Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

De Aparecida de Goiânia

Ponto de Cultura representará Goiás em Congresso Latino Americano

Ação comunitária é tema do evento | 07.11.17 - 23:49 Ponto de Cultura representará Goiás em Congresso Latino Americano Ponto Cultura Cidade Livre (Foto Pablo Lopes) 
A Redação
 
Goiânia - O Ponto de Cultura Cidade Livre, de Aparecida de Goiânia, foi um dos 52 agentes de cultura ibero-americanos, da Rede Cultura Viva,selecionados para representar o Brasil no 3º Congresso Latino Americano de Cultura Viva Comunitária, que acontecerá em Quito no Equador entre os dias 20 a 25 de Novembro.
 
O evento é organizado pela Rede de Cultura Viva Comunitária Equador. O programa IberCultura Viva distribuiu um total de US$ 45 mil em passagens aéreas para os representantes selecionados. As pessoas selecionadas receberão a passagem de ida e volta, o seguro de viagem e a taxa de inscrição ao congresso.
 
O processo de seleção das delegações de cada país ocorreu por meio do Edital de Mobilidade IberCultura Viva. Ao todo foram 245 inscrições, de países da América onde predominam as línguas portuguesa e espanhola. Deste total, foram selecionadas 10 pessoas da Argentina, 10 do Chile, 10 do Brasil, 6 de Costa rica, 6 do Uruguai, 4 de El Salvador, 4 do Peru e 2 da Espanha.
 
Os critérios de seleção foram a experiência em ações culturais comunitárias e o histórico de participação em processos de articulação de redes em âmbito nacional e/ou internacional.
 
Arte que ecoa a comunidade
Para a fundadora e presidenta da Associação Sociocultural Cidade Livre/Ponto de Cultura Cidade Livre, Takaiuna Correia, participar do encontro latino-americano, cujo tema central é o fazer artístico comunitário, vem em consonância com a realidade em que o Ponto de Cultura está inserido. “As montagens com as turmas de iniciação teatral partiram exatamente desse lugar: o de dar voz às crianças e adolescentes, para que eles falassem da sua vida, de sua família, da realidade do bairro, da igreja, da escola, enfim, da sua forma de ver, se relacionar e estar em comunidade. Assim, eles se tornam intérpretes e coautores de uma arte que fala deles mesmos e que é construída em comunidade”, conclui.
 
Redes culturais amplas e complexas
Outra característica do Ponto de Cultura Cidade Livre é a de buscar a articulação de ações e trabalhos com outros agentes culturais locais, regionais e nacionais, quais sejam: coletivos, grupos, instituições e agentes comunitários. Segundo Pablo Lopes, gestor cultural do Teatro de bolso Cidade Livre, com essa seleção do Ponto para o 3º Congresso Latino Americano de Cultura Viva Comunitária, abre-se mais uma conexão para nossos projetos. “Agora, a gente passa a contribuir e ser referência não apenas nas redes que tecemos ao longo da nossa história. Agora faremos parte de uma rede de agentes culturais latino-americanos que nos permitirá compartilhar conhecimentos e realizar trocas vitais para o tipo de projeto que idealizamos, que trata não somente do fazer artístico, mas da interferência desse fazer na vida das pessoas que vivem em comunidade, aplacando diferenças econômicas e sociais e gerando qualidade de vida”, esclarece Pablo.

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351