Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

SPC Brasil

Pesquisa revela que 57% da população não se prepara para aposentadoria

Jovens estão mais preocupados com assunto | 07.04.15 - 10:32 Pesquisa revela que 57% da população não se prepara para aposentadoria (Foto: FreeImage) 
Yuri Lopes
 
Goiânia
– O brasileiro não é tão preocupado com o futuro quando o assunto é aposentadoria privada. Pelo menos é o que aponta um estudo realizado pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pelo portal Meu Bolso Feliz. De acordo com a pesquisa, a maioria dos consumidores (57%) não se prepara financeiramente para a aposentadoria.
 
No caso das pessoas menos escolarizadas (até ensino fundamental completo), o número aumenta para 62%. Entre os homens, 54% não se planejam para essa fase da vida e entre as mulheres, 59%. Um dado importante da pesquisa é a preocupação dos mais jovens (de 18 a 24 anos) com a aposentadoria: 59% dizem não se preparar para a velhice.
 
Segundo a economista-chefe do SPC Brasil, Marcela Kawauti, o número é preocupante. "As pessoas não pensam que no futuro terão uma grande redução na renda quando pararem de trabalhar. Os jovens pensam em aproveitar o momento e acabam não se preocupando com gastos com saúde e imprevistos." alerta. "Quanto mais velho, mais caros são os planos de saúde, maior a propensão a ter problemas sérios que necessitem de remédios caros e cirurgias. Além disso, o futuro pai ou mãe também terá gastos com seus filhos na faculdade ou cursos. Tudo isso deve ser pensado ainda quando jovem", explica a economista.
 
Entre os que admitem não se preparar para a aposentadoria, 17% afirmam que dependerão somente do INSS. Outros 15% dizem que gostariam de se preparar, mas não sabem por onde começar; 14% não pensam no assunto; e 10% garantem que gostariam, mas não sobra dinheiro para guardar ou pagar o INSS.
 
Confira dicas para se preparar para a aposentadoria:
 
·         Prestar atenção no orçamento e dar importância à Previdência Oficial - INSS;
 
·    Recolher o INSS mesmo quando resolver dar um tempo para estudar, lazer, etc. O não recolhimento vai prejudicar o futuro já que o imposto é acumulativo, ou seja, se a pessoa não recolher o INSS por dois anos quando jovem, terá que recolher dois anos depois quando já estiver mais velho;
 
·       Se tiver dificuldades em guardar dinheiro, existe a opção da Previdência Privada. Mas cuidado: se os recursos guardados forem para a compra de um bem - como a casa própria, por exemplo - a tributação da Previdência não é favorável;
 
·         Quanto maior a reserva, melhor, mas um início de poupança com 10% da renda líquida é um bom começo;
 
·         Aproveitar a entrada de dinheiro extra para aumentar as reservas, como 13º, férias remuneradas, bônus, etc.

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351