Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Resgate arquitetônico

Farmácia Artesanal devolve Art Déco ao centro de Goiânia

Lambe-lambe e carro Ford reinauguraram loja | 19.04.12 - 20:39 Farmácia Artesanal devolve Art Déco ao centro de Goiânia Fotos: Divulgação
Marina Morena

Uma máquina fotográfica lambe-lambe, um carro Ford e roupas de época. Quem passou pela rua 4 do centro de Goiânia, nesta quinta-feira (19/4), pode se sentir em plena década de 20. O cenário, montado em frente à loja revitalizada da Farmácia Artesanal, reproduzia os anos marcantes das artes modernas no Brasil. O objetivo era chamar a atenção dos que passavam para a revitalização do prédio comercial e, principalmente, para o resgate das referências Art Déco, muitas vezes escondidas atrás dos paineis no centro da capital goiana.
 

A empresa seguiu uma tendência de outros grandes centros urbanos, como Curitiba e Belo Horizonte, e resgatou a memória do patrimônio histórico que abriga a loja. O sobrado teve a fachada totalmente recuperada depois de uma minuciosa pesquisa histórica. Uma das referências utilizadas na reforma foram fotos que retratam farmácias nos anos 1940 e prédios dos primeiros anos de Goiânia.

“Quem caminha pelo Centro não tem ideia da preciosidade Art Déco ainda encoberta por painéis. Esperamos que essa iniciativa encoraje outras empresas a fazer o mesmo”, afirma Evandro Tokarski, diretor geral da Artesanal.
 
Revitalização
A arquiteta Janaína de Castro foi responsável pelo projeto. Ela já acompanhou outras obras desenvolvidas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). O primeiro passo para recriar o cenário inicial do prédio foi a retirada do painel que encobria a estrutura.

O antes e o durante da reforma (Fotos: divulgação)

Depois, foi um feito um trabalho de recuperação e valorização dos traços do estilo arquitetônico. Elementos que não faziam parte da estrutura original do edifício, como as grades das janelas, também foram retirados.
 
A calçada, a estratégia de sinalização e a colocação de uma nova iluminação da fachada também fizeram parte da recuperação da arquitetura. Além disso, os vitrais coloridos das portas foram recuperados ou substituídos por novos, da mesma tonalidade dos originais. 


A foto ao entardecer mostra o resultado final da obra, com destaque para o novo
projeto de iluminação do prédio (Foto: divulgação)

 
Leia mais:
Noite e Dia - Farmácia Artesanal apresenta reforma em almoço no La Pasta Gialla
 


Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
  • 25.04.2012 09:27 Larissy

    É como disse o diretor geral da Artesanal, Evandro Tokarski: “Quem caminha pelo Centro não tem ideia da preciosidade Art Déco ainda encoberta por painéis." Achei a iniciativa maravilhosa. Todos ficam sempre esperando a ação do poder público e são raras as pessoas que possuem a consciência e o bom senso que a Farmácia Artesanal teve! Parabéns! O prédio ficou lindo e harmonioso. Ficou claro o quanto os painéis das lojas deixam a cidade visualmente cansativa e poluída!

  • 24.04.2012 04:35 diego

    muito massa

  • 19.04.2012 10:51 Jonathan

    Muito bom. O centro de Goiânia bem que tá precisando de uma restauração. Só faltou essa fiação elétrica ser subterrânea p/ ficar 100%.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351