Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

64º Congresso Mundial de Jornais

Pesquisa revela crescimento de jornais digitais

A Redação participa do evento em Kiev | 04.09.12 - 10:06 Pesquisa revela crescimento de jornais digitais Jornal A Redação participa do 64º Congresso Mundial de Jornais e do 19º Fórum Mundial de Editores (Foto: divulgação)
João Unes
 
Kiev, Ucrânia - O jornalismo digital é a modalidade que mais cresce em todo o mundo em número de leitores e em faturamento publicitário. Em alguns países, como Noruega, Estados Unidos, Taiwan e Hong Kong, a publicidade digital supera os meios tradicionais em termos de receita. Estes são alguns dos dados da recém-concluída edição 2012 da pesquisa World Press Trends (Tendências Mundias da Imprensa), revelada nesta segunda-feira em Kiev.
 
A World Press Trends é a mais completa pesquisa global sobre tendências em jornais, compreendendo a realidade da imprensa de150 países de cinco continentes, e patrocinado pela Associação Mundial de Jornais. O robusto levantamento é feito desde 1998 e a edição 2012 foi apresentada com exclusividade para os participantes do 64º Congresso Mundial de Jornais e do 19º Fórum Mundial de Editores, que este ano acontece na capital da Ucrânia.
 
Um dos fatos que mais chamou a atenção dos editores e dirigentes de jornais foi o fato de que em  quatro países (Reino Unido, Noruega, Suécia e Dinamarca), a publicidade digital superou a TV e os jornais de papel. Estes países estão entre os que têm maior índice de leitura de jornais em suas populações.
 
Outro ponto que merece destaque foi a consolidação da revolução digital nos Estados Unidos, Canadá, Noruega e Japão, países onde a proporção de receita digital é mais alta que a média mundial. 
 
“A pesquisa mostra que 40% das pessoas que estão na internet pelo mundo lêem pelo menos um jornal on line, o que significa um aumento de 34% em apenas um ano “, explicou Larry Kilman, diretor executivo da Associação Mundial de Jornais (WAN-IFRA), durante a apresentação da World Press Trends.
 
O jornal A Redação é o único veículo 100% digital brasileiro que participa dos debates em Kiev, a convite da Associação Mundial de Jornais. “O jornal A Redação é um veículo que reflete a tendência mundial de digitalização dos meios de comuicação”, avalia José Maria Moreno, um dos diretores da WAN-Ifra, organizadora do evento.
 
O brasileiro Carlos Fernando Lindenberg Neto, CEO da Rede Gazeta, do Espírito Santo, subiu ao palco para falar sobre o crescimento dos jornais na América Latina e destacou pontos positivos para a indústria de jornais no Brasil: “O surgimento de novas publicações, o crescimento do investimento publicitário e da receita dos jornais.“
 
Protestos na abertura
Além de debater as tendências globais da indústria jornalística, o Congresso Mundial de Jornais e o Fórum Mundial de Editores são marcados pela defesa da liberdade de imprensa. Por isso, houve controvérsia quanto à realização do evento este ano na Ucrânia, país criticado por organizações internacionais principalmente pelo encarceramento da ex-presidente Yulia Timschenko.
 
Na abertura do evento, realizada no Palácio Outubro, o presidente da WAN-IFRA, Jacob Mathew, (foto) explicou que a realização do evento na Ucrânia foi uma forma de expressar solidariedade com a imprensa local.  “Alguns defenderam o boicote, mas nós decidimos pelo caminho oposto, vamos ficar em Kiev, compreender a situação”, disse.
 
Em seguida, o presidente da Ucrânia, Viktor Yanukovich deu boas vindas aos participantes, assinou um termo de compromisso pela liberdade de imprensa e prometeu eleições democráticas em outubro. Seu discurso foi alvo de um silencioso protesto, feito por cerca de 15 manifestantes na plateia segurando cartazes pedindo o fim da censura.
 
 Na avenida principal de Kiev, manifestantes pediram a liberdade da ex-líder ucraniana Yulia Timshenko, presa há mais de um ano. 

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
  • 04.09.2012 16:08 Leonidas

    O provincianismo finalmente perde lugar em Goiás. É uma pena que outros jornais mantenham seus jornalistas encapsulados.

  • 04.09.2012 15:40 Pedro Cardoso

    É muito bom saber que um jornal goiano está conectado com o mundo.

  • 04.09.2012 11:40 Caroline Araújo da Silva

    Olá venho parabenizar a equipe do Jornal Digital A REDAÇÃO pelo trabalho excelente que vem sendo realizado. Aqui no site leio informações INÉDITAS sim, e fotos que não vejo em lugar nenhum, muito menos nos veículos de tv. Participar de um evento como esse já é por si só um reconhecimento e um resultado do desempenho. Vida longa e sucesso!

  • 04.09.2012 11:26 Ernesto Xavier

    Oi. É a primeira vez que leio sobre este evento em um jornal brasileiro. Parabéns.

  • 04.09.2012 11:12 Kalyne Menezes

    Interessante a notícia. Mas quanto ao jornal A Redação, a ideia de jornal digital é ótima, mas na prática não há muito ineditismo nas notícias, que são na maioria das vezes reprodução ou adaptação de notícias já divulgadas por outros veículos. Não há uma área de destaque no jornal, que talvez pudesse ser investida. O jornal A Redação tem tudo para avançar ainda mais nesse formato.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351