Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Internet

YouTube investe cada vez mais em canais de conteúdo original

Produtores receberam treinamento e dicas | 20.04.14 - 08:50 YouTube investe cada vez mais em canais de conteúdo original YouTube amplia investimento em canais de conteúdo feito exclusivamente para o site (Foto: reprodução/YouTube)

Lorena Lara

Goiânia - Seis bilhões. Esse é o número total de horas de vídeo assistidas por mês no YouTube - quase uma hora para cada pessoa do planeta. Com sete anos de existência, a plataforma começou com o objetivo de facilitar o compartilhamento de vídeos e acabou bombando com grandes clássicos virais, como 'Charlie Bit My Finger' e 'What Does the Fox Say?'.

Hoje, no entanto, o YouTube está cada vez mais voltado para a profissionalização e produção de conteúdo original.
 



 
A 'YouTube Original Channel Initiative' ou 'Iniciativa de Canais Originais do YouTube' começou em 2011, com US$ 100 milhões de investimentos financiados pelo Google para gerar conteúdo original e exclusivo para o site.

Em outubro de 2012, já eram 60 novos canais de sucesso, que geraram outros US$ 200 milhões em investimentos, sendo que os 25 programas principais chegaram a ter cerca de um milhão de visualizações por semana, falando sobre todos os assuntos possíveis -  de moda a fitness, passando por comédia, entretenimento, política e esporte.

Fidelidade
O que gera tamanha quantidade de investimentos é um motivo bem simples: audiência. São estes canais fixos, de conteúdo original produzido, pensado e bem realizado que têm a maior base de fãs que geram receita para o YouTube, ao contrário dos vídeos que "bombam" de tempos em tempos. Os canais têm assinantes que acompanham as postagens regularmente, formam uma audência constante e que passa muito tempo no site.
 
Ainda pensando nessa iniciativa, a YouTube Brasil realizou, durante uma semana, o 'YouTube Creator Camp'. Por sete dias o projeto  acompanhou o crescimento de 13 canais das áreas de comédia, educação, esporte e lifestyle. Os donos dos canais receberam treinamento sobre recursos da plataforma e produção audiovisual, aprendendo maneiras de melhorar seus canais e convivendo e aprendendo com grandes "youtubers".
 
Ian SFB e Rodrigo Magal, do canal Porta dos Fundos e Jovem Nerd e Azaghal, do canal Jovem Nerd, foram alguns dos "professores" que inspiraram os iniciantes. Com palestras sobre temas como captação de áudio, vídeo, programação e monetização, os participantes tiveram 48 horas para produzir, cada um, um vídeo para seu canal.
 
Ao final do período, um dos vídeos foi escolhido como o melhor e o dono do canal ganhou uma viagem para o YouTube Space em Los Angeles, além de câmeras e equipamento de som. O vencedor foi Rafael Procópio, professor de matemática da rede pública municipal do Rio de Janeiro e criador do canal 'Matemática Rio', que oferece aulas online da disciplina.

"Eu não esperava que fosse ganhar alguma coisa. O Creator Camp foi onde eu passei uma semana e aprendi ali mais do que na minha vida inteira", disse o professor, no último dos vídeos da série, que mostra sua viagem a Los Angeles. 

"Temos uma série de programas de produção para criadores que têm mais de 10 mil seguidores para vir e filmar aqui", explicou Liz Hartnett, estrategista de programas globais do YouTube, no mesmo vídeo.
 

 
Educação
Para quem procura conteúdo escolar ou quer aprender mais, o YouTube também conta com o "YouTube Educação", uma parceira entre a Fundação Lemann e Google, na qual professores, escolas e alunos podem encontrar conteúdos educacionais gratuitos.

São conteúdos das disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática, Química, Física e Biologia no nível de ensino médio. De acordo com o site, em breve conteúdos de Ensino Fundamental e Superior também estarão disponíveis.

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351