Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Rumo ao hexa

Sonho em levantar a taça todos os dias, diz Thiago Silva

Confira a entrevista com o capitão da seleção | 31.05.14 - 09:35
Rio de Janeiro - Thiago Silva está diante de uma oportunidade raríssima para um jogador de futebol: levantar a taça da Copa do Mundo em casa, diante de sua torcida. E ele confessa que não há dia em que essa imagem não passe por sua cabeça. E seria impossível ser diferente. O capitão da seleção sabe que se trata de uma ocasião que não se repetirá e desfruta dela a cada dia, embora saiba que a responsabilidade que ele e seus companheiros terão de enfrentar no Mundial brasileiro será enorme.

Muito confiante no trabalho de Luiz Felipe Scolari e no talento de seus companheiros - especialmente de Neymar, o astro da companhia -, Thiago tem certeza de que o Brasil será muito forte na briga pelo título mundial, por mais que seleções como as de Argentina, Espanha e Alemanha tenham potencial para estragar a festa verde e amarela.


(Foto: reprodução/revistabrasileiros.com.br)

Às vésperas de disputar a sua primeira Copa do Mundo como titular (ele esteve no Mundial de 2010, na África do Sul, mas como reserva), o jogador do Paris Saint-Germain falou com exclusividade à reportagem sobre o sonho de levantar a taça, o relacionamento com Felipão e sua temporada no bicampeão francês. E disse sem medo de errar: Neymar será o craque do Mundial.

Agência Estado - A temporada de Neymar não foi tão positiva no Barcelona. Problemas fora de campo por causa da polêmica negociação para contratá-lo, lesões e sem títulos... Você acha que ele está preparado para assumir mais uma vez o papel de craque da seleção, assim como na Copa das Confederações?
Thiago Silva - Nosso ponto forte sempre foi a qualidade coletiva do nosso grupo, mas sem dúvidas o Neymar é um dos nossos trunfos para desequilibrar. Assim como todo o nosso time, ele está preparado e confiamos que ele ira fazer uma grande Copa.

Agência Estado - O que o período na Europa ajudou para crescimento do Neymar como jogador? E como isso pode interferir no jeito de jogar da seleção?
Thiago Silva - Ele amadureceu mais, aprendeu mais. Hoje, ele é um cara que entende mais os aspectos táticos do jogo, por exemplo. Isso só tem a acrescentar à seleção.

Agência Estado - Quem será o craque da Copa? Messi, Cristiano Ronaldo, Neymar...?
Thiago Silva -
Neymar!

Agência Estado - Quais são as seleções favoritas ao título?
Thiago Silva -
Além do Brasil, vejo a Alemanha, a Argentina e a Espanha como favoritas, mas podemos ter surpresas com Itália, Uruguai...

Agência Estado - Qual análise faz do grupo do Brasil na primeira fase? E como vê a possibilidade de enfrentar Espanha ou Holanda já nas oitavas de final?
Thiago Silva -
Caímos num grupo muito equilibrado, que nos trará algumas dificuldades, mas estamos nos preparando para isso. Precisamos pensar jogo a jogo, independente dos adversários, teremos totais condições de sair com a vitória.

Agência Estado - Em 2010 você esteve no Mundial, mas não chegou a atuar. Qual a expectativa agora de estrear num jogo de Copa do Mundo?
Thiago Silva -
É claro que bate aquele friozinho na barriga, pois se trata da maior competição de todas. Todo atleta sonha um dia em poder vestir a camisa de sua seleção e jogar uma Copa do Mundo. Comigo não é diferente. Estou ansioso, mas também muito preparado. Trabalhei muito para estar onde estou e a expectativa é a melhor possível.

Agência Estado - Qual é o sentimento de ser o capitão da seleção em uma Copa do Mundo disputada em casa?
Thiago Silva -
É a minha maior experiência profissional. Uma sensação indescritível, que marcará para sempre a minha vida.

Agência Estado - Já imaginou como pode ser o momento de levantar a taça?
Thiago Silva -
Sonho com isso todos os dias. Farei de tudo para que todos nós, brasileiros, possamos viver esse momento mais do que especial!

Agência Estado - A pressão pelo título, por jogar em casa, pode atrapalhar a seleção brasileira?
Thiago Silva -
Estamos cientes do que iremos representar e da pressão que iremos enfrentar. Nos preparamos para isso. Então, não creio que o ambiente irá nos atrapalhar. Estamos prontos para brigar por esta Copa em casa!

Agência Estado - Para muitos analistas, você e David Luiz formam a melhor zaga do mundo. Hoje, o futebol do Brasil seria mais respeitado pela qualidade de seus defensores?
Thiago Silva -
Acho que o futebol brasileiro continua muito respeitado pela qualidade de seus jogadores. Temos um grande goleiro, os melhores laterais do mundo, temos volantes, meias e atacantes que seriam titulares em qualquer seleção do mundo.

Agência Estado - Felipão disse recentemente que vai até o inferno, se for preciso, para defender seus convocados. Você faria o mesmo pelo treinador?
Thiago Silva - Sim. Se tem uma coisa que ninguém nos tira, é nossa união. Difícil imaginar um grupo mais coeso e unido do que o nosso. Um corre pelo outro até o fim.

Agência Estado - Como foi sua temporada no PSG e qual sua condição física neste fim de temporada europeia?
Thiago Silva -
Foi uma temporada muito boa. Infelizmente, ficamos pelo caminho na Liga dos Campeões, mas conquistamos títulos nacionais importantes e mostramos mais uma vez nossa força. Me sinto realmente bem e preparado para a Copa.

Agência Estado - Você está totalmente recuperado da fratura no osso da face? Terá de jogar de máscara?
Thiago Silva -
Sim, sim. Foi um susto, mas passou. Levarei a máscara comigo e se, por prevenção precisar, usarei sem problemas.

Agência Estado - Em 2005, na Rússia, você ficou internado por meses por causa de uma tuberculose. Chegou a imaginar que a doença abreviaria ou atrapalharia sua carreira? Que lembranças traz daquele período?
Thiago Silva -
Passaram as piores coisas pela minha cabeça. Foi um momento de muito sofrimento, mas eu buscava apoio nas pessoas que me amavam e me colocavam para cima. Graças a Deus, tudo aquilo passou.

Agência Estado - Ao ser repatriado pelo Fluminense em 2006, você ganhou projeção. Conquistou uma Copa do Brasil e foi vice da Libertadores. Pensa um dia em retornar ao clube?
Thiago Silva - Penso, sim. Tenho um carinho muito grande pelo Fluminense e pela torcida tricolor. Vivi momentos inesquecíveis no clube e sou muito querido por todos lá. Quem sabe no futuro não pinta uma oportunidade de voltar?

(Agência Estado)

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351