Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Goiás

Estado lança programa para reduzir burocracia de pequenas e médias empresas

Ministro vem à capital goiana para lançamento | 04.03.15 - 15:15
A Redação
 
Goiânia - O Governo de Goiás, por meio da Junta Comercial, vai lançar no Estado o Programa Bem Mais Simples Brasil e o Sistema Nacional de Baixa Integrada de Empresas. A iniciativa tem o objetivo de desburocratizar os processos para abertura e fechamento de pequenas e médias empresas. 
 
O evento, que contará com a presença do governador Marconi Perillo e do ministro da Secretaria da Micro e Pequena Empresa Guilherme Afif Domingos, será realizado nesta quinta-feira (5/3), às 14h, no Palácio Pedro Ludovico, em Goiânia.
 
O Bem Mais Simples prevê medidas como redução da papelada necessária para abrir um negócio, unificação de cadastros, agrupamento de serviços públicos para os empreendedores em um só lugar e o fim de exigências que se tornaram dispensáveis com o uso de novas tecnologias, como a internet.
 
Com as mudanças, a expectativa é reduzir de 83 para até cinco dias, o tempo médio para abertura de uma empresa, informou a Secretaria da Micro e Pequena Empresa. 
 
Já o Sistema Nacional de Baixa Integrada de Empresas permite aos donos de negócios fechar as empresas mais rapidamente, sem exigência de certidões negativas para concluir a baixa no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ). Pelas novas regras, em vigor desde o ano passado, qualquer débito ligado ao CNPJ é transferido para o Cadastro de Pessoa Física (CPF) do responsável pela empresa. Alguns estados oferecem o serviço, que terá abrangência nacional.
 
Com o novo sistema, o fechamento de empresas poderá ser feito pelo Portal Empresa Simples e na Junta Comercial dos estados. Segundo dados da Secretaria da Micro e Pequena Empresa, o governo espera regularizar a situação de cerca de 1,2 milhão de empresas inativas no Brasil.
 
A redução da burocracia para pequenas e médias empresas foi uma das promessas de campanha à reeleição da presidenta Dilma Rousseff.

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351