Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Biapó

Construtora realiza programas sociais e educacionais para os operários

| 21.07.12 - 19:26 Construtora realiza programas sociais e educacionais para os operários Aula de Educação Patrimonial – canteiro da obra do antigo Museu Real, futuro Museu e Centro Cultural da Casa da Moeda - RJ (Foto: Divulgação)
Marina Morena

A falta de mão de obra na construção civil é uma problemática cada vez mais constante entre as construtoras do país. Segundo sondagem feita pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), com 375 empresas do setor, 68,4% dos empresários do ramo apontam grande dificuldade em contratar empregados aptos a trabalhar em obras.

Por isso, a Construtora Biapó, especializada em restauração arquitetônica e artística de monumentos históricos, criou um modelo de gestão estratégica que tenta não só resolver o problema de falta de mão de obra, como principalmente, sensibilizar os trabalhadores com relação à necessidade de conservar e proteger o patrimônio. São quatro programas que envolvem educação, trabalho em equipe e participação social: Educação Patrimonial, Alfabetização de Jovens e Adultos Trabalhadores –PEJAT, Biapó em sua Casa e Canteiro Aberto.
 
A intenção é formar uma turma de operários que chega, ao final de um ano, envolvida no projeto em que trabalha e com sentimento de pertencimento ao lugar e à história do patrimônio restaurado. Para tanto, a empresa busca valorizar a equipe e possibilitar o crescimento individual. Além disso, estes projetos não só especializam e capacitam os trabalhadores, como também, reduzem, consideravelmente, o número de demissões, tanto por parte da empresa, quanto da parte do próprio operário.
 
Programa de Educação Patrimonial

Duas vezes por semana, durante uma hora e meia, todos os trabalhadores da obra se reúnem, dentro do canteiro de obras, para aprender sobre técnicas construtivas, história do Brasil, arqueologia, educação ambiental, arquitetura e arte. O programa é coordenado por profissionais com formação e vivência na área das ciências humanas aplicadas.

O objetivo é o envolvimento do operário não só com a obra em si, como também, com a história do patrimônio e do lugar em que ele se encontra. 

Programa de Alfabetização de Jovens e Adultos Trabalhadores –PEJAT

Para os trabalhadores que não tiveram a oportunidade de se alfabetizarem na infância, a construtora oferece aulas, uma vez por semana, dentro do canteiro de obras. O programa estimula a capacidade de ler e escrever dos funcionários.

As aulas são ministradas por uma profissional contratada especialmente para lecionar e atender à demanda pedagógica dos alunos. Para os já alfabetizados é oferecida a oportunidade de aperfeiçoamento do conhecimento da língua e, para os não alfabetizados, o aprendizado começa do zero.

Programa Biapó em Sua Casa
Consiste no sorteio mensal de um operário que irá receber o prêmio no valor de R$ 1.500 em materiais de construção para a reforma e melhoria da casa. A mão de obra fica por conta dos próprios colegas da obra que, coordenados pelo Mestre Geral de Obras, formam um mutirão para a realização dos serviços de reforma. O objetivo, ao final, é valorizar o ser humano e o trabalho em equipe.
 
Para participar, os operários devem ser contratados diretos da construtora e não possuir falta registrada no mês anterior ao sorteio. Além disso, eles devem ter participação efetiva nas aulas de Educação Patrimonial e no Programa de Educação de Jovens e Adultos Trabalhadores-PEJAT.
 

Canteiro Aberto
Os canteiros de obras da empresa ficam abertos para visitação pública. A ideia é envolver a comunidade no processo de restauro por meio de visitas ao local durante a obra, tornando públicas as ações e decisões.Para divulgar esse processo de recuperação patrimonial são montadas exposições no interior da obra, compostas por fotografias e painéis com informações sobre as metodologias adotadas durante as obras. As entradas para a visitação das exposições são sempre gratuitas.


Canteiro Aberto na obra de restauração da Igreja Matriz de Pirenópolis, em 2004 (Foto: Divulgação)

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351