Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Goiás em branco e preto

Projeto propõe o resgate da memória da produção fotográfica goiana

Participação no evento é gratuita | 27.11.17 - 20:01 Projeto propõe o resgate da memória da produção fotográfica goiana Fazenda-de-Ildebran / Jataí / 1981(Foto: Samuel Costa) 
A Redação
 
Goiânia - Preocupados com a manutenção de nossa história e com o resgate da memória da produção fotográfica de Goiás, fotógrafos e pesquisadores goianos se unem para relevar estes pioneiros e dar às suas obras a publicidade e o valor que merecem. Daí surgem as raízes do Prata Revelada, um encontro para debater a importância histórica, social, cultural e artística deste significativo período da produção fotográfica no Estado.
 
A abertura será na sexta-feira (1º/12), seguindo pelo dia todo de sábado (2) até o meio-dia de domingo (3), o projeto apresentará os acervos de quatro pioneiros da fotografia goiana: Alois Feichtenberger; Sílvio Berto; Eduardo Bilemjian e Samuel Costa. Suas obras que serão analisadas por estudiosos e convidados especiais. Destinados a pesquisadores, fotógrafos, artistas visuais, estudantes e interessados pelo tema, os encontros terão a participação totalmente gratuita.
 
Com o apoio da WA Imagem e do Museu da Imagem e do Som (MIS) de Goiás, o projeto tem coordenação da fotógrafa e pesquisadora do Laboratório de Filosofia da Fotografia da Universidade Federal de Goiás (UFG), Cecília Araújo. Coordenadora do Coletivo Olhares do Cerrado, ela tem um trabalho marcado pelos fortes reflexos da cultura e da identidade goiana que já foi reconhecido em exposições no Brasil e no exterior.
 
Nova geração
Para além do resgate desta memória, o Prata Revelada tem a proposta de contribuir para a construção de um repertório histórico, cultural, social e imagético de novos fotógrafos por meio da socialização de informações, conhecimentos e experiências entre profissionais, pesquisadores e público em geral.
 
A intenção do projeto é propiciar um espaço para a reflexão e o desenvolvimento de novas ideias para produções de fotografia autoral, documental, jornalística, fine art e outras vertentes. Além disso, o projeto ainda tem a preocupação de incentivar a produção fotográfica local, promover a inclusão social por meio da fotografia e divulgar a arte, o saber e a cultura de Goiás.
 
Ao socializar informações, conhecimentos e experiências entre fotógrafos, pesquisadores e público em geral, o Prata Revelada espera propiciar um espaço para a reflexão e o desenvolvimento de novas ideias para produções de fotografia autoral, documental, jornalística, fine art e outras vertentes no circuito estadual. Assim, o projeto incentiva a produção fotográfica local e divulga a arte, o saber e a cultura de Goiás.
 
Programação:
 
1/12 – SEXTA-FEIRA      
 
19h30 às 21h30 – Palestra de Abertura - Os Pioneiros da Fotografia em Goiás
                        Keith Valéria Tito – Diretora do Museu da Imagem e Som Goiás (MIS-GO)
 
2/12 – SÁBADO
 
8h30 às 11h - Palestra – Samuel Costa: Fotógrafo
                        Keith Valéria Tito – Diretora do Museu da Imagem e Som Goiás (MIS-GO)
 
13h às 15h – Palestra – Alois Feichtenberger: Flagrantes da vida de um fotógrafo
                        Guilherme Talarico – UFG
 
15h30 às 18h30 - Palestra – Sílvio Berto: Fotografia e Sociabilidade
                        Jordão Horta Nunes – Ciências Sociais/UFG
 
3/12 - DOMINGO
 
8h30 às 11h – Palestra – Eduardo Bilemjian: Vida e Obra
                        Eliezer Bilemjian Ribeiro
 
11h às 12h – Encerramento - Palestra - Fotógrafos Pioneiros em Goiás: o que nos revelam?
                        Cecília Araújo de Oliveira - Fotógrafa e Pesquisadora
 
Serviço:
Inscrições: presencialmente, na sexta feira - 1/12 /2017 credenciamentos para o sábado e domingo.
Local: WA Imagem, situada na Rua 89-D, 79 - Setor Sul, Goiânia – GO
Capacidade: Serão oferecidas 50 vagas à comunidade, conforme capacidade do local
Informações: 3281-2575 / wa@waimagem.com.br

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351