Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Goiânia

Estudantes de escolas particulares protestam contra cotas nas Universidades

| 19.08.12 - 11:46

Tainá Borela
Fotos: Randes Nunes


Goiânia -  Um grupo de estudantes de escolas particulares em Goiânia protestou na manhã deste domingo (19/8) contra o projeto de Lei aprovado pelo Senado Federal, no início deste mês, que institui 50% das vagas das Universidades Federais para cotistas. Metade, ou 25% do total de vagas, será destinada aos estudantes negros, pardos ou indígenas de acordo com a proporção dessas populações em cada Estado, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A outra metade das cotas será destinada aos estudantes que tenham feito todo o segundo grau em escolas públicas e cujas famílias tenham renda per capita até um salário mínimo e meio. O projeto já passou pela Câmara Federal e segue agora para sanção da presidente Dilma Rousseff (PT).
 
A mobilização para o protesto, denominado de ''Não Cotas, Sim Educação'', começou no Facebook. A estudante do colégio WR, em Goiânia, Marcela Lauar, de 18 anos, que cursa o 3° ano do Ensino Médio, iniciou o movimento. Pela rede social, Marcela conseguiu mobilizar 10 mil estudantes. ''As cotas deveriam ser uma medida provisória. Sabemos que as escolas públicas não têm condição de competir de maneira igualitária conosco. Eles realmente precisam de cotas. Queremos que aprovem as cotas, mas também invistam mais na educação pública. Assim, a medida que a educação fosse melhorando, as cotas se tornariam desnecessárias'', defende a adolescente.

Nacional
Marcela contou à reportagem do Jornal A Redação que movimentos parecidos, de iniciativa de estudantes de escolar particulares, também seriam feitos em Brasília e no Rio de Janeiro. Os estudantes goianos se concentraram em frente a Assembleia Legislativa de Goiás, no Bosque dos Buritis. Pais e professores acompanharam a mobilização. Todos foram vestidos de verde, que simboliza a ''esperança''. Muitos presentes, na faixa etária de 15 a 18 anos, participavam de um protesto pela primeira vez. Faziam festa e pose para fotos. 
 
Questionada sobre o nome dado ao protesto nas redes sociais, 'A Marcha do Todinho'', por se tratar de estudantes de classe média que pagam caros colégios, Marcela rebateu: ''Realmente temos sorte de bancar escolas caras''. Um dos protestantes, o estudante Heitor Crispin, contestou o nome: "Não somos a Marcha do Todinho. Somos a marcha do entusiasmo. Não queremos melhorias só para gente. Queremos para o país. É o país que interessa. E essa mudança se faz com essas atitudes. Nada se consegue sem luta.''
 
 

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
  • 09.09.2012 10:26 Moacir Romeiro

    No dia em que eu decido escrever alguma coisa, considerando que há um bom tempo não tenho vontade de acompnhar noticiário da imprensa goiana, pois ela virou uma assessora do governo Marconi Perilo, não consigo registrar meu escrito por causa de uns imbecis que colocam umas dizeres ilegíveis para que sejam digitados. Ora, não há ninguém de bom senso nesse jornal que consiga perceber ser algumas das letrinhas ilegíveis, indecifráveis?!

  • 06.09.2012 19:28 Evelin

    Não da pra falar em igualdade em um pais de desiguais...a universidade publica é financiada por todos, mas poucos tem acesso....Se criticam as cotas, mas não vi movimento parecido no sentido de melhorar o ensino publico...Ao menos assim se criou um fato....porque do contrario ficamos na zona de conforto enquanto meus interesses individuais não eram atingidos....

  • 05.09.2012 14:28 PAULO CESAR RIBEIRO

    ESTUDANTES IDIOTAS, SEM CULTURA...

  • 03.09.2012 15:34 vinicius costa

    Fa??o medicina na UFG e tenho muitos colegas negros e pobres, cujos pais, de profiss??es humildes, se esfor??aram, e muito, para proporcionar aos filhos boas condi????es de estudo em boas escolas particulares, n??o as mais caras da cidade, mas melhores que as p??blicas. Esse tipo de fam??lia, sim, ser?? o mais prejudicado pelas novas medidas. Agora n??o ?? mais vantagem juntar um pouco mais e pagar uma escola razo??vel, particular, agora a vantagem est?? nas escolas p??blicas. E eu garanto uma coisa para voc??s, pelo menos no meu curso, os cotistas est??o a muitos anos-luz em termos de conhecimento, e portanto de capacidade, dos alunos do sistema universal.

  • 24.08.2012 07:43 Jadson Junior

    Eu queria saber porque não tem nenhum negro nessas fotos.

  • 23.08.2012 11:02 IPCSS

    Vocês pararam para dar uma "olhadinha" em todos os comentários postados até aqui? ã?. Realmente. A educação no país está mesmo um caos. Tanto a pública quanto a privada. Os privilegiados com ensino de alta qualidade, não aplicam os conhecimentos adquiridos, já os discriminados da rede pública, será que não receberam ensino algum? porque uma coisa é inegável. Quanto erro de concordância, regência e ortografia. Nada contra o "internetês", mas vocês estão lutando por uma causa, deveriam pelo menos usar as armas (no caso as palavras) de forma mais adequada.

  • 23.08.2012 03:37 larissa karoline

    Nós estudantes de escola publica estamos ciente de que deveríamos lutar por uma educação melhor mas,enquanto o governo não nos disponibiliza essa 'educação de qualidade' ,vamos lutar pelas cotas sim pois,os estudantes de rede privada tem condições de estudar a tarde ,na parte da manhã e não se preocupar com nada. Agora nós estudantes de escola publica temos que estudar e ficarmos preocupados com o orçamento da família. e eles (estudantes de rede privada) disseram na manifestação deles que nós não temos direitos,que nos vamos tirar as vagas deles. essa vaga é nossa. eles tem condições de pagar uma faculdade particular e nós não. Fico indignada com essa desigualdade social e com a falta de vergonha desses estudantes (rede privada). Vamos lutar sim pelos nossos direitos enquanto haver um ensino deficiente!!!! boa tarde.

  • 21.08.2012 09:02 carlo

    Bando de babaca. Nego acha que compreende o mundo passando o dia sentado na frente do facebook. Já diria o filósofo: "um bando de badernista, tudo uns aluno criado a leite com pêra, a ovo maltino, a pão com mortandela".

  • 21.08.2012 12:29 Silas Cow

    Paraíso das cocotinhas na manifestação, próximo protesto estarei lá apoiando o movimento dos todynhos!.

  • 20.08.2012 11:07 Leeh

    Sou cotista, estudei 8 anos em escola pública. O problema não é só falta de professores qualificados, estrutura física, o problema é muito mais profundo. O nível em escola pública é inferior porque o prof. Tem que ir mais devagar com a matéria, pois tem aluno que não consegue acompanhar, muitos alunos desinteressados que não deixam fluir a aula. Alunos que depois da aula precisam trabalhar pra complementar renda em vez de reforçarem os estudos. Melhorar o ensino público não é tão simples como parece, não é só injetar dinheiro, o problema é social. Faço engenharia na ufg e te garanto que possuo notas muito melhores de quem estudou a vida toda em escola particular, pois ao contrário deles estou preocupada em me formar com notas boas, enquanto a maioria não quer perder um só evento, seja o engenhariadas, arraiá, calourada e sei lá o que mais. A evasão na universidade não está relacionada só com a dificuldade de acompanhar o curso, mas também a falta de subsídios para o aluno se manter na faculdade. Muitos não podem esperar longos cinco anos para poderem começar a trabalhar e terem sua própria renda. Finalizando, 50% de cotas acho um tremendo exagero, a quantidade de cotas que vinha tendo estava ótimo.

  • 20.08.2012 10:50 Camila

    Leonardo higor, que bom ver que existem pessoas conscientes do lixo que andam as escolas públicas e de que a mudança que deve ocorrer no ensino, deve ser de baixo para cima. Capacitando voces para competir de igual para igual com que estudou nas particulares, porque isso sim é direito de igualdade!! e para quem está argumentando que a burguesia só foi para as ruas quando foi incomodada, eu rebato: e a classe desfavorecida que aguenta ensino público desqualificado, hospitais do governo com péssimo atendimento e corredores de emergencias lotados (um total descaso com o ser humano), transporte público de lixoooo, dependendo de tudo da pior qualidade que o governo oferece, e nunca se mexeu para mudar sua situaçao???? pelo menos nós agimos diante da probabilidade de sermos atingidos!!.

  • 20.08.2012 09:53 kcn

    Fico pensando porque esse monte de filhinho de papai ai,nao faz um movimento,contra os baixos salarios dos professores,ou a escarseis de profissionais nos hospitais publicos,ou ate mesmo para que diminua a pobresa desse pais. Vao trabalhar,pegar duro levantar cedo,parem de pensar no proprio umbigo. O mundo nao gira em torno de voçes nao.

  • 20.08.2012 08:56 Leonardo Higor

    Com essas cotas o governo está admitindo a precariedade no ensino público. Está comprovando que eles (estudantes das instituições públicas) não receberam educação suficiente para ??competir?? uma vaga com outros alunos de colégios particulares na faculdade pública. Ao invés de cotas que tal investir no ensino antes da faculdade. mesmo sendo estudante colégio estadual, não concordo com a cota de vagas, mostra com isso que não somos tão capazes quanto outros de entrar por mérito nosso, na faculdade. mais uma coisa, duvido que esses filhinhos de papai vão algum dia protestar por melhorar o ensino publico, pobreza, desigualdade social, etc. Só se mexem pelo mundo quando sentem prejudicados.

  • 20.08.2012 04:20 Renato Henrique da Silva

    Vocês não sabem de nada. A educação pública foi renegada a segundo plano graças a vocês ditos de "classe média". Após se unirem ao golpe de 64 ou para os menos esclarecidos ditadura militar. Estão lembrados? seus avós, pais ou sei lá quem da sua corja de burgueses, sucatearam a educação e agora posam para as fotos como redentores da mesma. Educação não é questão de pagar ou não as máquinas onde vocês geração xuxa estudam. Educação é direito, e essa lei não tira o seu tão lindo discurso de "igualdade". Só gostaria que se pudessem permitir aos sujeitos de direito espaço neste jornal ( os estudantes trabalhadores que mantem que as/os lindinhos de domingo tendo direito, espaço e voz no que só diz respeito ao que nunca podem se manifestar. Aguardo respostas.

  • 20.08.2012 02:29 luciano garcia

    O mais engraçado é o cartaz veta dilma kkkkkk !!!.

« Anterior 1 2 Próxima »
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351