Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Tesouro revelado

Iúri Godinho lança livro com fotos raras de Goiânia em 1945

Obra reproduz álbum do 1º prefeito da capital | 12.08.12 - 10:08


Yuri Lopes

 
Como era Goiânia em 1945? O que já existia na capital goiana nesta época? Como eram as ruas e o projeto arquitetônico original? Todas essas curiosidades poderão ser sanadas após conferir o livro Memória Visual de Goiânia - o Álbum Perdido do Primeiro Prefeito, do jornalista Iúri Rincon Godinho, que será lançado em coquetel para convidados na próxima terça-feira (14/8), às 20 horas, na sede da Sociedade Goiana de Pecuária e Agricultura (SGPA).
 
Iúri conta que o livro, formado por cerca de 100 imagens, nasceu depois que ganhou da família de Venerando de Freitas Borges o álbum que ele montou com fotos de obras por ele realizadas, prédios contruídos, praças e avenidas, entre outros feitos. "Venerando queria deixar registrado como ele deixou Goiânia ao final de seu primeiro mandado (de 1935 a 1945)", conta o autor.
 
A proximidade de Iúri com a família do primeiro prefeito de Goiânia se deu após o período de pesquisas para a escrita da biografia de Venerando de Freitas Borges. A afeição da família foi tão grande que toda a biblioteca do político foi doada ao jornalista. 

Fissurado pela história de Goiânia, Iúri ressalta a importância da divulgação de um material como o álbum visto por pouquíssimas pessoas, segundo o autor. "Não existe, em Goiás, material mais rico e completo do que o retratado neste livro. O conteúdo mostra os principais prédios, praças, arborização das ruas e um traçado bastante vasto do início da capital goiana", explica Iúri. 
 
Durante o lançamento, será realizada uma exposição de objetos que pertenceram a Venerando de Freitas Borges, como o original do diploma de primeiro prefeito de Goiânia, o inseparável chapéu, pasta de trabalho, carteiras profissionais, fotos e até um quadro autografado por Juscelino Kubitschek.
 
Tesouros
O tesouro citado no subtítulo do livro se refere às imagens e documentos que eram, até agora, inéditos, sem citação em museus, centros culturais ou livros. Além das fotos das principais ruas do centro de  Goiânia, o livro exibe reprodução de documentos da maçonaria (Venerando era maçon), dos primeiros atos da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg) (instituição implantada graças ao esforço de Venerando, de acordo com o pesquisador e autor do livro. Os rascunhos do livro que o político preparou e que nunca foi publicado e o diploma de deputado federal também formam o material que deu origem ao livro.
 
Um quadro autografado por Juscelino Kubitscheck, troféus, cerimônias com Pedro Ludovico Teixeira, e imagens da segunda Exposição Agropecuária de Goiânia também estão no livro feito em versão de luxo, com todas as imagens tratadas e restauradas.
 
Guardião 
Como o material doado pela família de Venerando a Iúri é bastante vasto e ocupa muito espaço, o escritor teve que construir um local especialmente para comportar os volumes. "Tive que construir um galpão para abrigar todo os documentos. O ideal é que fiquem em um museu, mas só me desfaço dessa riqueza histórica depois que tiver certeza de que [o material] será bem arquivado e conservado", explica Iúri. 
 
Nascimento de Goiânia
De posse do acervo que pertence ao primeiro prefeito de Goiânia, Iúri adianta que está preparando um livro sobre a construção da capital goiana. A obra deverá ser lançada no ano que vem e, segundo o autor, vai desmentir e corrigir muitas informações erradas que se tem sobre Goiânia. "Quero recontar a história, baseado em fatos, documentos e desmentir mitos sobre a cidade", declara. 
 
De acordo com Iúri, um fato que chamou sua atenção foi o projeto de construir a sede da prefeitura de Goiânia na Praça Cívica, obra que nem chegou a ser iniciada, segundo Iuri, por problemas políticos.  

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
  • 02.04.2014 00:18 Paulo Henrique Borges Coelho

    Gostaria de compra onde encontro e o valor... Obrigado!

  • 26.12.2013 16:04 mary ruth Ceciliano Rodrigues jacobina

    Onde encontrar esse livro pra comprar?

  • 22.11.2012 10:56 osorio Evandro de Oliveira Silva

    Prezado Yuri, Parabens pelo belo, oportuno e útil livro que você lançou. Gostaria de receber algumas fotos antigas de Goiânia, por e-mail e que propiciem boa qualidade de revelação/impressão. Se tiver alguns custo, gentileza me informar. Grato, Osório Evandro(esposo da Dulcirez da Farmogral.

  • 13.08.2012 05:06 RANDER REZENDE DE ASSIS

    Gostaria de comprar esse livro. Onde encontro?.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351