a cerâmica de longe, o leigo já pensa que é dentadura. E o bom trabalho é reconhecido aí: olhar um sorriso e não saber se é natural ou artificial. Mas não é apenas a questão estética que está em jogo. A situação é preocupante porque não existe nada que regenere estruturas dentais. Nesse caso, é ainda mais recomendado fazer as prevenções e proservações odontológicas.
 
Clarear os dentes é o máximo! É necessário, no entanto, entender que os dentes sempre respondem aos processos de clareamento caso a caso e a cor final que eles terão não pode ser garantida em nenhum começo de tratamento. É fato que o clareamento tem o seu lado comercial e opções pelo laser e pelas lentes ainda encantam muitos pacientes mal informados. Cada profissional tem uma conduta e uma técnica, e é importante esclarecer a diferença entre as várias formas de clareamento e se realmente essa luz laser ou a aplicação de facetas é necessária.
 
Não saia do consultório do seu dentista com dúvidas, saiba todas as opções de tratamento que você pode receber antes de tomar decisões. Afinal, nem toda luz azul é laser, mas dentes "brancos azulados" na maioria das vezes são cerâmicas mal planejadas!
 
*Karyne Magalhães é cirurgiã-dentista, membro da Associação Brasileira de Odontologia e da Associação Brasileira de Halitose.

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351