Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Região Metropolitana de Goiânia

Estado assume em maio 50% das gratuidades a usuários do transporte coletivo

Prefeituras assumem a outra metade em 2015 | 10.04.14 - 17:27 Estado assume em maio 50% das gratuidades a usuários do transporte coletivo (Foto: Edilson Pelikano)
Adriana Marinelli

Goiânia -
"Foi um encontro produtivo, embora ainda não conclusivo por parte das prefeituras". Foi o que afirmou o governador Marconi Perillo sobre a reunião realizada na tarde desta quinta (10/34) com os prefeitos da Região Metropolitana para tratar sobre a situação do transporte coletivo.

Prevista inicialmente para o último dia 7, a reunião foi realizada no 10° andar do Palácio Pedro Ludovico, em Goiânia, e também contou com a presença do Fórum Empresarial.

Leia mais:
Governo de Goiás repassa pagamento do Passe Livre referente a abril
Marconi envia à Assembleia alteração da lei que concede Passe Livre
Governo anuncia passe livre estudantil para região metropolitana de Goiânia

Conforme foi informado pelo governador Marconi em entrevista coletiva, o Governo do Estado fica responsável, a partir de 1° de maio, por 50% das gratuidades a idosos, crianças e portadores de necessidades especiais, na rede metropolitana de transporte.

A outra metade será dividida entre as cidades da Região Metropolitana. No entanto, conforme destacou o governador, ficou decidido que os municípios só passarão a bancar os outros 50% a partir de 1° de janeiro de 2015.


(Foto: Edilson Pelikano)
 
"Estamos fazendo nossa parte para não pesar no bolso do usuário. Vamos elaborar agora, através dos nossos secretários e procuradores, um convênio que será assinado por todos esses prefeitos", afirmou.

O governador explicou que os 50% que cabem às prefeituras serão divididos entre os municípios. "As prefeituras terão responsabilidade proporcional ao número de usuários do transporte. Aparecida e Goiânia certamente terão pagar mais que outras cidades", diz. O cálculo será feito pela Câmara Deliberativa de Transportes Coletivos da Região Metropolitana de Goiânia e pela Companhia Municipal de Transportes Coletivos (CMTC).

Melhorias
"Em contrapartida, exigi do Setransp, que também participou do encontro, que seja enviada ao governo e às prefeituras uma carta de intenções com compromissos sólidos e objetivos em relação ao que será feito pelas empresas para levar melhorias aos usuários", destacou o governador.

"Pedimos informações no sentido de compra de novos ônibus e também em relação à melhoria do serviço de maneira geral, seja no tempo de espera dos usuários e tantas outras coisas para que haja uma mudança qualitativa no transporte."


(Foto: Edilson Pelikano)

Preço da passagem
Questionado sobre uma discussão de um possível aumento da passagem do transporte, Marconi voltou a destacar que o Governo de Goiás tem tentado impedir esse reajuste.

"No entanto, mesmo com todo nosso esforço, não posso garantir que não vai haver reajuste, já que as prefeituras só iniciarão o repasse em 2015. Neste caso, vai depender se as empresas conseguirão arcar com outros 50% até janeiro", explicou.

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
  • 11.04.2014 01:14 Vip

    Olha a eleição chegando ai gente....

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351