Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Música

Orquestra Filarmônica anuncia novidades para temporada 2013

Concertos irão para periferias e interior | 05.02.13 - 11:38 Orquestra Filarmônica anuncia novidades para temporada 2013 Ana Elisa adianta que Orquestra vai se apresentar em cidades do interior e em bairros da periferia de Goiânia (Foto: Randes Nunes)
Yuri Lopes

Goiânia
- Expectativa, desafios e mudanças. Tudo é em grande volume quando se trata dos planos da Orquestra Filarmônica de Goiás. Com programação para 2013 quase definida, a direção da entidade espera atingir um público maior e mais variado com as ações previstas para serem executadas a partir deste ano. Em entrevista ao jornal A Redação, a superintendente da orquestra, Ana Elisa Santos, adiantou algumas novidades.

Os trabalhos da Orquestra Filarmônica terão início no dia 18 de abril, quando será realizado um concerto no Teatro Goiânia, com residentes da orquestra e regentes convidados. De 1º de maio até 17 de dezembro, 20 artistas convidados, entre solistas e regentes de renome mundial, vão se apresentar com a Filarmônica.

Entre os nomes já confirmados, estão os pianistas Ricardo Castro e Jean Louis Steuerman. Os outros artistas convidados serão anunciados durante a cerimônia de lançamento da temporada 2013.

Acompanhe Ricardo Castro tocando Sonata N. 2 op. 35, de Chopin:


Concurso
O processo seletivo para escolher 50 profissionais de música para integrar a Orquestra Filarmônica de Goiás recebe inscrições até a próxima sexta-feira (8/2). As audições dos inscritos vão de 14 a 18 de fevereiro, no Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON). Segundo Ana Elisa, músicos do mundo inteiro enviaram inscrições para se candidatar a uma das vagas. "Já recebemos inscrições da Europa, América Latina, Estados Unidos e de todas as regiões do Brasil", disse ela.

De acordo com a superintendente, o que mais atrai gente de todos os cantos para a oportunidade de compor a orquestra goiana é a seriedade do projeto. "Os músicos sabem que se trata de uma ação que visa a excelência artística, que permite qualidade de vida, por ser em Goiânia, além da possibilidade de participar de concertos com artistas do mundo inteiro, além da questão salarial", enumera ela.

Agenda
Ana Elisa adiantou alguns dos eventos promovidos pela Orquestra Filarmônica de Goiás e a maior novidade é a participação da entidade em eventos fora do CCON. Está sendo organizada uma turnê especial que vai passar pelas principais cidades do interior do Estado. "Esta ação, assim como o programa Orquestra nos bairros, que vai levar concertos da orquestra pela periferia de Goiânia, é um pedido do governador Marconi Perillo", conta Ana Elisa.

Outro projeto que será implantado neste ano é a série de concertos didáticos, que será realizado em parceria com Secretaria de Estado da Educação e Teatro Sesi. O programa vai levar alunos de escolas públicas e particulares selecionadas para acompanharem concertos da Filarmônica. Além da apresentação musical, os alunos poderão acompanhar um bate-papo com os regentes, que vão explicar detalhes e curiosidades sobre o repertório e instrumentos utilizados no show.

Para encerrar a temporada de 2013 da orquestra, estão confirmadas três apresentações de Natal, que serão realizadas nos dias 15, 16 e 17 de dezembro, em locais diferentes, a primeira noite no CCON. O Centro Cultural também vai receber concerto em homenagem ao aniversário de Goiânia, no dia 24 de outubro.

Além Goiás
Ana Elisa conta ainda sobre os planos de levar a Orquestra Filarmônica para apresentações em outros estados. "Assim que a equipe de músicos estiver definida e os outros programas estiverem em andamento, vamos começar a planejar os concertos em outras capitais brasileiras", adiantou ela.

Sobre a criação da Associação dos Amigos da Filarmônica, Ana Elisa confirmou que será neste ano, mas não quis definir uma data. "Vai ser aberta ainda em 2013, mas nossa prioridade é estruturar a orquestra internamente, com os músicos que serão selecionados e contratados como comissionados. Queremos colocar em prática o plano de cargos e salários criado pelo governador e que está em vigor desde o início de janeiro deste ano", comentou.

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351