Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Sobre o Colunista

Rodrigo Fiume
Rodrigo Fiume

Jornalista formado pela UFG e radicado em São Paulo há 16 anos / rfiume@gmail.com

São Paulo

Lugares que reúnem arte e gastronomia

Delícias para todos os sentidos | 23.08.11 - 09:54 Lugares que reúnem arte e gastronomia O restaurante Quinta do Museu, no Museu da Casa Brasileira (Foto: divulgação)
 
Arte e gastronomia formam uma bela combinação em qualquer lugar, não? Aqui na Paulistânia uni-las não é lá uma tarefa tão difícil assim. São 12,5 mil bares e restaurantes na cidade e 124 museus... E boa parte está entre os melhores do país.  
 
O bom é que também alguns deles já fazem essa junção pra você. 
 
Aqui vão algumas sugestões que valem um bom passeio.
 
Instituto Tomie Ohtake / Santinho
O moderno prédio de cores um tanto estranhas —projetado em homenagem à artista plástica pelo filho, Ruy—  abriga boas exposições e tem um restaurante bacana comandado pela chef Morena Leite (do conceituado Capim Santo, nos Jardins). O sistema é bufê, com muitas e boas opções.
Há duas mostras em cartaz no instituto: O Retorno do Desejo Proibido, primeira grande individual na América Latina da artista francesa Louise Bourgeois (famosa por suas esculturas de aranha gigante; uma delas faz parte do acervo do MAM), que vai até o dia 28; e Coleção de Fotografia Contemporânea da Telefônica, com 36 trabalhos de grandes fotógrafos internacionais, como a americana Cindy Sherman e o brasileiro Vik Muniz, até 18 de setembro.
Em outubro, o tema será Charles Chaplin. A exposição terá mais de 200 documentos, imagens e vídeos. 
Endereço: Rua Coropés, 88, Pinheiros (zona oeste). Telefone: 11-3034-4673.
 
MAM / Prêt Café
Com um acervo de mais de 5 mil obras de arte moderna e contemporânea, um dos mais ricos da cidade, o Museu de Arte Moderna é um boa oportunidade de passeio que une arte, verde e gastronomia. Está dentro do principal parque paulistano, o Ibirapuera. 
O Prêt Café, conhecido mesmo como o "restaurante do MAM", oferece uma cozinha variada com uma bacana vista para o Jardim das Esculturas, projeto de Burle Marx. O restaurante está aberto não só aos visitantes do museu, mas também do parque.
Estão em cartaz três mostras, mas a principal é mesmo No Ateliê de Portinari: 1920-45 (até 18 de setembro), que abrange os anos de formação do pintor modernista em 90 obras. Aos sábados, a entrada da exposição é gratuita.
Endereço: Av. Pedro Álvares Cabral, portão 3, Parque do Ibirapuera (zona sul). Telefone: 11-5085-1300.
 
Museu da Casa Brasileira / Quinta do Museu
Primeiro, vamos falar do Quinta do Museu. É um dos mais agradáveis restaurantes em que já estive. Fica bem no jardim do museu, num espaço amplo, arborizado e bonito. Escolha um belo dia de sol e você terá um almoço muito agradável, com pratos caprichados.
A sede do museu é um grande e bonito casarão dos anos 1940. Tem mobiliário dos séculos 17 a 21 e também traz mostras temporárias de design —seu prêmio anual para designers é o principal do país. 
Endereço: Av. Brigadeiro Faria Lima, 2.705, Jardim Paulistano (zona sul). Telefone: 11-3032-3727.
 
Masp / Uni
O famoso Museu de Arte de São Paulo dispensa longas apresentações. É o mais importante museu brasileiro, uns dos principais do mundo, tem um acervo riquíssimo e está num prédio sensacional.
O Uni, chamado mesmo de "restaurante do Masp", tem um bufê completo bastante disputado pelos executivos da região da avenida Paulista e é uma boa opção para se "abastecer" antes ou depois de apreciar as obras de Rafael, Ticiano, Renoir, Monet, Manet, Cézanne, Van Gogh, Goya, Delacroix, Velázquez….
Endereço: Av. Paulista, 1.578. Telefone: 11-3251-5644.
 
Mube / Restaurante do Mube
O Museu Brasileiro da Escultura tem em seu acervo obras de artistas como Arcangelo Ianelli, Victor Brecheret, Ivald Granato, entre outros. Também apresenta boas exposições temporárias. 
Até o dia 28 está em cartaz a mostra USAnatomy, com 87 imagens de Steven Klein, considerado um dos principais fotógrafos de moda da atualidade. Klein usa elementos bizarros e de fetiche para criar imagens inusitadas de gente como Madonna, Justin Timberlake, Brad Pitt e Angelina Jolie. 
Aos domingos, o museu recebe uma pequena, mas muito tradicional, feira de antiguidades. 
O Restaunte do Mube tem um cozinha variada, contemporânea, num ambiente agradável. 
Endereço: Rua Alemanha, 221, Jardim Europa (zona sul). Telefone: 11-3088.3981
 
Museu do Futebol / Bar O Torcedor
O museu é um passeio bacana mesmo para quem não é lá muito fanático por futebol. Todo tecnológico e muito bem estruturado, fica, além do mais, dentro do belo e bem conservado estádio do Pacaembu. De todas as atrações, uma bem simples é também uma das mais interessantes: a camisa usada por Pelé na final da Copa de 70.
O Bar O Torcedor não é bem uma aposta gastronômica, mas, sim, uma bela oportunidade para uma tarde com chopinho, petiscos e muita conversa jogada fora.
Endereço: Praça Charles Miller, s/n, Pacaembu (zona oeste).  
 
PS.: O site do Instituto Tomie Ohtake está desatualizado em relação ao restaurante. Diz que ele está fechado, mas o dado está incorreto. 
 
Twitter: @rfiume

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
  • 24.08.2011 10:24 Nelson Goncalves

    Gastronomia tambem eh arte. Obrigado pelas dicas.

  • 23.08.2011 18:56 Marta

    O Quinta do Museu é mesmo muito agradável! Vale a pena.

  • 23.08.2011 12:49 Raquel Leão

    Amei essa coluna! Vou a São Paulo em breve e com certeza vou curtir algumas dessas dicas. Abraço!

Sobre o Colunista

Rodrigo Fiume
Rodrigo Fiume

Jornalista formado pela UFG e radicado em São Paulo há 16 anos / rfiume@gmail.com

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351