Pela 5ª vez o mais influente da web em Goiás. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Chuvas

Bombeiros alertam motociclistas sobre buracos no asfalto

Foram registradas 141 quedas em janeiro | 19.01.12 - 11:26 Bombeiros alertam motociclistas sobre buracos no asfalto Motociclista desvia de buracos em Goiânia (Foto: Adalberto Ruchelle)
Larissa Lessa

O Corpo de Bombeiros socorreu 141 motociclistas em Goiás que caíram das motos do início do mês até quarta-feira (18/1). Apesar de não haver estatísticas da quantidade de quedas provocadas pelos buracos no asfalto, os Bombeiros emitiram nesta quinta-feira (19/1) um alerta para os motociclistas para evitar que casos como o ocorrido no início do mês, na GO-070, se repitam em Goiás. Na ocasião, uma mulher de 26 anos morreu depois de cair de uma moto pilotada pelo noivo. Ele tentou desviar de um buraco, mas os dois caíram e ela foi atropelada por um caminhão.

Os números seguem a média do mesmo período do ano passado, quando foram registradas pelos bombeiros 273 ocorrências. Já em dezembro, houve queda do número de casos desse tipo, de 415 em 2010 para 349 no último mês do ano passado. Apesar da dimuinição do número de ocorrências, os bombeiros orientam os motociclistas para diminuir a velocidade em tempo de chuvas.

"Muitos buracos estão cobertos por poças d'água, portanto o motociclista deve diminuir a velocidade e ficar atento a esses sinais", lembra o assessor de comunicação do Corpo de Bombeiros, Tenente Coronel Martiniano Gondim. As poças também podem provocar a aquaplanagem, que ocorre quando o pneu perde aderência com o chão devido à quantidade de água.

Para evitar os obstáculos, vale também ficar de olho no veículo que segue à frente, sempre com uma distância segura. Caso não seja possível desviar do buraco, o motociclista não deve frear bruscamente, o que pode ocasionar o travamento da roda. A sugestão é levantar-se do banco para passar sobre o buraco. O motociclista deve ficar atento ao pneus da moto, que podem esvaziar depois que a moto passar por um buraco.

Leia mais:
Motociclista cai de moto e passageira morre atropelada

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351