Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Direito à infância

Do abandono à superação

Campeão de fisiculturismo já morou nas ruas | 31.10.11 - 16:18 Do abandono à superação Foto: Fábio Lima
Cleomar Almeida

Em meio à inércia do poder público em executar programas que visem à proteção aos direitos da criança e do adolescente, alguns casos se erguem como histórias de superação. Um deles é revelado pelo atual campeão brasileiro e sulamericano de fisiculturismo, Bruno Ricardo Vieira da Silva, de 32 anos. Além de atleta, ele também é ex-menino de rua e traz imagens carregadas de sua infância, por sofrimentos pelos quais teve de passar.

Nascido em Rio Verde, no Sul do Estado, Bruno Ricardo mudou-se com a família para Aparecida de Goiânia quando tinha 4 anos. Na nova cidade, ele e seus cinco irmãos passavam o dia sem a companhia dos pais, que trabalhavam para sustentar a casa. “Na infância, ficávamos sozinhos praticamente”, relembrou o atleta.

Com o passar do tempo, a família teve problemas financeiros e ele, aos 8 anos, se viu forçado a buscar a rua como sobrevivência. “Por causa das dificuldades, cheguei a passar fome e, por isso, ia pedir nos terminais de ônibus”, disse Bruno, filho de professora e músico. “Eu só voltava quando sabia que  meus pais tinham dinheiro para comprar comida”, acrescentou.

Cada vez mais longe de casa, Bruno Ricardo foi morador de rua durante um ano e meio, período em que sofreu ameaças, apanhou de estranhos e viu a morte de perto. Trabalhava como engraxate e vigia de carros em vários pontos da cidade para conseguir juntar algum dinheiro. “Tentei roubar uma vez, mas apanhei da mulher”, contou.

Aos 10 anos, o então garoto franzino conseguiu emprego em uma churrascaria, mesmo sem saber escrever o seu próprio nome. A alfabetização veio mais tarde, mas de forma acelerada. “Aos 14 anos, aprendi a escrever o meu nome”, disse. A estabilidade do emprego na churrascaria o possibilitou fazer um curso supletivo e concluir o Ensino Médio. Em seguida, entrou na faculdade de Educação Física, sendo hoje professor.

A admiração pelo fisiculturismo veio no final da adolescência. Bruno ressalta que sempre admirou a modalidade e que a prática também lhe foi suporte para afastá-lo das drogas ou bebida. Atualmente, é campeão brasileiro em sua modalidade, possui três especializações, seis livros publicados e desenvolve dissertação de mestrado na área. Ele dá aulas em academias de Goiânia e, por meio da internet, ensina alunos de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Japão. Nesta semana, tem agendado a disputa do Campeonato Mundial Sênior de Fisiculturismo, na Índia.

Saiba mais
Mais de 1200 abandonados à própria sorte
Prefeitura corta 96% dos recursos para assistência social
'Quando o estômago grita ou bate a vontade de fumar, fica difícil'
Atendimento a crianças e adolescentes em risco aumentou 200%, diz Semas


Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
  • 13.11.2011 08:07 Marcela Cardoso

    Parabéns, Bruno Ricardo exemplo de superação!

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351