Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Literatura

Conheça os vencedores da 56ª edição do Prêmio Jabuti

Premiação é concedida a 27 categorias | 19.10.14 - 11:28 Conheça os vencedores da 56ª edição do Prêmio Jabuti Marina Colassanti venceu na categoria infantil com o livro 'Breve história de um pequeno amor' (Foto: divulgação)
A Redação
 
Goiânia
– A maior premiação da literatura brasileira, o Prêmio Jabuti, teve os vencedores da 56ª edição revelados pela Câmara Brasileira do Livro (CBL), em sessão de apuração da segunda fase do prêmio.
 
As três obras, das 27 categorias, que receberam a maior pontuação dos jurados foram consideradas premiados, em sua categoria, em primeiro, segundo e terceiro lugares. Confira a lista dos vencedores em cada categoria aqui.
 
O resultado foi validado pelo Conselho Curador do prêmio e pela Auditoria Parker & Randall. O júri, formado por especialistas de cada categoria, será revelado na entrega do prêmio aos vencedores, em novembro, ocasião em que serão anunciados os Livros do Ano de Ficção e Não Ficção. "A gente está cada vez mais sofisticando os critérios de avaliação dos livros inscritos e as discussões na apuração de hoje mostraram que estamos no  caminho certo. Estou bastante satisfeita com os resultados do Jabuti 2014", comenta a curadora do prêmio, Marisa Lajolo.
 
Novidades
O Prêmio Jabuti 2014 está repleto de novidades. A escritora e professora Marisa Lajolo assumiu a curadoria e o Conselho Curador, instituído em 2012, segue com Antonio Carlos de Moraes Sartini, Frederico Barbosa, Luis Carlos de Menezes e Márcia Lígia Guidin.
 
A cerimônia de entrega do Jabuti também estará de casa nova. Depois de oito anos sendo realizada na Sala São Paulo, o Jabuti chegará as mãos dos premiados no Auditório Ibirapuera, em 18 de novembro de 2014.
 
E, por fim, uma nova categoria, a de número 27, foi criada: Tradução de Obra Literária Inglês-Português terá uma premiação especial, concedida pela British Council, que inclui viagem de uma semana ao Worlds Festival, em junho de 2015, com todas as despesas de transporte, hospedagem e alimentação pagas.
 
A visita ao festival será organizada em parceria com o British Centre for Literary Translation, o principal centro de tradução literária no Reino Unido. Além da participação no Worlds Festival, o British Council e o vencedor poderão planejar juntos outras atividades, de acordo com os interesses específicos do tradutor, ligadas à tradução literária no país.
 
A premiação
Os laureados em todas as categorias que compõem o prêmio receberão o troféu Jabuti; já os classificados em primeiro lugar, além da estatueta, recebem o valor de R$ 3,5 mil. Os vencedores do Livro do Ano - Ficção e Livro do Ano - não Ficção serão comtemplados, individualmente, com o prêmio de R$ 35 mil, além da estatueta dourada.
 

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351