Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Caravana Aprender+

Alunos da rede pública de Anápolis recebem material pedagógico gratuito

Projeto da Seduce percorre cidades do interior | 17.04.18 - 09:50 Alunos da rede pública de Anápolis recebem material pedagógico gratuito (Foto: Seduce)
 
A Redação
 
Goiânia - A Caravana do Aprender + está percorrendo municípios do interior goiano para entregar benefícios aos estudantes da rede pública estadual. Na segunda-feira (16/4), a iniciativa da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte (Seduce) chegou a 100% das unidades educacionais da Coordenação Regional de Anápolis, com a distribuição gratuita do caderno Aprender+ aos alunos do Ensino Fundamental e Médio e a formação dos professores que vão atuar durante o ano no projeto.
 
Durante todo o dia, as equipes da Caravana estiveram em cinco escolas de Anápolis (CEPMG Arlindo Costa e Dr. César Toledo e ainda nos colégios estaduais Plínio Jaime, Herta Layser Odwyer e Waldemar de Paula Cavalcanti) e duas de Goianápolis: C. E. José Resio e C. E. Benedita Brita de Andrade.
 
No CEPMG Arlindo Costa, que possui 1.090 alunos de Ensino Fundamental e Médio, o tenente coronel Edival Soares Batista, diretor da instituição, diz que o Aprender+ é uma experiência ímpar porque reúne todas as informações necessárias para que o aluno esteja bem preparado na hora de participar das avaliações internas (Avaliação Dirigida Amostral/ADA) e externas, como o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
 
“Foi uma iniciativa muito boa da Seduce. São cadernos muito bem pensados e elaborados de forma a ajudar o aluno a ler, a compreender, a sintetizar e a solucionar os problemas propostos. Também é um material de suporte muito importante para os professores”, acrescenta o diretor.
 
Em outra unidade visitada, o C. E. Herta Laser Odwyer, a aprovação dos alunos era visível. Ana Vitória da Silva Santos, 16 anos, do 2º ano do Ensino Médio, conta que gostou muito do material porque ele traz diversos exercícios de fixação que ajudam na assimilação dos conteúdos aprendidos em sala de aula. Para ela, outra vantagem é perceber onde ela está tendo mais dificuldade e poder recorrer à ajuda do professor.
 
Representantes de sala (1º ano C), Rian Dias Ferreira, 17, e Ygor Pereira Oliveira, 15, elogiam a possibilidade dos alunos poderem resolver os exercícios no próprio caderno e ainda levarem os exemplares para casa. “Esse material é um complemento importante para tudo aso que aprendemos nos livros didáticos e com o professor em sala de aula”, acrescenta Rian.
 
Caravana 2018
Lançada no dia 6 de março deste ano no Goiânia Arena, durante o evento Goiás – Educação Inovadora, a Caravana Aprender+ 2018 tem a meta de alcançar 429 unidades escolares, beneficiando cerca de 450 mil alunos do Ensino Fundamental (5º, 6º, 7º, 8º e 9º) e dos três anos do Ensino Médio. Terão acesso ao material didático complementar gratuito todas as escolas com mais de 400 alunos matriculados.
 
Em 2018, a Caravana Aprender+ iniciou suas atividades no dia 12 de março pela Regional de Rio Verde. No dia 20 de março passou pela Crece de Aparecida de Goiânia e posteriormente pelas Regionais de Trindade e Inhumas. Nesta quarta-feira, 18/04, o trabalho será realizado nas regionais de Piracanjuba, Bela Vista e Silvânia e na quinta e sexta, 19 e 20/04, passarão por Goianésia e Jaraguá, respectivamente. A meta é fechar 100% das unidades educacionais foco do projeto até o final do mês de junho.
 
Durante esses encontros, os alunos têm aulas com os professores da Caravana e os docentes da escola passam por uma capacitação. Este ano, o projeto apresenta duas novidades: a possibilidade do aluno utilizar o próprio exemplar para responder os exercícios propostos – o que representa ganho de tempo e maior comodidade para estudante e professor – e o maior espaço dedicado às competências socioemocionais, conteúdo específico elaborado em parceria com o Instituto Ayrton Senna. 
 
O Aprender+ foi lançado em fevereiro de 2017, quando foram entregues gratuitamente 474 mil exemplares do caderno de atividades complementar. Genuinamente goiano, o projeto foi idealizado pelo secretário em exercício da Seduce, Marcos das Neves, à época superintendente executivo de Educação, e pela ex-secretária Raquel Teixeira, sendo o principal legado dela à frente da Seduce nesta gestão.
 
Criado com o objetivo de ampliar e sistematizar os conhecimentos em Língua Portuguesa e Matemática, o Aprender+ também dedicou uma parte às competências socioemocionais. Esse conteúdo específico foi elaborado em parceria com o Instituto Ayrton Senna.
 
O caderno de atividades é distribuído bimestralmente, gratuitamente, a professores e alunos. Durante o ano passado, a Caravana Aprender+, além de visitas pedagógicas, também incluiu outra iniciativa não menos importante, que foi o Enem Express Móvel. As duas ações alcançaram 203.900 alunos do 5º e 9º ano do Ensino Fundamental e da 3ª série do Ensino Médio e percorreram mais de 52 mil quilômetros do Estado de Goiás, o que equivale a mais de uma volta à Terra.
 

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351