Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Educação infantil

1.800 crianças estão cadastradas para as 5 mil vagas dos Cmeis de Goiânia

Cadastro acontece por tempo indeterminado | 16.01.13 - 12:11 1.800 crianças estão cadastradas para as 5 mil vagas dos Cmeis de Goiânia Foto: divulgação Prefeitura de Goiânia
Michelle Rabelo

Goiânia
- De ontem para hoje, 1,8 mil pessoas já conseguiram ligar para a Secretaria Municipal de Educação (SME) e realizar o cadastro para ocupar uma das 5 mil vagas das turmas de educação infantil disponibilizadas pela Prefeitura de Goiânia para 2013. Não se pode dizer que este número representa vagas preenchidas, pois a apartir desta quarta-feira (16/1) a SME vai entrar em contato com os solicitantes para verificar se os pedidos de Centros Municipais de Educação Infanti (Cmeis) específicos podem ser atendidos.

O desafio agora será alocar a criança em um Cmei perto de casa e, caso isso não seja possível, a SME vai negociar com os pais para que o aluno vá para um outro local. A expectativa é que todas as ligações sejam retornadas dentro de, no máximo, cinco dias, já que o ano letivo começa oficialmente no dia 22, com um planejamento coletivo feito entre professores, diretores e alunos. As aulas começam no próximo dia 23.

As vagas continuam disputadíssimas, mas o órgão tenta acalmar a população que teme não conseguir cadastrar as crianças com idade máxima de cinco anos e 11 meses. A expectativa é que outras duas mil crianças sejam contempladas ao longo do ano mediante as inaugurações de 12 novas instituições distribuídas em 15 bairros da capital.

"Mil vagas serão criadas nas
escolas e isso trará um efeito muito
positivo para os Cmeis",
diretora do departamento de
administração educacional da SME,
Clarislene Domingos.

Mesmo com a divulgação de que o período de matrículas começou nesta terça-feira (15/1) e não tem data prevista para terminar, as mães já estão preocupadas pelo fato de não conseguirem entrar em contato com a Prefeitura e efetivar o cadastro. A diretora do departamento de administração educacional da SME, Clarislene Domingos, explica que a lista de crianças que necessitam dos Cmreis é móvel, aumentando e diminuindo constantente de acordo com o amadurecimento da criança. "Hoje a criança está no Cmei, amanhã completa cinco anos e já pode ir para a escola. É aí que surgem as vagas".


Crianças com cinco anos já podem ir para as escolas municipais - Foto: divulgação
 
Ao todo existem na capital 118 Cmeis e 52 unidades conveniadas, onde foram atendidas em 2012 mais de 20 mil crianças. O número é alto exatamente por causa dessa rotatividade dentro dos Centros. Estas são classificadas pela SME como fluxo de rede: são as vagas ociosas devido a mudança de idade das crianças. Segundo Clarislene a criação de mil vagas nas escolas vai contribuir muito para o desafogamento dos Cmeis, já que os pais gostam muito quando os filhos são transferidos. "Na escola o pai vê que o filho está sendo alfabetizado", pontua.

Vagas
Em 2012 foram disponibilizadas 3.500 vagas e este ano, com a construção de 12 Cmei, estabelecimento de três novos convênios com instituições filantrópicas, criação de 13 novas salas em centros municipais de educação infantil (Cmei) e abertura de 40 novas turmas de pré-escola, foi possível aumentar o númrero para cinco mil.

Mas a Prefeitura alerta que todas são vagas novas, já que as crianças que entraram no ano passado não disputam com os novatos. A assessoria da SME explica que a maioria das crianças que entraram ano passado continuam nos Cmeis

Procura
Em 2012 a SME foi procurada por dez mil crianças que necessitaram das vagas nos Cmeis. Ao todo cinco mil foram atendidas e outras cinco mil ficaram sem vagas. Clarislene Domingos explica que em 2013 este número "foi zerado" e que a SME caredita que apenas cinco voltem a requerer vagas.


Expectativa da SME é "zerar" demanda até 2015 - Foto: divulgação
 
O problema é que a capital atende também parte da demanada de Aparecida de Goiânia, além de trabalhar com um crescimento demográfico considerável da própria capital. "Esperamos uma redução na demanda já que Aparecida de Goiânia está com um plano emergencial de construção de Cmeis. A expectativa é que consigamos zerar nosssa demanda até 2015".

Cadastro
O cadastramento deve ser feito pelo Portal da Prefeitura, no link e-matricula, ou por meio do telefone 156. A previsão é que, em 2013, 6.900 crianças, com idade entre 0 e 6 anos, sejam atendidas nos centros municipais de educação infantil e unidades conveniadas de Goiânia. Para efetivar o cadastro, o responsável deve fornecer os seguintes dados: nome completo do educando, data de nascimento, dados da mãe ou do responsável, endereço completo com CEP, telefone para contato e nome da unidade educacional pretendida.

O gerente da Central de Atendimento da Prefeitura, Jadson Rego, orienta as famílias que pretendem procurar o serviço. "Solicitamos aos pais que, caso tenham dificuldade em conseguir falar no 156, que procurem fazer a matrícula pela internet, onde o sistema estará disponível para todos os cidadãos. É um meio fácil, rápido e que pode ser acessado de casa com toda a comodidade", recomenda.

Novas vagas
As duas mil novas vagas devem beneficiar diretamente os setores Residencial Licardino Ney, Recanto das Minas Gerais, Hugo de Morais, Parque Tremendão, Setor Vale dos Sonhos II, Jardim Pompéia, Jardim do Cerrado VII, Solange Park II, Setor Village Atalaia, Setor Pedro Ludovico, Setor Santos Dumont, Real Conquista, Residencial Itapuã, Setor Bela Vista e Goiânia Viva. 


Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
  • 01.07.2015 14:18 Pablo Henrique sousa nunes

    oi gostaria de saber quando vai ter vargas em agosto de 2015

  • 16.04.2015 13:01 JOAQUIM GONÇALVES DE MORAES

    qual e procedimento para fazer a matricula

  • 16.04.2015 12:47 JOAQUIM GONÇALVES DE MORAES

    tem vagas para cmei no jardim atlantico pra criança entre 4 e 2 anos

  • 23.02.2015 11:40 adria cristy de almeida teixeira

    Eu já não sei o que fazer,tem três anos. Que estou esperando uma vaga para meu filho e ate hoje nao chamaram ele,passo necessidade porque não tem como eu trabalha. Por favor me ajude preciso da uma vida melhor pro meu filho.

  • 21.02.2015 15:23 sonia santos

    preciso urgente de um cmei para minha filha de 4 anos ja tem dois anos que tento e nao consigo vaga para ela,sou deficiente audtiva e nao consigo moro no setor jardim itaipu!

  • 09.02.2015 09:44 Jaqueline faria Diniz andrade

    Como eu faço pra fazer a matricula da minha filha na creche do village atalaia?

  • 23.01.2015 09:30 kelly nunes da conceicao

    preciso muito trabalhar e nao tenho como pagar me ajuda por favor

  • 22.01.2015 13:50 narlene pereira ricardo de carvalho

    sou aposentada deficiente visual, moro de aluguel necessito de uma vaga no cmei, fiz a matricula do menor heitor, e nao obtive resposta.

  • 12.01.2015 11:12 Valdirene Alves de Souza

    Preciso urgente de uma vaga no cmei do setor Bela vista para meu filho de dois anos, pois já estou tentando á um ano e nada de conseguir, por favor preciso trabalhar e não posso pagar berçário particular pois é muito caro e afinal de contas é um direito de toda mãe que precisa trabalhar ter um lugar onde deixar seu filho, pois pago meus impostos em dia.

  • 05.01.2015 19:46 isabelly alves machado

    minha filha tem 1 ano e nao tenho ninguem pra mim deixar ela para mim trabalhar....

  • 03.01.2015 20:46 Kamilly Vitória de Souza Batista Leite

    Olá sou mãe de duas filhas Kamilly,e Isabéla,preciso de duas vagas no cmei,meu marido desempregado,só eu trabalhando e ele fica com minhas filhas pra mim poder trabalhar,só que é dificil pois ele também precisa trabalhar porque tá muito puxado só pra mim,porfavor me ajude preciso muito dessa vaga. SE NÃO ME ENCONTRAREM POR email ME LIGUE 92175023

  • 03.01.2015 20:34 Kaua Henrique Batista Albuquerque

    Olá sou mãe de dois filhos uma garotinho de 3anoS e de uma menina de 2meses,eu preciso muito de uma vaga no cmei,pro meu filho,preciso trabalhar,pois não tenho a ajuda do paidos meus filhos,e está sendo muito dificil pra mim,moro com minha irmã pois não tenho onde morar,e que Deus me ajude,e vcs também,me propondo uma vaga no cmei porque realmente preciso muito.obrigada!!!

  • 03.01.2015 11:25 Raphaelly luize paula de brito

    Preciso trabalhar e ñ tenho condiçoes de pagar creche particular para deixar minhas filhas.

  • 23.12.2014 10:10 Jean Fernando Ribeiro Dos Santos Dos Santos

    quero uma vaga para o cemei leoterio dias machado para minha filha yasmim braz rribeiro do santos para o ano de 2015eu moro na rua 21 quadra 61 lote 6 jardim tiradentesaparecida de goiâniapreciso de mais essa vaga

  • 23.12.2014 09:58 Jean Fernando Ribeiro Dos Santos

    quero uma vaga para cemei leoterio dias machado para minha filha yasmim braz ribeiro dos santos para 2015

« Anterior 1 2 3 4 Próxima »
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351