Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Cidade de Goiás

Exposição fotográfica retrata cidades goianas durante o ciclo do ouro

Imagens dos séculos XVIII e XIX serão expostas | 31.03.15 - 19:39 Exposição fotográfica retrata cidades goianas durante o ciclo do ouro (Foto: J. Craveiro)

Lorena Lara

Goiânia - O Ciclo do Ouro nas cidades goianas é tema de uma exposição fotográfica na Cidade de Goiás. Com as fotógrafas Cidinha Coutinho, Eliane de Castro, Rosa Berardo e Rosary Esteves, a mostra apresenta fotos e ilustrações dos séculos XVIII e XIX.
 
"Um Círculo do Ciclo" é o nome dado ao conjunto de trabalhos, que retrata um pedaço da história goiana. As fotos foram selecionadas dentro dos acervos de J. Craveiro, João Basílio de Oliveira, Hercílio Fleury, Hilda Curado e A. Bonvicino. São retratadas as cidades de Corumbá de Goiás, Jaraguá e Pirenópolis.
 
Já os desenhos são da autoria de Lúcia Curado e do inglês William John Burchell, e retratam o início do desenvolvimento das cidades goianas, despertado pela corrida dos bandeirantes em busca do ouro.
 
Além da história de Goiás, a exposição também traz a evolução de alguns processos da fotografia, de negativos de vidro a películas e fotografias digitais. Todas as obras são acompanhadas por fragmentos de textos de autores goianos consagrados, como Cora Coralina, Félix de Bulhões, José Mendonça Teles e Augusto Rios.
 
Serviço:
Um Círculo do Ciclo - Exposição Fotográfica Itinerante
Data: até 5 de abril (domingo)
Horário de visitação: de 8h a 17 horas
Local: Local: Escritório Técnico do IPHAN em Goiás - Praça Zacheu Alves de Castro, 01, Casa do Bispo

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351