Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

30ª EDIÇÃO

Iphan seleciona projetos goianos para Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade

Quatro propostas seguem para etapa nacional | 24.07.17 - 15:20 Iphan seleciona projetos goianos para Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade (Foto: divulgação)

A Redação

Goiânia -
O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) selecionou os projetos goianos que vão concorrer ao Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade, que chega à sua 30ª edição neste ano.  A proposta do prêmio, que leva o nome do primeiro presidente do Iphan, é reconhecer as ações de preservação do patrimônio cultural brasileiro, possibilitando seu registro, divulgação e reconhecimento público.
 
A comissão julgadora se reuniu na última sexta-feira (21/7) em Goiânia para chegar à decisão. A reunião foi presidida pela superintendente do Iphan em Goiás, Salma Saddi de Paiva, e contou com a participação do diretor executivo do jornal A Redação, Wolney Unes, além de outros membros.
 

Comissão julgadora (Foto: Divulgação)
 
Foram selecionados quatro projetos, divididos em quatro categorias, que concorrerão ao prêmio de R$30 mil. O resultado final do concurso será proferido pela Comissão Nacional até o dia 10 de agosto de 2017, mediante divulgação da ata de reunião no site do Iphan.
 
Confira os projetos goianos selecionados:
 
Pela Categoria I:
A Deriva do Bem
Um projeto simples e despretensioso, propõe mobilização pela cidade, fazendo do caminhar, um aprendizado. O  Projeto se destaca pelo seu processo, provocando olhares para o espaço urbano desenvolvendo consciência patrimonial e ambiental.
 
Pela categoria II:
Trilogia Goyaz
Mostra de uma maneira moderna e crítica através de expressões cênicas nas várias montagens apresentadas, a história da formação do povo brasileiro, a partir do colonizado, da mulher, a relação do migrante, e do índio brasileiro. Numa linguagem artística e musical deslumbrando quem assiste, com uma beleza cênica e plástica, fica clara a pesquisa histórica e regional muito crítica, trazendo a parte cultural com esmero técnico e elaboração. Farto conteúdo de pesquisa histórica. A forma como é apresentada facilita para o público atual a comunicação com sua história.
 
Categoria III:
Monserrat nos trilhos de Goiás
Aproveitamento do espaço, dos trilhos de Goiás, oportunizando à população  o conhecimento desse gênero de música, ocupando e valorizando o patrimônio ferroviário de Goiás e ao  mesmo tempo oportunizando o conhecimento da história da música e seus instrumentos. Chama atenção a apresentação da música medieval e renascentista essencialmente mundano num espaço público.
 
Categoria IV:
Mulheres Coralinas
O Projeto0 trabalha com a linguagem, artesanatos com barro, fibras, culinária, bonecas de pano, resgatando os fazeres de atividades específicas do lugar, desenvolvendo as habilidades e dando sustentabilidade e vigor à imagem cultural da cidade de Goiás. Esse trabalho atualiza e agrega valores aos saberes e fazeres do trabalho tradicional do município utilizando recursos naturais do lugar.
 
 
 

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351