Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Belezas do Rio

Exposição destaca ícones cariocas, do suvenir ao design contemporâneo

Mostra tem entrada gratuita | 17.07.14 - 10:31 Exposição destaca ícones cariocas, do suvenir ao design contemporâneo Peças com design inspirado nas belezas cariocas estão expostas no Centro do Rio (Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil)
Rio de Janeiro - O Rio de Janeiro, uma das cidades mais facilmente identificadas pelos ícones de suas paisagens, tem hoje essas imagens cada vez mais reproduzidas em objetos, criados por designers nacionais e internacionais. Artefatos originalmente concebidos como suvenires para turistas foram aos poucos se incorporando ao gosto do carioca e passaram a ser produzidos por marcas de moda.
 
Essa evolução das representações da cidade pode ser vista na exposição Com o Rio da Cabeça aos Pés: sem Medo de Ser Kitsch, aberta ao público nesta quinta-feira (17), no Centro Carioca de Design, espaço cultural vinculado ao Instituto Rio Patrimônio da Humanidade (IRPH). A exposição mostra como esses produtos são usados para enaltecer a alma carioca e para construir a identidade do morador do Rio.


(Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil)
 
A designer e historiadora Isabella Perrota é a responsável pela concepção e curadoria da mostra. Segundo ela, no caso do Rio de Janeiro, o souvenir antecede a própria história do turismo, como atividade organizada, na cidade. “Litografias que representavam o Rio serviam de suvenir para os visitantes, ainda no século 19”, conta a curadora, que há anos vem pesquisando o tema.


(Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil)
 
Para Isabella, a forma como os ícones cariocas são vistos evoluiu com o passar dos anos. “Esses objetos hoje não são mais considerados cafonas, como durante muito tempo o suvenir era visto. Hoje são  desenvolvidos por designers contemporâneos, marcas de moda, de produtos da linha jovem. Enfim, todo mundo usa o Rio de Janeiro”, destaca.
 
Como marca, o Pão de Açúcar é a maior referência nacional e internacional do Rio de Janeiro. Em objetos, porém, os mais reproduzidos são o Cristo Redentor e as calçadas de Copacabana. “O Cristo é ele próprio, em miniatura. Já o calçadão tem a vantagem de virar uma estampa; vira toalha, camiseta, canga”, explica Isabella Perrota.
 
Porcelanas produzidas na Europa, nos anos 20 do século passado, e um ensaio fotográfico sobre a venda de rua dos produtos do Rio também fazem parte da exposição, que fica em cartaz até 30 de agosto, com entrada gratuita.
 
A visitação é de segunda-feira a sábado, das 12h às 19h, no Centro Carioca de Design, que fica na Praça Tiradentes, Centro do Rio. (Agência Brasil)
 

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351