Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Sob protestos

Sob protestos, revisão do Plano Diretor de Goiânia é aprovada pela Câmara

Oposição reclama de falta de estudos técnicos | 25.04.13 - 15:47 Sob protestos, revisão do Plano Diretor de Goiânia é aprovada pela Câmara (Foto: reprodução/Twitter @DjalmaAraujoPT)

A Redação

Goiânia -
Mesmo diante de protestos de estudantes da Universidade Federal de Goiás (UFG) e de organizações sociais, a proposta de alteração do Plano Diretor da capital foi aprovada na manhã desta quinta-feira (25/4). Foram 24 votos a favor e sete contra. Estudantes e moradores da região mais afetada pelas mudanças fizeram muito barulho nos corredores da Câmara e a polícia foi chamada para evitar a invasão do Plenário.

O principal opositor do projeto, com duras críticas ao correligionário Paulo Garcia, prefeito de Goiânia, é o vereador Djalma Araújo (PT). Ele representa a Região Norte e está revoltado com as alterações no Plano Diretor. “A Hypermarcas doou R$ 1 milhão para a campanha de Iris Rezende em 2010. É muita coincidência este projeto ser aprovado para essa empresa. Não existe coincidência na política”, desabafou Djalma no plenário da Câmara.

Pelo twitter, as críticas continuaram durante a tarde. "Quanto mais a população pede para ser ouvida mais é ignorada pelos vereadores. A Câmara de Goiânia acaba de dar um cheque em branco para o poder econômico.Do jeito que diabo gosta", escreveu o vereador no microblog.
 
 
Presidente da Câmara, Clécio Alves (PMDB) teria sido um dos principais defensores da obra da Hypermarcas. Clécio e Djalma travaram duelos pesados no plenário por conta do projeto que beneficia o setor imobiliário. A base aliada do prefeito Paulo Garcia ainda é acusada de atropelar audiências públicas e recomendações do Ministério Público, do Crea, da OAB-GO, da UFG e ONGs por mais discussão e pela rejeição do projeto.

O principal motivo das queixas das entidades é que a prefeitura sequer apresentou os estudos técnicos e de impacto ambiental que embasassem o projeto de revisão do Plano Diretor, que e a lei máxima que regula o ordenamento urbano de Goiânia.

Protestos
A vereadora Dra. Cristina (PSDB) perdeu a paciência com as ações do Paço. "É um momento vergonhoso para Goiânia", disse. “Onde estão os estudos técnicos que subsidiam as mudanças? Onde está o slogan da sustentabilidade? Foi só para campanha. O slogan agora é 'eu quero e façam", disse a vereadora tucana.

“O que está acontecendo nessa Casa é um crime contra o cidadão, um crime contra a população. Mostrem a competência técnica desse Plano Diretor!”, bradou Cristina.

 
 
Manifestantes protestam na Câmara dos Vereadores de Goiânia (Foto: reprodução/ Facebook Djalma Araújo)
 
A pressa da prefeitura em aprovar a revisão do Plano Diretor foi tão grande que a matéria iria ser votada sem audiências públicas. Elas só aconteceram por pressão de moradores da Região Norte e do vereador Djalma. Assim mesmo foram apenas três debates onde foram apontadas diversas irregularidades na matéria do Paço.

Djalma Araújo afirmou que não vai "parar de lutar" e que vai à Justiça tentar derrubar o projeto. O vereador Elias Vaz (PSol) também foi duro nas críticas: "O poder econômico de sobrepôs ao interesse da sociedade". (Com informações do Goiás 247)
 

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
  • 27.04.2013 00:07 Selma

    Aldo, se toque, você tá aqui pra atacar o deputado Djalma, ou pra debater o que é de fato importante? O que importa é o voto contrário que ele deu, independente dos interesses por traz disto. Muitos não se incomodam com os prejuízos que esta aprovação vai causar na região Norte porque moram bem longe dela, mas se essa empresa conseguir o que quer, a vida daqueles moradores nunca mais serão a mesma. Lamentável.

  • 26.04.2013 18:03 Aldo

    Ps. Perdão pelos erros e atropelos na digitação da manifestação; é que o teclado do telefone é pequeno e a indignação ao ipocrita é grande.

  • 25.04.2013 20:08 Aldo Faria

    Quem é Djalma Araújo ..... se referindo assim sobre questões legais. O que dirian os Pastores que o apoiam e cercam em prol de cargos e gratificações na estrutura da Administração Municipal... Este...Ver. Djalma Araújo, que se auto intitula poeta e tão sabedor das leis e da Administração da Capital... este que financia a ocupação das galerias da Câmara simpmismente pelo oportunismo em prol de popularidade para a tentativa de viabilizar sua candidatura ao cargo de Deump. Estadual... vende a alma a quem para alcançar seus objetivos...? No mais .. ontem num carro de som ele tocava o terror nos moradores do Bairro São Judas Tadeu... dizendo que irão se instalar no bairro boates, cabares e casas de shows ... para felicidade de seu irmão (João Araújo ) seu apoiado para vereador nas próximas eleições. .... vai dar um lucro certo para estes estanelecumentos....inclusive pagando pros seus correligionários .... mas usar do microfone da casa para falar das areas ocupadas irregularmente por seus funcionários nas nascentes da Vila Itatiaia ou falar sobre o consumo e tráfico de drogas que acontece nas praças e inclusive na rua onde ele reside.... pra isso ele nao usa a tribuna... pois São os seus eleitores ou os filhos deles... assim...porque gerar desgastes... O nobre Ver. tornou_se um sujo querendo dispor sobre os. pouco lavados.... se ele um dia fou bom pra cidade.. .esses dias se foram.. e a próxima eleição dirá ... melhor que a coerência supere este seu Espírito de estrelismo em se mostrar como o do contra.... contra senso... contra desenvolvimento ... contra seu partido... contra os mais inteligentes .... contra os mais estudiosos... enfim....deixar de ser contra tudo e todos a qualquer preço..só pra estar na mídia e parecer que ele realmente trabalha. Ele, Djalma, deveria tomar umas aulinhas com o Professor Anselmo Pereira ....seria de bom proveito pra terminar este mandato.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351