Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Levantamento

Pesquisa aponta melhores museus do Brasil

Instituto Inhotim está na lista; veja seleção | 13.10.15 - 16:13
A Redação

Goiânia -
 Realizada com usuários do site Trip Advisor, uma pesquisa lista os dez melhores museus brasileiros. No topo do ranking estão o  Instituto Ricardo Brennand (PE), Inhotim (MG) e o Museu da Língua Portuguesa (SP). Ricardo Brennand e Inhotim se destacaram também no ranking da América do Sul, conforme aponta levantamento.
 
De acordo com a Demanda Turística Internacional, do Ministério do Turismo, 11% dos turistas que visitam o Brasil buscam o turismo cultural. “O nosso país é rico em belezas naturais, mas também oferece outras formas de turismo para seus visitantes. Somos o 8º país do mundo em recursos culturais, segundo o Fórum Econômico Mundial”, afirmou o ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves.
 
O prêmio Traveler's Choice ou Escolha dos Viajantes do site Trip Advisor é baseado em avaliações e opiniões dos viajantes do site em todo o mundo. Os vencedores foram determinados a partir de um algorítimo que levou em conta a quantidade e a qualidade das avaliações sobre museus no período de 12 meses.
 
De acordo com pesquisa feita pelo site Trip Advisor com usuários brasileiros, 30% das pessoas ouvidas  afirmaram ter visitado três ou quatro museus em 2015 e 29% visitaram um ou dois.
 
Os museus
O Instituto Ricardo Brennand, criado há 13 anos, recebe cerca de dois milhões de visitantes por ano. Entre suas exposições permanentes estão “Frans Post e o Brasil Holandês”, primeiro pintor da paisagem brasileira, a coleção “Paisagens Brasileiras do Século XIX”, com telas de artistas como Rugendas, Debret, além da coleção de vidros e do museu de cera.
 
Inhotim é um museu a céu aberto. O instituto fica em Brumadinho, a 56 km de Belo Horizonte. Com uma grande área verde, o museu tem 22 galerias onde ficam expostas obras de arte contemporâneas e ainda um jardim belíssimo com mais de quatro mil espécies botânicas. Vale a pena passar o dia no local curtindo tanto a arte, como o belo projeto paisagístico. Aberto ao público em 2006, já recebeu dois milhões de visitantes. Entre as instalações, esculturas, desenhos, fotos e vídeos, há trabalhos de 85 artistas (nomes como Adriana Varejão, Vik Muniz e Helio Oiticica) de 26 nacionalidades
 
O Museu da Língua Portuguesa, em terceiro lugar como escolha dos viajantes, fica na Estação da Luz, um prédio antigo da cidade com três andares. No primeiro, ficam as exposições temporárias; no segundo está a grande galeria onde acontecem projeções de filmes; uma linha do tempo com recursos interativos e mais três seções, tudo bem lúdico de forma que atraia a atenção do visitante. No terceiro andar, está o auditório.
 
Confira lista completa:

Brasil

1. Instituto Ricardo Brennand, Recife
 
(Foto: divulgação)
 
2. Inhotim, Brumadinho
(Foto: pedrokok.com.br)
3.Museu da Língua Portuguesa, São Paulo
(Foto: maonarodablog.com.br)
 
4. Museu Oscar Niemeyer, Curitiba
(Foto: blahcultural.com)
 
5. Pinacoteca do Estado de Sao Paulo, São Paulo
(Foto: reprodução/decolar.com)
 
 
6.Museu do Futebol, São Paulo
(Foto: blahcultural.com)

7. Catavento Cultural e Educacional, São Paulo
(Foto: viagemsaopaulo2012.wordpress.com)
 
8.Museu Imperial, Petrópolis
(Foto: reprodução/catracalivre.com)
 
9.Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS, Porto Alegre
(Foto: divulgação)
 
10. Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand - MASP, São Paulo
(Foto: esponjacultural.com.br)

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351