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Fomento ao audiovisual

Inscrições para o Icumam Lab continuam abertas até 22 de dezembro

Evento será de 2 a 8 de março de 2015 | 21.11.14 - 10:29 Inscrições para o Icumam Lab continuam abertas até 22 de dezembro Fernanda de Capua é uma das tutoras do Icumam Lab (Foto: divulgação)
Yuri Lopes
 
Goiânia
- O Instituto de Cultura e Meio Ambiente (Icumam) recebe até o dia 22 de dezembro inscrições para a segunda edição do Laboratório de fomento à produção audiovisual no Centro-Oeste (Icumam Lab). O objetivo do projeto é proporcionar a capacitação de profissionais de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e do Distrito Federal que trabalham no desenvolvimento de projetos audiovisuais de longa-metragem e séries para TV, documentais ou de ficção.
 
Profissionalização e mercado
A segunda edição do Icumam Lab será realizada entre os dias 2 e 8 de março de 2015, na Pousada Monjolo, em Nerópolis (GO), a 30 km de Goiânia. Os cursos, divididos por áreas – roteiro, direção, produção, financiamento, marcos legais e modelos de comercialização, distribuição e circulação - serão ministrados por profissionais renomados e representativos dos diferentes ramos da produção audiovisual. Estes profissionais trabalharão entre si e em interlocução constante com os oito profissionais que serão selecionados para capacitação o desenvolvimento intensivo dos projetos criados e produzidos por estes selecionados.
 
Conheça quem é quem no II Icumam Lab
 
Maria Abdalla
Presidente do Instituto de Cultura e Meio Ambiente (Icumam), responsável pela criação, desenvolvimento e realização de projetos voltados ao audiovisual, tais como o Goiânia Mostra Curtas, o Icumam Lab e o Circuito Cinema Popular, dentre outros.
 
Tutores

Beth Formaggini
Documentarista, pesquisadora e produtora audiovisual. Dirigiu: Xingu, Cariri, Caruaru, Carioca (2014) - em edição; Angeli 24h (2010), que ganhou 16 prêmios; Cidades Invisíveis(2009); Coutinho.doc – Apto 608 (2009); Memo?ria para uso dia?rio (2007), melhor filme eleito pelo Ju?ri Popular do Festival do Rio BR 2007 e prêmio ABDeC no mesmo festival; Nobreza Popular (2003), menção honrosa Forumdoc.bh 2004; Vida de Criança (1998); Pontos de Vista (1995); co-direção Touche pas a? mon pote (1987); Walter.doc - O Tempo e? sempre Presente (2000) e  No?s somos um poema (2008), Melhor Doc Guarnicê 2009(MA). Produziu os longas: Etnografia da amizade (2007), Paixão e Virtude(2014) e Djalioh(2012), de Ricardo Miranda; Paralelo 10 (2012), de Silvio Da-Rin; Novela na Santa Casa (2006), de Cathie Levy; Bendito Fruto (2004), de Se?rgio Goldemberg. Produziu os Médias: Joaquim.doc (2003), de Ma?rio Carneiro; Garrincha Ucellino di Dio (2001), de Paulo Ce?sar Sarraceni, entre outros. Foi diretora de produção em Outro Sertão(2013), de Adriana Jacobson e Soraia Vilela; Peo?es (2003), Edifi?cio Master (2001) e Babilo?nia 2000 (2000), de Eduardo Coutinho; e pesquisadora para as se?ries A Linguagem do Cinema (1999), de Geraldo Sarno; e Chato?, Rei do Brasil (1996), de Walter Lima Jr.
 
Fernanda de Capua
Formada em cinema e filosofia (Denison University, E.U.A) com especialização em co-produção latino-americana (II Diplomado Ibermedia - Panama), Fernanda tem quinze anos de experiência na produção audiovisual. Produziu os longas Sonhos de Peixe, Prix Regarde Jeunes – Cannes 2006; Laura, Best Doc - Hamptons Int. Film Festival 2011; e Casa Grande, ganhador de três prêmios em Toulouse, prêmio do público no Festival do Rio, do júri em Paulínia e da crítica na Mostra de SP em 2014; além dos documentários "Violência S.A." e "Se eu demorar uns meses". Atua como consultora independente de roteiro, formatação e pitch de projetos em encontros como Bolívia Lab, Cine Posible – Colômbia, Estreno Bisonte – Costa Rica, Br Lab, entre outros. Pela produtora Aiuê, Fernanda produziu por um ano o programa Capital Natural (Band News) e a série documental Arte Ativa, que traça um panorama da arte de rua em São Paulo. Ela é sócia da produtora Vermelho Filmes e se prepara para rodar dois longas em 2015.
 
Juliana Rojas
Formou-se em Cinema pela Universidade de São Paulo em 2005. Escreveu e dirigiu, em parceria com Marco Dutra, os curtas O Lençol Branco (2005; Seleção Oficial Cinéfondation, Cannes 2005); Um Ramo (2007; Melhor Curta – Semana da Crítica, Cannes 2007) e As Sombras (2009), e o longa Trabalhar Cansa (2011; Seleção Oficial Un Certain Regard – Cannes 2011). Também escreveu e dirigiu os curtas Vestida (2008), Pra eu dormir tranquilo (2011; Melhor Curta - Toulouse) e O Duplo (2012; Menção Honrosa – Semana da Crítica, Cannes 2012),  e o longa “Sinfonia da Necrópole” (2014). Trabalha como montadora. É membro do coletivo Filmes do Caixote.
 
Rafael Sampaio
Produtor, programador e curador de cinema e audiovisual. Trabalhou em instituições como Museu da Imagem e do Som de São Paulo, Cine Olido e Cinemateca Brasileira. É diretor do BrLab – laboratório de desenvolvimento de projetos no Brasil realizado pela sua produtora, Klaxon Cultura Audiovisual.
 
Thiago Dottori
Formado em Cinema pela FAAP e em Letras pela USP. É presidente da associação “Autores de Cinema” e consultor do Laboratório Sesc Novas Histórias. Começou seu trabalho audiovisual escrevendo a sitcom “2 Apês” (2000) para o canal universitário TV USP. Escreveu e dirigiu a pequena série “Dicionário de Emília” (2006), exibida no Fantástico, além de ter sido colaborador da série “Antônia” (2006), ambos para a TV Globo. Para internet, foi um dos criadores e roteiristas da websérie “O que que é isso?” (2007), produzida pela O2 Filmes e com audiência de mais de 2,5 milhões de views. É co-roteirista dos documentários “13 minutos” (dir. Felipe Briso e Gilberto Topczewisc/2009), exibido na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, e de “Ouvir o Rio” (dir. Marcela Lordy/2012), sobre o trabalho do artista plástico Cildo Meirelles, selecionado para a mostra competitiva no FestRio e Festival de Toulouse, e mais de uma dezena de festivais internacionais. Roteirizou e dirigiu o documentário “Hexa-Tri” (2009) sobre a conquista do tricampeonato brasileiro do São Paulo FC, com mais de 60 mil cópias vendidas em DVD. Também colaborou no roteiro do documentário “Tropicália” (2012), de Marcelo Machado, filme de abertura do Festival “É tudo verdade” e vencedor de inúmeros prêmios. Em ficção, é autor do roteiro da série "Trago Comigo" (2009), dirigida por Tata Amaral, exibida na TV Cultura, pela qual foi indicado ao Prêmio Qualidade Brasil na categoria Melhor Autor de Minissérie. É autor do roteiro do curta “AMAdores” (2010), dirigido por Tuca Paoli exibido em Festivais na Alemanha, França, Estados Unidos e Japão. Escreveu com Bráulio Mantovani o longa metragem "Vips" (2010), estrelado por Wagner Moura e dirigido por Toniko Melo, com mais 600 mil ingressos vendidos no cinema e vencedor do prêmio de Melhor Filme em diversos festivais como o FestRio, Festival Brasileiro de Miami e de Buenos Aires - e indicado ao Grande Prêmio do Cinema Brasileiro como melhor roteiro adaptado. É co-autor do roteiro do longa “Os 3” (2011), de Nando Olival, selecionado para o Festival de Paulínia e lançado em novembro de 2011 pela Warner. É roteirista do episódio “O Banquete do Avô” da série “Destino São Paulo”, produção da O2 Filmes para o Canal HBO. Criou com Cao Hambuerger e Teo Poppovic a série infanto-juvenil “Pedro & Bianca” (TV Cultura), em 52 episódios, da qual também foi coordenador de roteiro. Essa série foi finalista do prêmio APCA, além de vencedora do prêmio internacional Prix Jeneusse. Concorre, em fevereio de 2014 ao Emmy Kids Internacioal, na categoria “Melhor Série”. Recentemente, escreveu com Contardo Calligaris os 13 episódios da primeira temporada da série “Psi” (direção geral de Marcos Baldini) atualmente em produção, a ser lançada em 2014 no canal HBO. Atualmente desenvolve a série “Grampo”, para a Paranoid filmes, com direção geral de Heitor Dhalia e previsão de estreia na TNT para toda a América Latina em 2015.
 
Conheça um pouco sobre as palestrantes:
 
Sílvia Cruz
Fundadora da Vitrine Filmes, empresa dedica à distribuição de filmes, sobretudo brasileiros. Fundada em 2010, a Vitrine Filmes possui mais de 40 títulos de longa-metragem em seu catálogo. Entre eles estão os títulos: Hoje eu quero voltar sozinho, de Daniel Ribeiro, que ultrapassou os duzentos mil espectadores; e O Som ao Redor, de Kleber Mendonça Filho, nomeado pelo New York Times como um dos dez melhores filmes de 2012. Ambos os títulos foram escolhidos para representar o Brasil no Oscar. Antes de fundar a Vitrine Filmes em 2010, Silvia trabalhou com distribuição na Pandora Filmes e na Europa Filmes. Também foi programadora do Cineclube Belas Artes e responsável pelo programa Vá ao Cinema.
 
Tata Amaral
Essa paulistana é uma das mais talentosas e premiadas realizadoras do cinema brasileiro recente. Conquistou mais de 60 prêmios em festivais nacionais e internacionais. A cineasta também se destaca pela experimentação e pela originalidade de seus trabalhos. Seu longa-metragem de estreia, Um Céu de Estrelas (1997), foi considerado pela crítica como um marco do cinema brasileiro, sendo eleito um dos três filmes nacionais mais importantes da década de 1990, além de ter recebido dezenas de prêmios em importantes festivais nacionais e internacionais nos Estados Unidos, Itália, Cuba e França (inclusive de melhor filme nos festivais de Havana, Boston e Trieste). Antônia, seu terceiro longa, inspirou a série de televisão homônima exibida na Rede Globo em 2006 com recorde de audiência para o horário e que foi indicada ao EMMY/2007, o Oscar da televisão. Em 2013 lançou o longa Hoje, que recebeu Prêmios de Melhor Filme pelo júri e pela crítica no 44º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, além de prêmio de melhor roteiro, atriz, fotografia e direção de arte. O filme também foi premiado, em 2013, por Melhor Roteiro e Melhor Direção de Fotografia no Festival de Cine Unasur, em Ciudad de San Juan, Argentina.
 
Vânia Catani
Iniciou sua carreira no final da década de 80 com o vídeo independente ao lado de uma nova geração de realizadores que surgiu em Belo Horizonte. A partir da segunda metade da década de 90, com a Retomada do Cinema Brasileiro, voltou-se para a produção cinematográfica, sempre mantendo um interesse particular pelo mercado independente. Em 2000, já instalada no Rio de Janeiro, fundou a BANANEIRA FILMES, produtora independente que desenvolve, produz e lança projetos ousados e de grande qualidade artística. Reconhecidos no Brasil e internacionalmente, os filmes produzidos pela Bananeira já foram exibidas em 250 festivais em 40 países e receberam até o momento 146 prêmios.
 
Serviço:
Ii Icumam Lab – Laboratório De Fomento À Produção Audiovisual No Centro-Oeste
Inscrições e regulamento
De 18 de novembro a 22 de dezembro de 2014, pelo site www.icumam.com.br
Cursos:
De 2 a 8 de março de 2015
Informações:
(62) 3218-3779 / (62) 9972-7101 / icumamlab@icumam.com.br

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