Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Em Brasília

José Eliton e ministro da Integração Nacional discutem projetos para Goiás

Encontro foi realizado nesta quinta (5/2) | 05.02.15 - 19:04 José Eliton e ministro da Integração Nacional discutem projetos para Goiás (Foto: divulgação)
A Redação

Goiânia -
 O vice-governador e secretário de Desenvolvimento Econômico, Científico e Tecnológico e de Agricultura, Pecuária e Irrigação, José Eliton, esteve hoje (5/2) em Brasília, onde se reuniu com o ministro da Integração Nacional, Gilberto Magalhães Occhi. No encontro, o Eliton apresentou demandas relacionadas a transporte intermunicipal e projetos de irrigação. Além disso, tratou de assuntos relacionados ao Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste (FCO).
 
Conforme acertado na reunião, ficou garantida a liberação de recursos da ordem de R$ 1,3 milhão para o programa Água Para Todos, que leva água potável para famílias carentes por meio da construção de cisternas e poços. Em Goiás, o projeto é capitaneado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SED).
 
No que diz respeito à transporte e mobilidade urbana, sobretudo com foco na população goiana de cidades do Entorno do Distrito Federal, foi acertada criação de grupo de trabalho para atuar, especificamente, na formatação de mais propostas para o setor. Exemplo é a possível ampliação do projeto do corredor de transporte BRT, que ligará Luziânia (GO) a Santa Maria (DF).
 
“Nós viemos aqui (ao ministério) para discutir as demandas de Goiás com o ministro e buscarmos, em conjunto, soluções com foco no desenvolvimento econômico e, consequentemente, no desenvolvimento social dos goianos”, disse o vice-governador ao final do encontro. “O cenário econômico como um todo demanda cautela. Ainda assim, Goiás continuará avançando cada vez mais”, enfatizou, para em seguida, completar: “Reuniões como essa são importantes para assegurarmos a consolidação dos nossos projetos junto ao Governo Federal e a agilidade de suas tramitações.”
 
O vice-governador também discutiu com o ministro Gilberto Occhi a possibilidade de ampliação de programas de irrigação no distrito de Luís Alves (São Miguel do Araguaia) e na cidade de Flores de Goiás.
 
O Fundo Constitucional de Financiamento do Centro – Oeste (FCO) entrou em pauta com a proposta apresentada ao ministro, por José Eliton, de adoção de estratégia, na Região Oeste do Estado, semelhante à situação existente na Região Nordeste, que recebe, no mínimo, 10% de todo o montante do fundo (cerca de R$ 200 milhões). Ou seja, a verba é carimbada para uma região específica do Estado. 
 
O FCO também serviu de pretexto para o vice-governador oficializar convite ao ministro Occhi para participar de reunião a ser realizada, em breve, do Conselho Deliberativo do Desenvolvimento do Centro-Oeste (Condel / Sudeco), instância à que o fundo está jurisdicionado. “Nós estamos aqui para ajuda-lo. Conte conosco. Com cautela e criatividade, vamos conseguir avançar”, disse o ministro ao vice-governador. 
 

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351