(Foto: divulgação)
Adriana Marinelli
Goiânia - A exemplo de outras capitais brasileiras, Goiânia também passa a contar com um espaço que, aos finais de semana, é destinado exclusivamente à prática de esportes. A partir de agora, o anel interno da Praça Cívica, no centro, será interditado para os veículos aos domingos e, nesses dias, será espaço de esporte e lazer.
"A ideia é fortalecer a prática esportiva em nossa cidade. Será um lugar para reunir a família", afirma o vereador Virmondes Cruvinel Filho, líder do PSD na Câmara, autor do Projeto de Lei chamado Ruas do Esporte.
Em entrevista ao jornal A Redação, nesta terça-feira (4/2), Virmondes explicou que a ideia surgiu depois de várias conversas com grupos esportivos. O Projeto de Lei, ainda não aprovado pela Câmara Municipal de Goiânia, deve ser votado em abril.
"Várias cidades contam com esse espaço para o lazer aos domingos. Posso citar de forma breve Recife, Salvador e também Brasília. Representantes da Prefeitura de Goiânia já têm conhecimento do projeto e já manifestaram interesse em contribuir também", diz.
Reunião
Na última quarta-feira, o vereador e representantes de vários grupos de esportistas se reuniram com o governador Marconi Perillo, que, segundo Virmondes, foi bastante atencioso.
"Ele gostou demais da ideia e já liberou o início imediato do projeto. Em conversa com ele, optamos por iniciar a ideia na Praça Cívica, já que é no centro e não conta com muito comércio aos domingos", explica.
(Foto: Assessoria do governador)
De acordo com Virmondes, o anel interno praça ficará fechado das 9h às 17h. "Para garantir a segurança de quem participar do Ruas do Esporte, o Estado já disponibilizou equipes do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar. O governador também nos informou que a Saneago estará presente durante todo o evento fazendo a entrega de água mineral aos presentes", comemora.
Para controlar o trânsito na região, a Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMT) da capital também confirmou que encaminhará equipes ao local.
Com a presença confirmada de grupos de skatistas, ciclistas e atletas de outras modalidades, o projeto Ruas do Esporte deve reunir cerca de 400 pessoas já no próximo domingo (9/2). "Será só o início, já que o governador garantiu que poderemos dar continuidade ao projeto nas próximas semanas", completa.
Para Virmondes, projetos como esse garantem a interação com a cidade e, segundo ele, o objetivo é levar a ideia para outros pontos de Goiânia.
"Outra sugestão do governador é usar parte da pista da GO-020, entre o Centro Cultural Oscar Niemeyer e o Autódromo, onde já existe uma ciclovia, para a prática de mais esportes", diz. "Mas já estamos estudando outros locais, como a Avenida Goiás Norte, no Setor Urias Magalhães, por exemplo."