Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Centro

Vila Cultural é inaugurada com exposição sobre os 80 anos de Goiânia

Local será administrado por Organização Social | 31.10.13 - 13:28 Vila Cultural é inaugurada com exposição sobre os 80 anos de Goiânia (Fotos:Rodrigo Cabral)
Michelle Rabelo

Goiânia
– Com corte de fita, benção do padre Washington Silva e muitos aplausos a Vila Cultural Cora Coralina foi oficialmente inaugurada na manhã desta quinta-feira (31/10).

O governador Marconi Perillo (PSDB) abriu as portas do local no último dia do mês em que a capital goiana completa 80 anos. A obra foi construída de maneira integrada ao Teatro Goiânia, um dos símbolos culturais de Goiás. Ouça entrevista:


 
Aniversário da capital
A inauguração da Vila também foi marcada pela abertura da exposição "Goiânia 80 Anos" que estará aberta ao público a partir das 10 horas desta sexta-feira (1/11) e segue até o segundo semestre de 2014.

A exposição, que conta a história da capital de forma interativa e totalmente digitalizada, é formada por  fotos, jornais e obras de arte que evidenciam a história da capital.



Também marcaram presença no evento, o vice-governador José Eliton (PP), os secretários de Gestão e Planejamento, Giuseppe Vecci e de Cultura, Gilvane Felipe, a senadora Lúcia Vânia (PSDB), o ex-prefeito Nion Albernaz, a deputada federal Magna Mofato (PSDB), além de vereadores, demais autoridades e da equipe do governador.
 
“O governador demonstrou, com a construção da Vila, seu compromisso com a cultura de Goiás”, secretário de Cultura, Gilvane Felipe.

A obra da Vila, de autoria do arquiteto Luiz Fernando Cruvinel, foi toda tocada pela Goiás Turismo, e a partir de agora será administrada pela Secretaria Estadual de Cultural (Secult), por meio de um Organização Social (OS) - método que ganha cada vez mais espaço no governo de Marconi.

Vila Cultural
Na inauguração, Marconi andou pelas salas da Vila e vistoriou todo o local. Ele voltou a explicar que o espaço foi pensado para dar ao turista e ao cidadão goiano um maior acesso à cultura. A Vila conta com um Museu de art déco, galeria de exposições, restaurante, biblioteca, sala multimídia e Centro de Atendimento ao Turista. “Estamos olhando a cidade com a percepção do desenvolvimento humano. Assim como as pessoas precisam de transporte e segurança, elas necessitam de lazer, de prazer”, disse Giuseppe Vecci.

“Essa obra é mais um resgate cultural feito pelo governo de Marconi”, secretário de Gestão e Planejamento, Giuseppe Vecci.


O governador falou para a imprensa e contou que não teve nenhuma dúvida no momento da escolha do nome da Vila. “Cora Coralina é uma síntese do que se produziu e do que se produz culturalmente em Goiás”. O tucano disse ainda que está plantando novas sementes no setor da cultura para que, no futuro, Goiás possa colher bons frutos.

Ele aproveitou a ocasião para falar sobre a construção - e a entrega rápida - do Centro de Convenções de Anápolis, que segundo ele, será semelhante a Sala São Paulo com mil lugares a mais.

Art Déco
A Sala de Exposições Antônio Poteiro vai abrigar, por seis meses, a exposição “Art Déco”, com 60 imagens inéditas da arquitetura Art Déco no País. O acervo é fruto de pesquisa que vem sendo desenvolvida há mais de 15 anos por pesquisadores hoje reunidos no Centro de Estudos Brasileiros da Universidade Federal de Goiás. Textos e ilustrações sobre o tema ajudam a conduzir o visitante nessa visita à história e manifestação artística tão importante no Brasil. A coordenação geral da exposição é de responsabilidade de Wolney Unes.

Obra
A obra, desenvolvida em parceria entre o Governo de Goiás e o Ministério do Turismo, foi iniciada em agosto do ano passado e o investimento total foi de R$ 12 milhões, sendo aproximadamente 90% de recursos federais.


O governador fez questão de vistoriar cada etapa da construção e, na manhã desta quinta-feira (31/10) - após a solenidade de inauguração - Marconi assistiu a um pequeno vídeo no telão do auditório da Vila onde foram exibidos poemas de Cora Coralina.

“A Vila Cultural é o símbolo maior da preocupação de Marconi com a cidade de Goiânia”, senadora Lúcia Vânia.
 
“Construímos uma sala multimídia para que os professores tenham um espaço para que as crianças desenvolvam tarefas como redações”, explica a diretora de Infraestrutura e Operações Turísticas da Goiás Turismo e gestora temporária da Vila, Sandra Méndez.

Um sonho
Um dos destaques da solenidade foi o ex-presidente da Goiás Turismo Barbosa Neto, que teve como mote político de campanha eleitoral a criação da Vila Cultural. Em fevereiro de 2008 ele chegou a lançar o projeto de construção da Vila, o que acabou não saindo do papel.


A intenção de Barbosa era revitalizar os prédios em art déco e do Centro de Goiânia, resgatar a cultura de Goiás e proporcionar novos espaços culturais para os turistas que chegassem à terra do pequi. 

Na época, ele chegou a conseguir verba para a construção da obra, mas esbarrou na desapropriação dos imóveis situados nas proximidades do Teatro Goiânia.

Na manhã desta quinta-feira (31/10) Barbosa era só sorrisos. Ele foi bastante elogiado e disse que conseguiu, finalmente, realizar um sonho pessoal.

Funcionamento
A Vila Cultural Cora Coralina funcionará de terça a sexta-feira, das 9 às 17 horas. Aos sábados, domingos e feriados o horário de funcionamento será das 9 às 14 horas.

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
  • 31.10.2013 16:08 Paullo Di Castro

    Barbosa Neto não faz mais parte dos quadros do PSB, o presidente do PSB em Goiás é Vanderlan Cardoso.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351