Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Sessão solene

Congresso celebra 60 anos da TV Record

Homenagem foi no plenário do Senado | 25.09.13 - 09:51 Congresso celebra 60 anos da TV Record (Fotos:Ageência Senado)

Brasília - Os 60 anos de fundação da Rede Record de Televisão foram  comemorados nesta terça-feira (24) em sessão solene do Congresso Nacional. Durante a homenagem, realizada no Plenário do Senado, os parlamentares lembraram a trajetória da emissora mais antiga em atividade no Brasil, ressaltando o papel da Record na formação da identidade cultural do país.
 
Fundada por Paulo Machado de Carvalho, a emissora estreou no dia 27 de setembro de 1953, às 20h, com um programa musical apresentado por Sandra Amaral e Hélio Ansaldo. Desde então, conforme observou o presidente do Senado, Renan Caheiros (PMDB-AL), vem garantindo espaço para que músicos, humoristas, atores e outros artistas cheguem às casas de milhões de brasileiros.
 
- Os acordes musicais deram o tom da emissora que, ao longo das décadas que se seguiram, foi essencial para a vida artística do país, transmitindo entretenimento, solidificando a cultura e revelando grandes talentos. Podemos dizer que a emissora foi e continua sendo imprescindível para a riqueza de nossa diversidade cultural  – disse Renan.
 
Segundo o senador Eduardo Lopes (PRB-RJ), que propôs a realização da sessão, a proeminente produção musical brasileira nos anos 60 e 70 encontrou na Record seu melhor canal de expressão.  Exemplo disso foi a produção de programas musicais que marcaram a historia da televisão, como O Fino da Bossa e Jovem Guarda, além das várias edições do Festival de Música Brasileira, que relevaram e consolidaram nomes como Elis Regina, Chico Buarque, Roberto Carlos, Caetano Veloso, Gilberto Gil e Geraldo Vandré, entre outros.
 
- Alguns estudiosos demarcam o período de conformação do gênero que veio a ser denominado MPB – assinalou Lopes.
 
 
Pioneirismo
O pioneirismo da emissora paulista na transmissão esportiva também foi lembrada pelos parlamentares durante a sessão. A TV Record foi a primeira a fazer uma transmissão ao vivo, do Grande Prêmio de Turfe do Brasil e, também foi responsável pela primeira transmissão externa de um jogo de futebol, em 1955, quando exibiu partida realizada no Estádio Vila Belmiro em que o Santos venceu por 3 a 1 o Palmeiras.
 
Em 21 de abril de 1960, a emissora também transmitiu com exclusividade a festa de inauguração de Brasília. Segundo o deputado federal Antônio Bulhões (PRB-SP), que também requereu a realização da homenagem, “a história da Record se confunde com a história da televisão brasileira.”
 
No final da década de 1980, após sucessivos incêndios e um período nebuloso, o canal, que antes pertencia a Paulo Machado de Carvalho e Silvio Santos, foi comprado pelo empresário Edir Macedo, fundador da Igreja Universal do Reino de Deus. Segundo o o presidente da Câmara, Henrique Alves (PMDB-RN) com a mudança do controle acionário, a Record passou por uma profunda reestruturação e iniciou a formação de uma rede nacional de emissoras. De lá pra cá, se consolidou como a segunda rede de TV de maior audiência no Brasil, posição alcançada a partir de 2007.
 
- É muito gratificante para todos nós participar da  justa homenagem à Record, emissora que, ao longo de seis décadas, gravou de forma tão marcante seu nome na história da cultura nacional – disse o presidente da Câmara, Henrique Alves.
 
O presidente da Rede Record, Luiz Claúdio Costa, destacou a variada programação da emissora e o compromisso de levar serviços, informação e entretenimento à população brasileira. Segundo ele, o sucesso do grupo, que inclui ainda o canal de notícias Record News e o Portal de Notícias R7, passa principalmente pela qualidade de seus profissionais.
 
- A Record tem orgulho de não apenas de cobrir a história do país, mas de ter escrito com trabalho e princípios 60 anos dessa história. Temos orgulho de fazer uma televisão na qual as famílias se veem representadas – disse Costa.
 
Além de senadores e deputados, a sessão contou com a presença dos atores Ângelo Paes Leme e Beth Goulart; o jornalista Celso Freitas e outros profissionais da emissora. Também participaram da solenidade o ministro da Pesca e Aquicultura, Marcelo Crivella; o ministro da Saúde, Alexandre Padilha; e o presidente da Associação Brasileira de Emissoras de Radio e TV (Abert), Daniel Slaviero. (Agência Senado)

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351