Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Meio Ambiente

Djalma Araújo critica proposta de mudanças no Plano Diretor de Goiânia

Permissão para obras causa discórdia | 04.12.12 - 18:17 Djalma Araújo critica proposta de mudanças no Plano Diretor de Goiânia Parlamentar critica ideias da prefeitura (Foto: Divulgação/Câmara Municipal)

Adriana Marinelli

Goiânia -
Prestes a ser analisada na Câmara Municipal de Goiânia, a proposta de atualização do Plano Diretor da capital voltou a ser criticada pela vereador Djalma Araújo (PT). Em entrevista ao Jornal A Redação, na tarde desta terça-feira (4/12), Djalma falou sobre as possíveis alterações e se manifestou, mais uma vez, contra a ideia da prefeitura. Entre os pontos mais críticos das possíveis mudanças, está a permissão de empreendimentos empresariais ao longo de rodovias estaduais e de eixos urbanos.

A construção do  Shopping Passeio das Águas, na Avenida Perimetral Norte, é, na opinião de Djalma, um erro e um dos pontos mais preocupantes. “O mais impressionante é que está sendo construído em uma área de preservação ambiental. Pedi há mais de um mês a cópia da concessão ambiental e até agora a Agência Municial do Meio Ambiente (Amma), responsável por essa autorização, não me disponibilizou”, diz. “Hoje solicitei novamente a cópia da tramitação do processo. Estou aguardando o retorno”, acrescenta.

Djalma ressalta os danos sofridos pelo Córrego Caveirinha. “O córrego está sendo canalizado e isso é uma grandre agressão ao meio ambiente. E o pior, tudo está sendo feito com autorização dos órgãos responsáveis pela preservação.”

“O Anel Viário, como assim é chamado, para mim é mais uma rua. Não tem capacidade para receber galpões e polo industrial”, escreceu o vereador em seu perfil no microblog twitter. Ao AR, Djalma reforçou dizendo que a via foi “engolida pela cidade.”

Construção de prédios
A possibilidade de se construir grandes prédios comerciais em vias locais, que margeiam os eixos de desenvolvimento da cidade, é outra preocupação do parlamentar. “Ninguém está pensando na mobilidade urbana. Esse plano diretor descarta a cidade sustentável desejada por todos”, comenta, ressaltando que, se houver a alteração, os únicos beneficiados serãos os responsáveis pelo setor imobiliário.

O atual Plano Diretor permite que sejam construídos em vias locais macroempreendimentos comerciais com até 5 mil m². Com as alterações, seriam permitidos projetos com área superior. “A minuta do novo PD da Secretaria de Planejamento do Município, a Seplam, não pensa no impacto que vai causar no trânsito. O povo será o maior prejudicado. Estão dando um cheque em branco para o setor imobiliário, que vai poder construir e destruir o que quiser”, afirma.

Também por meio do Twitter, o petista ressaltou os possíveis danos que serão causados no Goiânia II com a construção de mais prédios. “A prefeitura não pode ser conivente com uma coisa dessas. Acredito que daqui uns anos ninguém mais vai conseguir trafegar com facilidade naquela região.”

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
  • 21.12.2012 09:48 campos

    Apresente solução, por exemplo nao vejo nada de mais construir prédio abaixo da av T-6.

  • 06.12.2012 23:19 João

    Sempre soube que esse Baiano um dia viria ser alguém aqui em Goiânia. Assim como ele, outros da mesma estirpe (vide Sandes júnior), que vieram do Norte e Nordeste, para a nossa cidade à procura de empregos, encontraram aqui um terreno fértil, um povo hospitaleiro e muitos outros imigrantes iguais a eles mesmos, pessoas que procuravam por líderes entre seu próprio povo, aqueles em quem pudessem se espelhar. Naquela época ainda existiam muitas Empregadas Domésticas, jardineiros, e outros que adoravam ouvir o programa do Sandes Júnior que tinha um programa na rádio AM, onde os ouvintes ligavam para lá pedindo camas usadas, colchões velhos e alguns itens similares, e se alguém tinha algum sobrando em casa, a solidariedade falava mais alto e logo os apetrechos se viam em um novo lar, atendendo quem precisava. Lógico que os “brindes” eram repassados aos ouvintes daquele programa maravilhoso (mentira!)que era o do Sandes Júnior em seu nome . Com isso, logo ele conseguiu se eleger. Com isso, muitos Maranhenses e Baianos foram se achegando e tomando conta da política. Hoje, ocupam posições de destaque, ditando os rumos da nossa capital. Nada a ver o fato de serem cidadãos de outros estados, considera-se que são brasileiros assim como todos nós. Confesso que fico satisfeito quando vejo um Baiano desses, fazendo certas colocações e mostrando o poder adquirido, em boa parte através de seu esforço e ambição. Tá lá, Valeu! O que chateia é que agora , vemos esse moço numa posição contrária, tentando impedir a gigante multinacional SONAE, que diferente dele, chegou aqui, não para pedir as coisas aos goianos, mas para oferecer empregos e produtos para a nossa população, desenvolvimento e valorização daquela região...Moço, faça um favor aos goianos: Deixem que eles tragam desenvolvimento para a nossa região! Criar caso com um grupo que está construindo um empreendimento daqueles, que tanto benefício vai nos trazer é contraproducente e só vai lhe arranhar a imagem, justamente onde você tem o seu maior colégio eleitoral... A região norte precisa desse Shopping. A Democracia tem dessas coisas! Apesar de ser o melhor sistema de governo, de repente, o mais instruído tem que se submeter ao menos instruído, tudo em nome da vontade popular. Se não fossemos uma república, com a divisão dos poderes agindo até certo ponto independentes, não sei o que seria do Brasil. Maioria eleita seria de analfabetos, bregas, cachaceiros, pilantras e afins. Ainda bem que temos cargos na república onde se exigem conhecimento, cultura e também, uma constituição, exigindo-se uma certa aplicabilidade das leis. Se tivesse concurso para se candidatar ao legislativo, esses não passavam! Não sabe do que está falando, nem a respeito de trânsito, indústria, meio ambiente, ou qualquer outra coisa...

  • 06.12.2012 15:44 Jucelino Vargas

    Caro djauma, lutando pelo meio ambiente. Que bonito o vereador serio e "preocupado" com a população de goiania e com a cidade sustentável, slogan do PT. Cria vergonha na sua cara careca corrupto, esta tudo dentro da lei, seu mercenário, a Sonai nao vai te dar "gorjeta" nenhuma, e a população nao é boba de acreditar no seu falso protecionismo. Djauma Araújo o político ecologicamente correto... Vai cuidar das samambaias da sua veia, e deixa Goiania desenvolver...

  • 06.12.2012 00:21 João Barboza

    Olha, criticar por criticar, qualquer um pode... o vereador para fazer críticas deveria apontar também, as suas soluções. Criticar aquilo que já está quase pronto, no caso do Shopping, me parece mais uma maneira do Vereador, o Baiano Djalma Araújo, de aproveitar essa onda verde e aparecer na mídia como defensor do meio ambiente. Agora, quanto ao resto, acho que como dono de farmácia no bairro Itatiaia, o vereador daria um bom urbanista! Não sei de onde ele tirou tantas idéias a respeito dos estudos feitos pelo pessoal da área técnica lá da seplam da prefeitura... Talvez ele até esteja certo nas suas ponderações. Tenho que Confessar que tenho um certo preconceito contra esses vereadores de Goiânia e no fundo ache que são todos uns incapacitados, pelo menos, tecnicamente... O que ele diz até parece fazer sentido mas, carece de fontes e estudos que sustentem o seu discurso, coisa que o pessoal da área técnica da SEPLAM, com certeza deve ter de sobra para sustentar a mudança. Ele deveria, além de falar, mostar seu discurso em números para provar que o que diz é correto... Assim, seria melhor, né?

  • 05.12.2012 12:12 Ludmila Lima Barreto

    Arrotos demais para pouca comida. o Nobre vereador à beira da aposentadoria lastra muito mais que o necessário, na verdade QUER MESMO É APARECER, em época de conquista e assegurar espaço com cargos no paço e na estrutura administrativa da prefeitura..... e aparecendo, leva à ele os olofotes....para depois então negociar um "cala boca magda".... em troca do que pedir....é muito feio isso. shoping que esta sendo construído na Perimetral Norte, tras desenvolvimento e valorização À REGIÃO onde ele mora, trabalha, atende e tem bens imóveis.... em verdade....ele está especulando para lucrar. que vergonha vereador...

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351