Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

No Cine Cultura

Pedro Novaes: “Quis registrar a história e cultura através da cavalgada"

Diretor lança documentário nesta sábado (13) | 12.01.18 - 11:50 Pedro Novaes: “Quis registrar a história e cultura através da cavalgada" (Foto: Esther Teles / A Redação) 
Yuri Lopes
 
Goiânia – Filmado em 2014, o documentário Unidos contra Darwin: cavalo, homem, sertão, mostra o contexto histórico e cultural por trás da prática da cavalgada. Dirigido por Pedro Novaes e Benedito Ferreira, o filme será lançado neste sábado (13/1), no Cine Cultura, às 11 horas, com entrada gratuita ao público em geral.
 
A cavalgada mostrada no filme é uma das maiores do Brasil, realizada por um grupo de amigos entre 2002 e 2014, saindo de Goiânia até Aruanã.
 
Em entrevista exclusiva ao jornal A Redação, o diretor Pedro Novaes contou sobre o processo de produção do filme, as motivações para fazer o documentário e a pesquisa envolvendo a parte história da relação entre homens e cavalos.
 
“A ideia de fazer o filme partiu de uma vontade pessoal, por conta de amigos que eu acabei me envolvendo essa turma que promovia a cavalgada e por meio deles comecei a cavalgar e ter uma relação mais próxima com cavalos. Em 2011 e em 2012 eu participei da cavalgado e tive a ideia de fazer o documentário”, conta.
 
Para Pedro, desde o início da produção do documentário a questão da jornada pessoal seria o fio condutor para todo o filme. “Me interessou muito sobre a relação entre homem e cavalo, além do aspecto histórico, por isso esta parte é bem ressaltada no documentário”, comenta.
 
A definição da linguagem de como essa história seria contada também já estava bem nítida na mente de Pedro e de Benedito Ferreira, seu parceiro na direção. “Não queria fazer uma coisa tradicional, mas não fazia sentido não fazer entrevistas, pois os personagens tinham muito a dizer, muito conteúdo a ser explorado. Meu desafio foi unir estes depoimentos com algum método que não tornasse o filme um documentário careta”, definiu ele.
 
A direção compartilhada surgiu a partir de uma questão prática durante as filmagens do documentário. Pedro conta que estava com uma série de outros compromissos nos dias da cavalgada e foi quando convidou Benedito para acompanhar todo o percurso. “Nós pensamos juntos, concebemos juntos, o Benedito acompanhou a maioria das filmagens e eu fiquei mais envolvido com a montagem, mas ambos participaram de todos os processos”, conclui.
 
Pesquisa
A parte que embasou a pesquisa para o documentário foi focada no contexto do cavalo. “Fizemos uma busca sobre a raça manga larga, uma raça brasileira que foi originada da cavalaria da Família Real de Portugal, que por sua vez vem de origens árabes, e que aqui no Brasil foi misturada com o puro sangue ingês e resultou nesta raça que temo trote macio e ao mesmo tempo é bastante resistente, o ideal para este tipo de atividade!, explica o diretor.
 
Ficha Técnica
Unidos contra Darwin: Cavalo, Homem, Sertão
(Documentário, 2018, 51 minutos)
Uma produção Sertão Films
Direção: Pedro Novaes e Benedito Ferreira
Roteiro: Pedro Novaes e Joelma Paes
Produção Executiva: Lidiana Reis, Paulo Paiva
Fotografia: Emerson Maia
Som: Thiago Camargo
Trilha Sonora: Olavo Telles
Edição: Fabrizzio di Carlo
 
Serviço:
Lançamento do documentário “Unidos contra Darwin: Cavalo, Homem, Sertão”
Local: Cine Cultura, Centro Cultura Marieta Telles, Praça Cívica, Goiânia-GO
Data: 13/1/2018
Horário: 11h
Entrada gratuita
 

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351