Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Sobre o Colunista

Nádia  Junqueira
Nádia Junqueira

Nádia Junqueira é jornalista e mestre em Filosofia Política (UFG). / njunqueiraribeiro@gmail.com

Ora, pois!

O medo e o poder das manifestações

| 30.05.14 - 22:49

Goiânia - Em uma reportagem recente acompanhei de ônibus Mara, uma trabalhadora, da casa dela até a indústria onde trabalha. São três ônibus, dois terminais, 1h50 e muito aperto. Mara me contou que um dos maiores constrangimentos ao se locomover é o assédio sexual. Já perdeu as contas de quantas vezes os homens chegam “encoxando”. Nos terminais, muitas mulheres também fazem a mesma reclamação. Pergunto se já denunciaram alguma vez, elas dizem que não. 
 
Como elas, são tantas outras. Em abril, um homem de 55 anos foi preso depois de colocar o pênis para fora e ejacular no braço de uma jovem de 20 anos. Ela gritou, as pessoas reagiram e o caso foi pra delegacia. Tudo isso é comum e corriqueiro dentro dos ônibus. Menos a parte de que o homem vai preso. A delegada da mulher de Goiânia diz que ainda são poucas denúncias e que as mulheres deveriam denunciar mais.
 
O cenário para os homens provocarem esse assédio nos ônibus é muito favorável. São dezenas de pessoas amontoadas umas nas outras e, assim, fica fácil de um homem justificar e praticar sua baixeza. Ser “encoxada” é quase normal ali dentro. O número de ônibus nas ruas é sempre insuficiente. Sempre o suficiente para o lucro das empresas ser exorbitante.

Foi isso que me veio à cabeça quando li a justificativa do delegado para a prisão de três estudantes da Universidade Federal de Goiás no último dia 23/5 em Goiânia (um mandado não foi cumprido, eram quatro os acusados). A polícia civil deflagrou uma operação exclusivamente para prender os rapazes para que, assim, a depredação aos ônibus cessasse.
 
Os estudantes fazem parte de movimentos que brigam por transporte público de qualidade e foram acusados de incitar violência na população, sendo responsabilizados pela depredação de 100 ônibus nos últimos dias (aqueles que seguiram o aumento da tarifa). Ontem (29/5), finalmente, eles foram soltos. Mas não foi fácil a soltura e a indignação ainda está latente entre quem defende o transporte público de qualidade e, sobretudo, o direito à manifestação. 
 
O delegado afirma que a manifestação é legítima, mas os rapazes estavam colocando a integridade da vida das pessoas em risco. Pensei qual a integridade de uma pessoa que é “encoxada” num ônibus onde um se amontoa em cima do outro? Onde um homem ejacula no seu braço? Pensei qual a integridade de uma pessoa que leva três horas de casa até o trabalho sem lugar para se sentar no ônibus? Espremida entre tantas outras? Desmaiando de calor?
 
Qual a integridade dessa pessoa que dispensa três, quatro, cinco, seis horas de seu dia na locomoção entre casa e trabalho? Qual integridade dessa pessoa que chega ao trabalho já estressada e cansada e volta para casa pelas metades sem energias para que sua vida seja alguma coisa além do trabalho para sobreviver?
 
A integridade da pessoa só se torna preocupação quando o objeto de destruição pertence ao Estado ou a quem interessa ao Estado. A tal integridade é despercebida e ignorada quando não é denunciada. Quando a população tolera. Quando não há barulho. Quando não tem quebradeira. A integridade da pessoa é motivo de ações radicais para que possa justificar a incapacidade de lidar com a exaltação e movimentação de uma população que não tem tolerado mais o intolerável.
 
Os três jovens presos foram acusados de incitar violência; de estimular a população a depredar patrimônio público. Ora, eu não superestimaria tanto. Seria mesmo necessário que alguém estimulasse a população a quebrar um ônibus, irritada com um sistema que não funciona? Ou seria mais razoável entender que ninguém tem mais paciência com um transporte que desumaniza as pessoas e há quem parta para depredação? Que a raiva toma conta de quem está esperando por um ônibus no fim do dia, no horário de rush, com vontade de chegar em casa, cansado e acaba se exaltando e quebrando ônibus?
 
A bomba explodiu e faz tempo. Há quase um ano o brasileiro daqui e de todo canto resolveu não aceitar o aumento da tarifa com a qualidade do transporte que tem. Lido com produção de notícias diárias. Já não sei dizer quantos vídeos de ônibus sendo quebrados já chegaram até a gente de todo canto. São trabalhadores que se irritam na volta para casa. Não tem mais cara, identidade, organização. A depredação é resposta ao descaso e vem de qualquer um.

Exige-se que a população se manifeste de forma respeitosa quando os direitos sociais são oferecidos sem nenhum respeito. A resposta não poderia ser outra.

Criminaliza-se quem se preocupa com o espaço onde vive. Devo decepcionar muitas pessoas, mas infelizmente os três garotos não são delinquentes que adoram uma baderna. Não são pirofágicos. Muito menos foram os três a quebrarem os veículos. Assim fosse, seria fácil acabar com o vandalismo. Eles fazem parte de movimentos que se preocupam com assuntos que dizem respeito a uma coletividade e agem em prol disso. E ter essa preocupação e agir em prol de benefícios coletivos é privilégio em terra de quem se esforça para ganhar o seu e resolver problema de transporte público comprando seu carro zero.  

Essa história se repete, mas é inadmissível que isso se repita em um contexto de democracia. .  O caminho para enfrentar os problemas sociais é a repressão às manifestações. O que não imaginávamos é que essa violência fosse para além daquelas nas ruas, que se tornaram populares desde junho do ano passado pelas mãos da polícia militar, mas chegasse a caso de operação elevando manifestante a status de traficante ou estelionatário.

A tentativa de resolver o problema das manifestações e depredações de ônibus foi contendo três rapazes. Mas a ebulição não mora nas mãos deles. E eles não estão sozinhos. Atrás deles estão centenas de pessoas que defendem o transporte público de qualidade e, sobretudo, as manifestações que denunciam os absurdos. Foram milhares de assinaturas pedindo a soltura deles. Foram duas manifestações em Goiânia com centenas de pessoas. Por fim, o judiciário decidiu libertar os rapazes. Por bom senso, razões jurídicas ou, bem mais provável, por pressão popular (ou todos eles).

Eles foram para cadeia por participar de manifestações e saíram dela também por elas. A atitude da polícia civil deixa claro: a democracia é um desafio ao Estado. A decisão do judiciário também nos ensina: a democracia é um desafio para o povo também, que não pode se omitir diante de abusos. E que mostra que tem razão quando age em conjunto em defesa de causas nobres. 


Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
  • 21.04.2015 20:27 waldir rodrigues moreira junior

    uma coisa nao tem nada a ver com outra.nao pode ser encoxado,nem quebrar onibus por que o serviço e ruim.....

  • 09.06.2014 18:27 Dani

    Acho que poucos entendem, mas esse é um espaço aberto aos leitores para o debate saudável. Argumentar não é agredir. Mesmo assim alguns comentários são tão desconcertantes, raivosos e desnecessários que quase perco a fé na humanidade. O brasileiro, e aqui os goianos, parecem não entender mesmo o que é democracia. Nessas horas, seus artigos são animadores, Nádia. Que bom que ainda existem pessoas que defendem o certo, independentemente de como vão taxá-la (e você sabia que a taxariam ao escrever). Parabéns pelo artigo, e agradeço também os comentários de Uirá, Cristiano e Juca (falando super sério com seu bom humor). Lucidez no meio de tanta insanidade.

  • 06.06.2014 21:49 Letícia

    Obrigada Sílvio. Votaria em Bolsonaro, não Aécio, pena que não vai dar. Discordo de vários pontos de Bolsonaro, porém, acho ele um sujeito íntegro, falta-lhe apenas alguns ajustes. Eu sei que vc vai rir mas é a minha opinião. Gostaria que este país fosse diferente, sabe. Tenho uma filha pequena e vejo cada coisa na escola dela, com apenas 5 anos, que me dá medo. Vc tem filhos? Já chorei muito ouvindo o que ouço na escola dela. As famílias não existem mais e as crianças estão sendo tratadas como empecilho. Fico frustrada e infeliz com isto. Este país é muito rico e tem potencial mas o povo não ajuda. É só roubalheira. Deus me livre. Eu oro por mudanças todos os dias. Desculpe-me por ter sido raivosa, só não aguento mais tanto descaso com o povo. Eu tenho que votar contra o PT e é o que vou fazer. Este pessoal mais 4 anos no poder e vamos pro brejo, certeza. Estas pessoas não gostam de pessoas, gostam delas mesmas.Boa noite e obrigada! Durma com Deus!

  • 06.06.2014 11:51 Silvio César

    Consigo concordar com você é um ponto: o tal Pablo Kossa se supera cada vez mais! O cara tá tipo aquele "artista" fora da mídia e que fica procurando coisa para aparecer. Enfim, eu concordo que o PT tá afundando nosso país, isso é fato e só não enxerga quem não quer. Acontece que a culpa não é única e exclusivamente dele... Herdamos anos e anos de políticas que nunca foram feitas para o povo. Sinceramente? Não vai ser votando em Aecio Neves que o Brasil vai mudar.

  • 06.06.2014 11:19 Letícia

    Meu caro, leia a coluna Direito e Justiça de hoje no Jornal O Popular, declaração de um jurista. Dilma é uma comunista que deseja que o Estado tome conta de tudo. Aí foda-se o resto e o povo também. Nunca votei em PT e nunca votarei.JAMAIS! Comunistas são uma gente podre que só têm inveja do dinheiro alheio. Não tenho nada mais para conversar com você. Não adianta. É chover no molhado. Depois da declaraçao correta da leitora Amanda, não tenho mais nada a declarar. Este país será sempre uma colônia de macacos, cheio de gente mal educada, bandidos tomando conta de tudo e sendo recebidos com homenagens porque nossas leis são uma bosta e nossos governantes um lixo vestidos de vermelho.Os monopólios na mão de um grupinho explorador. Petrobrás divulgando que o petróleo é nosso mas pagamos o combustível mais caro pq é o Estado dominando e submetendo o povo a isto. As universidades brasileiras podem ser retratadas pela festa da UFF "Xereca Satanic". Veja o que professor organizador da festa declarou? Quem é contra é candidato a estuprador, machista e cabeça de melão. Meu Deus! E tem colunista aqui deste mesmo jornal achando lindo, que está correto fazer um "evento" de orgia em universidade pública (Pablo Kossa). É só burrice e doutrinamento dentro das universidaes. OAB? Cadê? Estão defendendo todos os bandidos e deixando o cidadão de bem como errado,intolerante e preconceituoso. Jornalistas dão o grande exemplo e entram na onda do "discurso do politicamente correto" concordam e divulgam as coisas mais escabrosas na defesa de depredadores, menor bandido, orgias com direito a costura de xereca e até pedófilos, como faz Jean Wyllys. Já estou pensando em me mudar deste país de ignorantes. Não dá para aguentar os "mestres" em educação divulgando tantos absurdos. Está nojento viver no Brasil. Continue com o seu método, querido. Tá "serto". P.S. Participei da manifestação de junho.

  • 05.06.2014 16:13 Silvio César

    Tenho um hábito que já dura anos: todos os dias logo cedo eu tenho costume de ler uma piada... agora fico mais fácil, venho aqui, leio o que a tal Letícia escreve e ganho meu dia. Eu nunca vi tanta asneira em uma pessoa só. Será se você existe ou é um personagem dotado de algum déficit cognitivo? Você nunca responde as perguntas, não consegue debater ser taxar alguém. Letícia, já procurou um psicologo? Vive dentro de uma bolha? Lembra do que eu te disse, Letícia. Você é explorada todos os dias e tá chamando os outros de "molusco". Vai até o planalto pedir a livre concorrência! Quem sabe a "dilminha" te recebe. Tente criar uma iniciativa popular e veja se a bancada vai votar a favor do seu projeto. Sai desse mundinho que você vive, minha nobre. Aqui as coisas são totalmente diferentes.

  • 05.06.2014 15:24 Amanda

    Depois da Valesca Popozuda, os filósofos utilizam o Lepo Lepo na educação padrão MEC.Esta colunista está entre os melhores filósofos no ranking dos lepoleposos.Estes são os grandes pensadores contemporâneos brasileiros, ensinando o errado, o macunaíma, o inverso e distorcendo valores. Nada mais a declarar. Brasil, um país de todos os trouxas. Em outubro faça um bom negócio, NÃO VOTE No PT.

  • 05.06.2014 11:35 Letícia

    Antônio Barbosa Filho, co-fundador do PT, ligado à CUT. kkkkkkk um velho decadente petista roxo querendo ser um "leitor". Os fãs de Pablo Kossa, AnaPaula Petista de Castro e esta burra aqui são formados por depredadores de ônibus, petistas ignorantes, comunistas sem argumentos, bandidos mirins e as mamães que fazem sopinha para os retardardos. Só a escória do Brasil enquanto os colunistas passam as férias na França. kkkkkk vocês são uma piada... Vão estudar, burros!Ainda bem que existe livre concorrência no jornalismo, assim posso ler outras coisas bem melhores do que um bando de imbecis como vocês. Tem muita gente boa escrevendo coisas ótimas, pena que são poucos porque o tal marxismo furado, criado por um vagabundo que nunca pisou num chão de fábrica, acaba com os cérebros dos universitários brasileiros. Livre concorrência já! Pau no Molusco!

  • 05.06.2014 11:07 Antônio Barbosa Filho

    Parabéns pelo texto. Você e a Anapaula tem olhares coerentes que apontam na direção da esperança. Silvio César vou repetir aqui o que a Anapaula comentou em sua coluna. Argumentar com gente que veste ignorância da cabeça aos 4 pés é nivelar para baixo. Abraço para você.

  • 04.06.2014 20:15 Letícia

    Acabei de ver um post sensacional na Internet, lembrei de você. No ônibus: - Capitalista opressor fala: a passagem tá cara, né? E a qualidade péssima. Maldito monopólio dessas empresas! Aí o molusco fala: Verdade, por isto eu luto para acabar com esta situação. Capitalista Opressor diz: Você é a favor da livre concorrência? Molusco responde: Não, sou a favor do monopólio estatal. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk ganhei o dia! Livre concorrência jamais né? Dá esta dica para a OAB e continuem quebrando tudo pois as seguradoras pagam ônibus novos para os empresários. Acorda Brasil!

  • 04.06.2014 11:53 Letícia

    KKKKKK tenho mesmo que rir. Parabéns pelo seu alto grau de civilização. Acho que tomou muita sopa de minhoca da mamãe. Centenas de pessoas foram impedidas de ir e vir por causa dos ônibus e você falando que universidade ajuda a formar cidadão? Qual cidadão? Se você é contra a Copa das Copas, assim como eu, deve saber que os Blac Blocs, MST, entre outros bandidos são patrocinados pelo PSOL, PT e PC do B. Com certeza vc apredeu com eles e agora vai votar na Dilma, a pregadora mor da arruaça e da impunidade. Cadê as leis que garantem o direito de ir e vir com segurança, punindo os empresários do transporte coletivo com leis severas? Cadê a OAB nesta hora? Por que a OAB não se mobiliza para cobrar mais transporte digno à população há muito tempo? Porque não fazem um movimento na porta da OAB e MP pedindo isto? Rasguem a Constituição num claro momento de repúdio e manifesto, como fez Joaquim Barbosa. Acho que seria mais lógico e mais civilizado, mas a OAB é do PT. As universidades estão recebendo Valesca Popozuda, adorando os tiros, porradas e bombas e vocês aplaudindo. Esta colunista é tão burra que acha que menor criminoso é vítima, com certeza vocês são contra a redução da maioridade penal. Quebra tudo mesmo! Adota os bandidos mirins. Muitos moluscos pro meu gosto por aqui!

  • 04.06.2014 09:55 Silvio C'ésar

    Cara letícia, bom dia. rsrs Você foi em alguma manifestação na sua vida? Ou só acompanha pela mídia lixo desse país? Tem conhecimento de campo? Pelo visto não! Enfim, como sempre você ataca as pessoas e não mostra nenhum argumento. Como eu te disse, ejaculam todos os dias em você, porém seu conformismo é tão grande que pra você já é normal. Aprende uma coisa, universidade ajuda a forma um cidadão, porém existem inúmeras forma de buscar conhecimento. No mais, viva a Copa das Copas, que esse governo ladrão trouxe pra gente.

  • 04.06.2014 08:35 Letícia

    Acho que estou falando para os arruaceiros que foram presos. Vc é o porta-voz deles? Ou será que todos estão com as vidas "arrumadas"? Se fez "Direito" e acha que a forma de manifestar é depredar, então sinto muito, não aprendeu nada. Só no Brasil mesmo tanta burrice! Este é o retrato dos universitários.

  • 03.06.2014 23:38 Silvio César

    Letícia, desculpa te decepcionar, mas sou concursado. rsrs Ficha de antecedentes? Nunca tive! Entrei em uma delegacia uma vez e foi pra fazer um BO. E pra você que diz que eu sou maconheiro, fiz toxicológico também, viu? Conta no Linkedin? Jamais!! No mais, tucana, é isso aí. Enquanto você me chama de arruaceiro e não sei mais o que, eu to garantindo meu futuro.

  • 03.06.2014 21:34 kkkk

    Kkkk. Sempre a mesma coisa. Todos os críticos do PT, é claro, são tucanos. A mídia, crítica do PT, tucana. Qualquer um que fala a verdade sobre o PT é obviamente tucano. Esses petistas foram treinados direitinho. Todos os que são contrários ao PT são acusados de TUCANOS.

« Anterior 1 2 3 Próxima »

Sobre o Colunista

Nádia  Junqueira
Nádia Junqueira

Nádia Junqueira é jornalista e mestre em Filosofia Política (UFG). / njunqueiraribeiro@gmail.com

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351