Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

5 de março

Professores da PUC Goiás lançam livro sobre universidade da terceira idade

Lisa Valéria e Luiz Carrião assinam obra | 28.02.18 - 08:38
A Redação
 
Goiânia - Os professores Lisa Valéria Torres e Luiz Humberto Carrião lançam na segunda-feira (5/3) o livro "Universidade da terceira idade - lugar de idoso também é na escola". O evento será às 18h30, no hall da Biblioteca Central da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás). O local também receberá a mostra fotográfica Ser Velho é o Máximo. 
 
O livro propõe uma leitura crítica sobre a educação de idosos. Com o objetivo de descolonizar o envelhecimento, num mundo que se recusa envelhecer, os autores passeiam por teorias que marcaram a origem as Universidades Abertas da Terceira Idade (Unatis) e as implicações da velhice nos vários âmbitos da vida. 
 
Na obra, Luiz e Lisa Valéria ressignificam o lugar da pessoa idosa nos espaços acadêmicos, colocando-a como objeto de atenção e reflexividade. Também desconstroem alguns mitos do processo do envelhecimento que reproduzem uma visibilidade deteriorada da velhice. 
 
O livro também traz contribuições vindas de alunos, voluntários e colaboradores, que descortinam a educação para idosos oferecida na maioria das UNATis pelo Brasil e retratam as mudanças significativas que houve, desde 2015, no projeto de ação permanente do Programa de Gerontologia Social (PGS) da PUC Goiás. A iniciativa completou 25 anos em dezembro.
 
Sobre os autores
Lisa Valéria Vieira Tôrres é graduada em Fonoaudiologia pela PUC Goiás, mestre e doutora em Letras e Linguística pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Doutorado Sanduíche pela Universidade do Minho (UMINHO), Portugal. Professora Assistente no Departamento de Fonoaudiologia da Escola de Ciências Sociais e da Saúde da PUC Goiás. Atualmente, está como coordenadora do Programa de Gerontologia Social da PUC Goiás e como conselheira titular no Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa do Estado de Goiás. 
 
Especialista em Gerontologia com interesses em pesquisas sobre processos educacionais no envelhecimento, representações sociais da velhice, interação farmacológica na fala e na cognição de idosos. Atualmente integra a direção da Rede Internacional de Projetos Educativos para Maiores de 50 anos (RIPE+50).
 
Luiz Humberto Carrião é graduado em História e possui especialização em Docência Universitária pela Universidade Salgado de Oliveira, Campus de Goiânia; mestre e doutorando em Ciências da Religião pela PUC Goiás. Atualmente professor da Universidade Aberta da Terceira Idade, com a disciplina Ética e Cidadania, e pesquisador do grupo de pesquisa Ações em Gerontologia, Educação e Sociedade (AGES) no PSG, da PUC Goiás.
 

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
  • 10.01.2019 08:34 Orlanda Souza

    Como posso adquirir o livro?

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351